segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reciclagem de Lixo, serve para "salvar o Planeta" diz Cecilia de apenas 05 anos


Exemplo de reciclagem no Bairro Hernani Sá vem sendo dado pela família da Professora Áurea Diva, moradora do Caminho principal do Bairro, que desde quando foi iniciada a reciclagem de lixo no Bairro Hernani Sá em 2002 que a mesma e seus familiares fazem a separação do material reciclavel, a exemplo da sua filha de apenas 05 anos (foto), que já separa o material reciclável do restante do lixo da casa, para que seja recolhido pelo rapaz da reciclagem que todo sábado passa, de porta em porta no Bairro, recolhendo esse tipo de material. Essa iniciativa também contribui não apenas para reduzir os lixões e o meio ambiente, mais também contribui na geração de renda para a família desse cidadão (foto) que encontrou na reciclagem sua fonte de renda.

INFORME DE PAGAMENTO DE SALÁRIOS

A Secretaria da Fazenda através da Tesouraria, informa que o pagamento de salários referente ao mês de junho deverá ser realizado em 27 de junho  (segunda-feira). 
 

sábado, 25 de junho de 2011

Projeto estabelece critérios de repasses do governo para educação

Agencia da Câmara

Brizza Cavalcante
Felipe Bornier
Bornier: proposta vai na direção de uma Lei de Responsabilidade Educacional.
A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 15/11, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que estabelece critérios mínimos para que estados, municípios e o Distrito Federal recebam assistência técnica e financeira da União para aplicar na área de educação.
Os critérios são:
- aplicação do percentual mínimo de receita de impostos previsto na norma constitucional;
- estratégias de valorização dos profissionais da educação, com plano de carreira, nos termos da legislação federal pertinente, e programa de formação continuada, de duração plurianual, com dotação orçamentária específica;
- jornada de trabalho dos profissionais da educação que inclua período de tempo semanal especificamente destinado a atividades de planejamento, estudo coletivo e avaliação, cumprido na unidade escolar;
- plano de educação, aprovado em lei;
- padrões definidos de infraestrutura e funcionamento das escolas para cada etapa e modalidade da educação básica;
- estratégias de oferta da educação infantil, garantida a todas as crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, segundo critérios de natureza social e econômica;
- oferta regular de educação pré-escolar, ensino fundamental e ensino médio, com jornada escolar de duração superior a quatro horas diárias;
- programas suplementares de material didático, alimentação, transporte e assistência à saúde do estudante;
- avaliação anual do nível de rendimento escolar dos alunos;
- emprego de recursos na melhoria do rendimento escolar.
A proposta define ainda que as transferências voluntárias da União serão distribuídas proporcionalmente aos esforços do estado ou município para assegurar o cumprimento dos requisitos. Além disso, quem descumprir algum dos requisitos corre o risco de ter suspenso o repasse das transferências voluntárias até que o problema seja resolvido.
Segundo Felipe Bornier, a intenção da proposta é continuar o debate sobre a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional, ao definir critérios para a articulação do governo federal com os demais entes da Federação. “Esses critérios têm o objetivo de promover a qualidade da educação escolar brasileira, estabelecendo com clareza as principais responsabilidades dos gestores públicos”, disse.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Leis de Es(ins)tantes.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ilhéus (BA) institui Dia municipal de Mobilização Social pela Educação

 Mobilizadores do município de Ilhéus, no Sul da Bahia, comemoram mais uma conquista. O prefeito Newton Lima Silva sancionou neste mês de junho a Lei n.º 3.545 que estabelece o Dia de Mobilização Social pela Educação no município. A data será comemorada, anualmente, em 11 de agosto, em conjunto com as atividades alusivas ao Dia do Estudante.


Por meio dessa iniciativa, que só se tornou possível em razão da gestão dos mobilizadores de Ilhéus junto às autoridades locais, o governo do município busca incentivar a realização de atividades que possam contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública local.

Sancionada em 09 de junho e publicada na edição do dia 10 do Diário Oficial do Município, a Lei, de autoria da vereadora Carmelita Ângela, atribui aos membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus a responsabilidade pela organização das atividades do Dia de Mobilização.

Campanhas de conscientização da sociedade e das famílias sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar vão fazer parte da programação do Dia de Mobilização Social pela Educação. Segundo o representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, Roberto Corsário, essas ações serão desenvolvidas com a colaboração de representantes dos setores público e privado e de segmentos sociais, entre outros parceiros. “Logo após os festejos de São João vamos dar início ao planejamento das ações que deverão envolver toda a sociedade na programação do Dia 11 de agosto”, afirma o mobilizador.

Clique aqui para acessar o conteúdo da Lei n.º 3.545 que estabelece o Dia de Mobilização Social pela Educação em Ilhéus. O texto foi publicado na página 2 do Diário Oficial do Município.

Com informações de Roberto Corsário, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus.

Fonte: https://familiaeducadora.blogspot.com/2011/06/municipio-de-ilheus-ba-institui-o-dia_27.html

 

Sexta-feira, 10 de Junho de 2011                                                          
2 - Ano III - Nº 450

ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS
GABINETE DO PREFEITO

 

Lei nº 3.545, de 09 de Junho de 2011.Dispõe sobre a criação do DIA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO e dá outras providências.

 

O Prefeito Municipal de Ilhéus, no Estado da Bahia, usando de atributos legais que lhe são conferidos através da Lei Orgânica Municipal, faça saber que a Câmara Aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1º - Fica instituído, no município de Ilhéus, o dia 11 de agosto como “DIA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO”.


Parágrafo Único – O DIA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
constará do calendário de comemorações do Município de Ilhéus juntamente com
as comemorações do Dia do Estudante.


Art. 2º - A organização das atividades a serem desenvolvidas no DIA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO competirá ao Comitê de Mobilização Social pela Educação do Município de Ilhéus.


Parágrafo Único – Os recursos para a realização das atividades de que trata o Art. 2º da presente lei serão decorrentes da contribuição dos diversos segmentos da sociedade civil organizada.


Art. 3º - As atividades a serem realizadas no DIA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO do Município de Ilhéus deverão contribuir para a melhoria da Educação e constarão de campanhas de conscientização e de trabalhos intersetoriais, a partir de ação colegiada entre setores do Governo, instituições da sociedade civil e parceiros/as.


Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ILHÉUS, em 09 de Junho de 2011, 476º de Capitania e 129º de Elevação a Cidade.

 

Newton Lima Silva
Prefeito

 

Fonte: Diário Eletrônico do Município de 27/11/2011

 

As leis criadas no Brasil através das casas legislativas e o parlamento nacional são tantas no decorrer dos anos de mandatos de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores eleitos pelo povo, que os Executivos dos entes da União, Estadual e Municipal não dão conta para implementar/Implantar tantas leis, estas que, poderiam beneficiar a sociedade, como um todo.

Afinal de contas são eleitos para cumprir suas obrigações como legisladores/fiscalizadores, e os gestores que fariam o cumprimento dessas leis, mais o que vemos na prática, é o esquecimento por parte da sociedade, talvez até pela falta do conhecimento que existam leis que possam melhorar as condições de vidas das pessoas, principalmente das crianças, adolescentes, e nesse caso em especial, trazemos a matéria acima para lembrar de uma lei que foi criada em 27 de junho de 2011, onde institui o dia 11 de agosto como “DIA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE ILHÉUS”, ou seja, é uma data que culmina com a comemoração do “Dia do Estudante”, outra lei que parece que também foi esquecida, talvez pela sua força e expressão, mais que são riscada da agenda, como se fosse um pontuado referencial de agenda, que não é desse ou aquele gestor.

Infelizmente o dia 11 de agosto, data de mobilização social pela educação de Ilhéus, foi de instantes e parou na estante do arquivo público para somar as tantas leis que com certeza estão lá apenas como referenciais as passagens desses ou aqueles vereadores, deputados, senadores e gestores que eleitos foram para legislar, fiscalizar, executar e se fazer cumprir o que foi instituído e constituídos pelos eleitos indicados nas urnas pelo povo. Lembrando que o dia do estudante foi instituído desde 1927, enquanto o dia de Mobilização social de Educação de Ilhéus em 2011, ou seja ainda tem muito que agonizar na estante.

  

Salve o dia 11 de agosto, dia do Estudante e por instante na estante o “DIA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE ILHÉUS”.

 

Por Roberto de Jesus, Sociólogo e Mobilizador por educação de qualidade na cidade de Ilhéus.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Comissão do Plano Nacional de Educação realiza seminário em Vitória

Agencia da Câmara
A comissão especial sobre o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10) promove nesta manhã, em Vitória (ES), mais um seminário estadual para discutir o plano. O objetivo do evento é colher sugestões de representantes do setor público e da sociedade civil.
O seminário será realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Íntegra da proposta:

Da Redação/PT

sábado, 18 de junho de 2011

Neste sábado é dia de vacinação contra pólio e sarampo

Por Rádio Gospel FM
Neste sábado é dia de vacinação contra pólio e sarampo
Neste sábado é dia de vacinação contra pólio e sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove neste sábado (18/06) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e o Ministério da Saúde (MS). Serão distribuídas 1,6 milhão de doses da vacina Sabin (contra a poliomielite). A meta é imunizar cerca de 1,13 milhão de crianças de 0 a 5 anos em todo Estado (95% do total desta faixa etária). Nesta etapa, estarão envolvidas 20 mil pessoas, que atuarão nos 3.500 postos fixos e móveis que serão montados nos 92 municípios fluminenses. Este ano, a vacinação contra a pólio virá acompanhada da Campanha de Seguimento contra o Sarampo em oito estados, entre eles o Rio de Janeiro. No caso da imunização contra o sarampo, todas as crianças com idades entre 1 e 7 anos devem receber a vacina a tríplice viral (que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba), independentemente da situação vacinal ou ter tido a doença anteriormente.
A campanha de vacinação contra o sarampo vai se estender até 22 de julho. A meta é imunizar 1.235.980 crianças contra a doença, total que representa 95% das crianças nesta faixa etária no Estado.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, lembra que, neste sábado, os pais devem, sempre que possível, levar as cadernetas de vacinação dos filhos:
– Os profissionais de saúde verificarão a necessidade de aplicar outras vacinas, como DTP (difteria, tétano e coqueluche) e a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae b – HIB) – explica Hellen, que ressalta que os postos de vacinação permanecerão abertos, neste sábado, das 8h às 17h.
A subsecretária esclarece que a meta é imunizar 1.235.980 crianças contra o sarampo, total que representa 95% das crianças nesta faixa etária no Estado. Hellen explica que o Rio de Janeiro, assim como os estados que vão aplicar primeiramente a tríplice viral, foi escolhido em razão do surto de sarampo na Europa e por receber um grande número de turistas.
- O último caso de sarampo em nosso Estado ocorreu em 2000 e o nosso índice de cobertura vacinal contra a doença é de 95%, mas a detecção de casos importados em países em que a interrupção da transmissão já foi alcançada põe em risco o processo de certificação da eliminação da doença – lembra a subsecretária.
A vacina contra poliomielite não tem contra-indicações. No entanto, as crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).
Em 2010, o Estado superou a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 80% dos municípios fluminenses, a cobertura vacinal foi de 95% (a meta era atingir 90%).
O último caso de paralisia infantil registrado no País ocorreu no município de Souza, na Paraíba, em 1989. No Estado do Rio, foi em 1987, no bairro de Santa Cruz, na capital.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

PUBLICADO O PLANO DE CARREIRA DO SERVIDOR

FOI PUBLICADO HOJE O PCCS DO SERVIDOR (LEI 3.549 DE 17/06/2011). MAIS UMA VITÓRIA DA NOSSA CATEGORIA.
"... É PRECISO TER FORÇA, É PRECISO TER RAÇA...SEMPRE".  É O QUE TEM DEMONSTRADO OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO A CADA DIA NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS.
ESTAMOS TODOS DE PARABENS. ACESSE O TEXTO DA NOSSA LEI NO LINK ABAIXO. 
http://www.io.org.br/sitesMunicipios/temp/2011_06_17461003271.pdf?CFID=1956370&CFTOKEN=13fd94b5956c14e1-9F2A6DB1-1125-A47E-CD73CA7C9DEA1980
 

Oito estados ficam abaixo do piso para professor sugerido pelo MEC – Bahia dentro!

Postado por A Guilhotina

Fonte: G1 Globo.com 

Marcelo Santana, professor da rede estadual do Rio de Janeiro (Foto: Patrícia Kappen/G1)

O professor Marcelo Santana enfrenta tripla jornada em escolas municipal, estadual e particular no Rio de Janeiro para completar renda (Foto: Patrícia Kappen/G1)

Professores da rede pública estadual estão com braços cruzados em seis estados, em protesto por melhores condições de trabalho. Em três deles - Amapá, Rio Grande do Norte e Santa Catarina -, o salário está abaixo do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação. Levantamento feito pelo G1 com governos e sindicatos mostra que outros 5 estados - Bahia, Ceará, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul - também não atingem o valor.
A lei do piso foi promulgada pelo governo federal em julho de 2008. O valor atual é de R$ 1.187 (válido desde janeiro) para professores com formação de nível médio que trabalham até 40 horas por semana.
A obrigatoriedade do piso foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que o valor se refere a uma remuneração básica, ou seja, não leva em conta acréscimos pagos de formas diversas pelos estados, como gratificações e abonos.
A decisão foi tomada em abril, mas até agora não foi publicada no Diário Oficial. Segundo o STF, não há data prevista para que isso ocorra.
Como nem todos os estados utilizam a mesma carga horária semanal, a reportagem fez cálculos proporcionais para comparar o valor pago por todos os estados e chegar àqueles que estão abaixo do piso recomendado pelo ministério.
Veja na tabela abaixo os salários-base e as remunerações totais de professores com nível médio em início de carreira:
Estado Salário-base de nível médio Remuneração total (com gratificações) Jornada semanal
AC* R$ 890,25
 
R$ 890,25
 
30 horas
AL* R$ 1.187 R$ 1.187
 
40 horas
AM R$ 679,09
 
R$ 952,51
 
20 horas
AP R$1.053,83
 
R$ 2.254,96
 
40 horas
BA R$ 1.105,56 R$ 1.450,27
 
40 horas
 
CE R$ 739,84
 
R$ 813,79
 
40 horas
DF R$ 1.701,16 R$ 3.121,96
 
40 horas
 
ES não foi informado não foi informado  
GO R$ 1.006,00
 
R$ 1.006,00
 
40 horas
MA* não informou
 
R$ 854,98
 
20 horas
MG* R$ 1.122,00
 
R$ 1.122,00
 
24 horas
MT* R$ 1.248,68
 
R$ 1.248,68
 
30 horas
MS R$ 1.325,92
 
R$ 1.856,29
 
40 horas
PA R$ 1.093,20
 
R$ 1.859,12
 
40 horas
PB R$ 926,17 R$ 1.156,17 30 horas
PE* R$ 1.187,97 R$ 1.187,97 200 horas mensais*
PI R$ 1.187,08
 
R$ 1.417,08
 
40 horas
PR* R$ 853,46 R$ 1.392,90
 
20 horas
RJ* R$ 1.220,76
 
não foi informado
 
40 horas
RN* R$ 664,33
 
R$ 768 30 horas
RO não foi informado não foi informado  
RR R$ 1.399,64
 
R$ 2.099,47
 
25 horas
RS R$ 868,90
 
Há gratificações, mas valor final não foi informado
 
40 horas
SC R$ 609,46
 
 R$ 1.185,24 40 horas
SE R$ 1.187
 
R$ 1.662,05 40 horas
SP* R$ 1.438,33 R$ 1.606,85 40 horas
TO R$ 1.239,31
 
R$ 1.239,31 (não há gratificações)

 
40 horas
*AC: governo diz que não há gratificações
*AL: governo diz que não há gratificações
*ES: governo diz que não há professores em início de carreira com nível médio
*MA: governo não informou o salário-base
*MG: governo incorporou gratificações e implantou subsídio; o sindicato discorda do valor (veja abaixo)
*MT: governo informou que valor é subsídio e que não há gratificações sobre o salário
*PE: governo não informou se valor se refere a salário-base ou remuneração
*PR: sindicato informou que valor-base é de R$ 577,64; governo diz que não realiza mais concursos para professor com nível médio (veja abaixo)
*RJ: o cargo está extinto no RJ, mas ainda há professores de nível médio na rede
*RN: valor de remuneração total foi informado pelo sindicato; governo afirma que cumprirá o piso nacional imediatamente, aumentando os valores para R$ 890 neste mês
*SP: o governo informou que não contrata professores com nível médio
O G1 partiu do valor de piso calculado pelo MEC e seguiu o conceito fixado pelo Supremo em julgamento para analisar os salários pagos.
O levantamento mostra ainda que dois estados que não pagam o valor mínimo definido em lei para professores de nível médio – Santa Catarina e Pará – nem sequer pagam esse valor para profissionais de nível superior.
Veja abaixo o que dizem os estados:
Amapá
No Amapá, o professor de nível médio tem salário-base de R$ 1.053,83 por uma jornada de 40 horas semanais, segundo dados fornecidos pelo governo. Os profissionais estão em greve há 28 dias pela aplicação do piso nacional. O G1 procurou o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap), mas não localizou nenhum dirigente para dar detalhes da paralisação e das negociações.
O governo afirmou que "tem interesse de acabar com a greve, afinal os alunos não podem ser prejudicados, porém assumimos o estado cheio de dívidas e o Governo do Estado não pode se comprometer com algo que no momento não pode cumprir. Um dos pontos fortes dessa gestão é a valorização do servidor e isso passa pelo pagamento do piso também.”
Bahia
Na Bahia, o professor de nível médio tem salário-base de R$ 1.105,56 para uma jornada de 40 horas semanais. Procurada pelo G1, a Secretaria de Administração disse que menos de 10% do quadro de professores estão nessa faixa. O governo informou que aguarda a publicação do acórdão do STF para aplicar o piso de R$ 1.187,08.
Ceará
No Ceará, um professor de nível médio tem salário-base de R$ 739,84 por uma jornada de 40 horas semanais, segundo informações da Secretaria de Planejamento. De acordo com a coordenadora de gestão de pessoas da Secretaria de Educação, Marta Emília Silva Vieira, a lei atualmente diz que o piso é formado por vencimento e gratificações e que os professores dessa classe recebem R$ 1.025 no total.
Em nota, o governo informou que seguirá a decisão do STF assim que o acórdão for publicado e reajustará o piso para R$ 1.187. “Neste momento, encontram-se em estudo as propostas para um novo plano de cargos e carreiras, fundamentado na lei do piso nacional do magistério”, informou o texto.
Segundo o governo, desde 1998 os concursos são realizados apenas para professores com nível superior e não há mais professores de nível médio em sala de aula. Os docentes de nível médio são cerca de 150 e estão em processo de aposentadoria, afirma a secretaria de Educação. Haveria um “pequeno número” destes professores em funções de apoio, ou seja, fora de sala de aula, segundo a secretaria.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, é abordado por professores da rede estadual em greve em Criciúma (SC) (Foto: Ulisses Job/Futura Press)O ministro da Educação, Fernando Haddad, é
abordado por professores da rede estadual em
greve em Criciúma (SC)
(Foto: Ulisses Job/Futura Press)
No total, a rede estadual tem 16 mil professores com nível superior em sala de aula, sendo 70% com especialização. “A remuneração média dos professores da rede, considerando uma carga de 40 horas semanais, é de R$ 2.240,30”, afirmou a secretaria de Educação.
Goiás
Em Goiás, os professores com formação de nível médio recebem um salário-base de R$ 1.006 por uma jornada de 40 horas semanais. Existem 1.109 professores nesta situação, de acordo com o governo.
A Secretaria de Educação afirma que a intenção é contemplar o piso nacional “e até mesmo ultrapassá-lo”, mas alega que, se a medida fosse tomada hoje, seria preciso gastar todo o orçamento da educação apenas com pagamento dos professores e faltaria dinheiro para pagar despesas de escolas e dos alunos.
O governo destacou que a maior parte dos professores recebe acima do piso: 12,6 mil docentes têm salários-base de R$ 1.525,18 e 14,9 mil recebem R$ 1.719,64 como salário-base. Além disso, há gratificações por tempo de serviço e qualificação.
A secretaria afirma que tem articulado junto ao governo federal a liberação de recursos para complementar os salários dos professores.
Pará
No Pará, professores de nível médio e de nível superior têm salário-base de R$ 1.093,20 e R$ 1.096,44 por uma jornada de 40 horas, respectivamente. Considerando abonos e gratificações, o professor de nível médio recebe R$ 1.859,12 no total, e o de nível superior, R$ 2.971,21.
No estado, 5.834 professores têm formação de nível médio e 17.658 possuem nível superior.
O governo argumenta que o piso não está sendo aplicado porque até antes da decisão do STF “havia uma liminar que garantia o entendimento de que o piso do professor corresponderia ao valor da remuneração (total de vantagens e gratificações) e não ao vencimento-base”.
Segundo a Secretaria de Educação do estado, até então isso significava “que o Pará vinha praticando valores acima do piso nacional do professor.” O governo afirma que vai aplicar o piso assim que o STF publicar o acórdão com a decisão.
Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte, a tabela atual dos salários de professores de nível médio fixa R$ 664,33 de salário-base por uma jornada de 30 horas semanais. Para estar enquadrado dentro do piso nacional de 40 horas, o salário-base do professor de nível médio deveria de R$ 890 para a jornada de 30 horas. O governo afirma que cumprirá o piso imediatamente e diz que aplicará o valor neste mês.
Diante da greve da categoria, iniciada no dia 2 de maio - o governo propôs equiparar o salário de nível médio ao piso nacional a partir de junho e dar aumento para os outros níveis a partir de setembro, mas de forma dividida até dezembro. A cada mês haveria aumento de 7,6% até chegar a 34%.
De acordo com José Teixeira da Silva, um dos coordenadores gerais do sindicato, os professores não aceitam a proposta do governo e defendem que a secretaria pague o aumento de forma única aos profissionais de todos os níveis pelo menos a partir de julho.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, um dos estados que questionaram no STF a aplicação da lei do piso, os professores de nível médio recebem R$ 868,90 de salário-base para uma jornada de 40 horas semanais.
“A primeira medida do governador Tarso Genro foi pedir a retirada da assinatura do governo do Rio Grande do Sul da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Isso não tinha efeito jurídico, mas teve efeito político, ficando claro para a sociedade gaúcha que o governo pagaria o piso”, diz a secretária-adjunta de Educação Maria Eulália Nascimento. O governador foi ministro da Educação e assumiu a administração do estado no início do ano.
Segundo a secretária-adjunta, o governo precisaria de R$ 2 bilhões para pagar o piso a todos os professores. Ela diz que um reajuste de 10,91% foi dado em maio e que será feita uma programação para complementar o restante, de 50%. “A constituição do Rio Grande do Sul determina que o mínimo a ser aplicado na Educação é de 35% da receita líquida. Recebemos um orçamento de 26% [para a educação]”, justifica.
De acordo com ela, cerca de 7 mil professores têm formação de nível médio na rede estadual. Mas a maior parte – 75% - possuem ao menos o nível superior.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, o salário-base é de R$ 609,46 para um professor de nível médio e de R$ 993,12 para professores de nível superior, segundo dados informados pela Secretaria de Educação. Nos dois casos, a jornada é de 40 horas semanais.
Os professores entraram em greve no dia 18 de maio. Eles pedem a aplicação do piso, a realização de concurso público e a regularização da situação dos ACTs, que são professores admitidos em caráter temporário. Também pedem investimentos em infraestrutura nas escolas.
O governo calcula que 65% das escolas tenham aderido à greve e que 70% dos alunos tenham sido atingidos. Ainda segundo o governo, as aulas serão repostas. Já o sindicato que representa os professores, afirma que 92% das escolas estão paralisadas.
Em entrevista ao G1, o secretário-adjunto da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, disse que a defasagem no piso foi corrigida com uma medida provisória enviada à Assembleia Legislativa no dia 23 de maio.
Segundo ele, os professores com formação de nível médio vão passar a receber salário-base de R$ 1.187. Os salários dos docentes com nível superior também foram corrigidos, afirma Deschamps.
“Como o acórdão [do STF] ainda não foi publicado, enviamos uma medida provisória para alterar a tabela do magistério. Os governos anteriores trabalharam com adicionais e não incorporaram o salário. Agora estamos corrigindo isso”, justificou.
O secretário afirmou que haverá uma folha de pagamento suplementar referente às diferenças do reajuste e que o próximo salário referente ao mês de junho já terá o novo valor.
Pela nova tabela, segundo o secretário, um docente com formação superior receberá entre R$ 1.380 até R$ 2.317 dependendo da titulação, sem contar abonos e adicionais de regência.
Deschamps também disse que um plano de reforma estrutural e pedagógica nas escolas será apresentado nos próximos meses e que um concurso público será feito em até um ano. “A expectativa é de que os professores retomem as atividades ainda nesta semana.”
O sindicato dos trabalhadores, no entanto, diz que ainda pretende discutir a tabela de salários.
Governo federal tem fundo para complementar piso
O MEC reserva aproximadamente R$ 1 bilhão do orçamento para ajudar governos e prefeituras a pagar o piso salarial aos professores. O governo que pedir ajuda precisa, entre outras coisas, comprovar que aplica 25% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, ter plano de carreira para o magistério e demonstrar o impacto da lei do piso nos cofres públicos.
"Me parece que os estados que se valeram do período de vigência da liminar que o Supremo deu não estão tendo problema. Agora, os estados que adiaram isso estão com problemas. O governo tem previsão para ajudar. A lei fixa os parâmetros do acordo federal", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Minas Gerais
O subsídio é uma forma de pagamento que incorpora todas as gratificações, vantagens, abonos e adicionais recebidos pelos servidores numa parcela única. Em janeiro, todos os profissionais foram levados para o subsídio, segundo o governo de Minas Gerais. Quem quiser voltar ao sistema anterior tem até agosto para solicitar a transferência. O governo não soube informar quantos servidores já pediram para deixar o sistema de subsídio.
No sistema anterior, a remuneração é composta de: salário-base (ou piso) e gratificações, abonos, adicionais etc. O salário-base de um professor com formação de nível médio em início de carreira é salário-base R$ 369,89 para uma jornada de 24 horas semanais. Com adicionais, o valor chega a R$ 935, segundo o sindicato. Se esse professor quiser permanecer no subsídio, ganhará R$ 1.122, sem outros adicionais.
Os professores estão em greve no estado e que haja aumento do piso para R$ 1.597,87 e que esse reajuste seja concedido em cima do salário-base de R$ 369,89.
O governo diz que, desde 2007, quando foi realizado o último concurso público para as carreiras da educação, o nível mínimo exigido para ingresso no magistério em Minas Gerais é a licenciatura plena. Ou seja, não há mais ingresso na carreira de professores com formação equivalente ao ensino médio.
Paraná
No Paraná, sindicato e governo discordam quanto ao piso para professores com magistério. O governo afirma que não há mais professores ingressando na rede estadual com formação de ensino médio e diz que há "alguns" docentes que ainda permanecem com essa titulação. Segundo a Secretaria de Educação, estes professores recebem, por 20 horas semanais, R$ 853,46 de salário-base.
O sindicato afirma que, embora não haja mais concursos para professores com ensino médio, o salário-base previsto, para a mesma carga horária, é de R$ 577,65.
A presidente do APP- Sindicato, Marlei Fernandes, confirmou que não há docentes recebendo esta quantia no Paraná, mas relatou que a Secretaria de Educação informou a remuneração de profissionais com Ensino Médio que estão no último nível da carreira. “Na verdade estes são os mais antigos e estão no nível 11. O estado não pode colocar como referência, o último nível”, afirmou Marlei Fernandes.
*Colaboraram: Alex Araújo (MG), Bibiana Dionísio (PR), Fernanda Nogueira (SP), Glauco Araújo (SP), Ingrid Machado (BA), Iara Vilela (MT), Iara Lemos (DF), Leonardo Heffer (CE), Letícia Macedo (SP), Marcelo Parreira (DF), Patrícia Kappen (RJ), Rosanne D' Agostino (SP), Tatiane Queiroz (MS) e Vanessa Fajardo (SP).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Haddad discute hoje metas do Plano Nacional de Educação

Agencia da Câmara

A comissão especial criada para analisar o Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) ouve hoje o ministro da Educação, Fernando Haddad.
O projeto, que foi elaborado pelo MEC, estabelece metas para a educação brasileira nos próximos dez anos (2011/2020).
Pelo projeto, os investimentos públicos aplicados em educação no País deverão alcançar pelo menos 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020. Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que, em 2007, União, estados, DF e municípios aplicaram 5,1% do PIB na área educacional .
Conheça as metas previstas na proposta do Executivo
O debate será realizado no Plenário 10, às 14h30.

Íntegra da proposta:

Da Redação/WS

Congresso reúne profissionais de Educação

Darana Comunicação
Divulgação
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A cidade de Ilhéus irá sediar, pela segunda vez, o maior evento educacional do interior do Estado. O Congresso de Educação do Sul da Bahia vai ser realizado no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, nos dias 30 de junho e 01 de Julho.  A expectativa é superar as edições anteriores, quando reuniu cerca de 5.000 educadores, oriundos de 512 cidades, distribuídas em 12 estados.
Com o propósito de compartilhar experiências na área de ensino, contribuindo para a formação continuada de professores e propiciar um diálogo família e escola, o evento é aberto a educadores, estudantes e pais.  Sua programação prioriza mais uma vez atividades e temáticas que privilegiam a reflexão e a prática docente através de palestras, minicursos, conferências e exposições.
Diversos autores, especialistas e pesquisadores da área irão participar do evento. Entre eles está o escritor do livro Quem Ama Educa!, Içami Tiba, que comandará uma conferência com tema homônimo ao livro. O filósofo em educação, Rubem Alves, ministrará a palestra Por uma Educação Romântica. A outra discussão será feita pelo educador Pedro Demo, com o tema A Educação do Futuro e o Futuro da Educação.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas até o dia 25/06, através do site www.congressoilheus.com.br. Após essa data, só serão aceitas inscrições presenciais, que estarão condicionadas à existência de vagas. Mais informações pelo 0800 702 7585.

SERVIÇO:
O quê: Congresso de Educação do Sul da Bahia
Quando: 30 de junho e 01 de Julho
Onde: Ilhéus / Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães


Assessoria de Imprensa:
Contato :
Camila Logrado
Tel: + 55 71 3342-3373
Cel: + 55 71 9239-3228

Prefeito de Itacaré inaugura creche e anuncia novas obras

 Fanfarra de Itacaré se apresenta na cerimônia de inauguração da nova creche.
                    Moradores do bairro Santo Antônio ganham creche nova.
 Na noite de segunda-feira, 13, uma multidão participou das homenagens ao padroeiro do bairro Santo Antônio, um dos mais populosos do município. A festa teve apresentação da Fanfarra de Itacaré e contou com os shows das bandas Top Love, Delírios do Olhar, Na Gandaya e “canja” de Trio da Huanna. O melhor da noite foi a inauguração da Creche Municipal.
A creche tem seis salas de aula, secretaria, refeitório, bainheiros, área de recreação e atende a mais de 200 crianças nos dois turnos. “Temos o projeto de implantar uma horta na área dos fundos do prédio. A nossa estrutura é muito boa. As crianças, pais e funcionários estão felizes”, conta a diretora Jomária Reis Soledade.
Durante a inauguração da creche, o prefeito Antônio de Anízio anunciou a conclusão da pavimentação da rua principal, a construção de uma praça e uma quadra poliesportiva, que é uma reivindicação dos adolescentes e jovens do Santo Antônio. “Os moradores desse bairro podem aguardar que novos investimentos serão feitos pela nossa administração”, afirmou o prefeito.

Praças
Além de obras para o bairro, Antônio de Anízio informou ainda que nesta semana será publicado o edital para a construção e reforma de seis praças na sede e no distrito de Taboquinhas. Serão investidos R$ 712 mil em recursos conseguidos através de emenda parlamentar da deputada Federal Alice Portugal (PCdoB).
Na sede os investimentos serão feitos nas praças São Miguel, da Bandeira, 26 de Janeiro (Praça do Marimbondo), Marambaia, e do Hospital. No distrito de Taboquinhas a obra será na Praça Padre Edgar. A cerimônia de inauguração da creche municipal contou com a participação de secretários municipais, vereadores, e do presidente do PC do B de Itabuna, vereador Wenceslau Júnior.
   

Ascom Itacaré
www.itacare.ba.gov.br
(73) 4141-0166
(73) 9981-2000
(73) 9990-9608
(73) 8842-8442
(73) 9157-2471

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Baiano de 12 anos vence Concurso Nacional de Redação dos Correios

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio



Criança baiana vence prêmio de redação (Foto: Divulgação/ Correios)

Em uma cidade do sudoeste baiano com pouco mais de 17 mil habitantes mora o vencedor da etapa nacional do concurso de Redações e Cartas dos Correios em 2011. Lucas Pacheco Freire, de 12 anos, é aluno da Escola Municipal Pingo de Gente, na cidade de Licínio de Almeida, a 744 Km de Salvador, e pode representar o Brasil no Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido pela União Postal Universal (UPU), em Berna, na Suíça.

O tema da redação: “Imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva
uma carta a alguém para explicar-lhe porque é importante proteger as florestas”. O garoto que sonha em ser jogador de futebol, venceu primeiro a etapa estadual do concurso e, logo depois, recebeu a notícia de que é o vencedor também da etapa nacional. Ele conta que antes de escrever fez pesquisas na internet para poder falar bem sobre o assunto e que nunca tinha parado para pensar como seria a vida dele se fosse uma árvore.
Foi uma mistura de emoções, muita alegria. Aqui é uma cidade do interior, não que a gente duvide da capacidade, mas às vezes parece uma coisa distante"
Matildes Pacheco, mãe de Lucas
No texto, Lucas relata os contrastes da vida de uma árvore na atualidade em comparação com o passado e destaca a participação do homem na destruição da natureza. Para ele, a experiência ajudou a criar um melhor relacionamento com a natureza. “Minha relação com a natureza mudou bastante, porque eu não dava tanta importância e fui vendo como está difícil”, diz.
Incentivado pela professora e também pelos exemplos da família, Lucas ficou animado com o resultado nacional do concurso, divulgado no último mês de abril. No início de junho, uma cerimônia oficial com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), organizadora do concurso nacional, homenageou o vencedor da etapa nacional, que pode representar o Brasil fora do país ainda este ano.
Relação familiar

O jovem estudante é filho de Matildes Pacheco, professora, e do ex-caminhoneiro Olberdam Freire, atual dono de uma casa de materiais de construção na pequena cidade. O incentivo para os estudos, segundo ele, vem da família. “Meus primos me incentivam muito. Eles participam de vários concursos e sempre ganham. Tem um que todo ano passa na Olimpíada de Matemática”, admira o garoto que também já participou deste concurso e de outras provas como a de português.

Formada em Letras pela Universidade Estadual da Bahia, em Caetité, a mãe de Lucas, Matildes Pacheco, 'se derrete' quando o assunto é a educação dele. Ela explica que apesar de não ter muito tempo para o filho por causa do trabalho, incentiva muito ele a estudar.

Matilde, que hoje é diretora da mesma escola na qual Lucas estuda, não esconde o orgulho ao falar do desempenho do filho no concurso. “Foi uma mistura de emoções, muita alegria. Aqui é uma cidade do interior, não que a gente duvide da capacidade, mas às vezes parece uma coisa distante”, avalia.
A expectativa agora é para o resultado da etapa internacional do concurso, que será em agosto de 2011. Caso seja o vencedor, Lucas vai representar o Brasil na Suíça.

Segundo a secretaria da Educação de Licínio de Almeida, Adaltiva Neris, há sete escolas em toda cidade, entre particulares, estaduais e municipais. A Pingo de Gente, onde Lucas estuda, tem cerca de 200 alunos e atende estudantes da 5ª à 8ª série. Para a secretaria, a expectativa do resultado é grande. “É um sonho. Estamos na torcida não só pelo destaque mundial, mas pela educação da cidade. Às vezes as pessoas acham que por serem do interior não podem chegar longe”, pontua. Lucas ganhou uma guitarra da Secretaria da Educação da cidade como prêmio pela conquista

Proposta obriga escolas a ter profissionais de saúde

Agencia da Câmara

Gustavo Lima
Jonas Donizette
Donizette argumenta que algumas doenças requerem cuidados diários.
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 854/11, do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), que torna obrigatória a presença de profissional de saúde nas escolas públicas e privadas. O profissional deve ser habilitado a prestar primeiros socorros, inclusive a alunos que exijam cuidados especiais em virtude de doenças como diabetes, epilepsia, asma, alergias, hemofilia, insuficiência renal e cardíaca.

As instituições que descumprirem a norma ficarão sujeitas a multas de R$ 20 mil a 90 mil. A proposta prevê que o poder público poderá alocar servidores dos quadros de seus órgãos de saúde.
Donizette argumenta que as crianças portadoras das doenças citadas no projeto têm necessidade de cuidados diários. Ele acrescenta que mesmo os alunos saudáveis têm esse direito. “As escolas têm responsabilidade sobre a criança enquanto ela está entregue à sua guarda”, aponta.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Daniella Cronemberger

domingo, 12 de junho de 2011

Comissão rejeita inclusão de educação sexual no currículo escolar

Agencia da Câmara

Diógenis Santos
Alice Portugal
Alice Portugal: mudanças curriculares devem ser feitas por meio de indicação ao governo.
 
A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (8) o Projeto de Lei 313/07, do deputado Maurício Trindade (PR-BA), que obriga os sistemas municipais e estaduais de ensino a incluírem disciplinas de educação sexual no currículo de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. A proposta também reduz a idade mínima para cirurgias de esterilização e obriga o poder público a oferecer pelo menos três métodos contraceptivos reversíveis. O projeto altera a Lei 9.263/96, que regulamenta as políticas de planejamento familiar.

A relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), recomendou a rejeição da proposta e dos projetos de lei 1308/07, 1413/07, 1686/07 e 2464/07, que tramitam conjuntamente. Ela lembra que súmula da Comissão de Educação recomenda aos relatores a rejeição de proposta sobre alterações curriculares em qualquer nível de ensino.

As mudanças curriculares são normatizadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei 9.394/96. A inclusão ou alteração de currículo é competência, primeiramente, da comunidade escolar e dos conselhos de educação (federal, estaduais e distrital), e, depois, dos órgãos do Poder Executivo que cuidam da educação, como secretarias da Educação e o Ministério da Educação – responsável pela definição das diretrizes para a organização curricular.

A súmula da comissão recomenda que a alteração do currículo escolar, em qualquer nível ou modalidade de ensino, deve ser sugerida por meio de indicação, a ser encaminhada ao Poder Executivo, cabendo ao Ministério da Educação decidir se acolherá a sugestão de mudança.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Paulo Cesar Santos

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comitê de Ilhéus promove mobilização em parceria com profissionais da Saúde

Postado por Blog da Mobilização

Estudantes da EJA também são pais de alunos
Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus,no sul da Bahia, firmaram parceria com o Núcleo de Educação e Promoção da Saúde de Ilhéus (NEPSI), a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação para desenvolver suas atividades junto às famílias de alunos das escolas públicas locais. No dia 31 de maio, os mobilizadores incluíram a discussão sobre a importância da interação família-escola na programação realizada na Escola Estadual Odete Sauma Medauar.
Os mobilizadores têm inserido, na agenda de ações de conscientização da comunidade pertinentes a temas relacionados à saúde, atividades de sensibilização dos pais e profissionais da educação sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos. O Comitê de Mobilização também tem estimulado a comunidade de Ilhéus a colaborar com o alcance das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A atividade realizada na Escola Estadual Odete Sauma Medauar envolveu pais, professores, funcionários e estudantes. No período da manhã, a ação foi direcionada ao público do Ensino Fundamental. À noite, a mobilização incluiu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também são pais de estudantes de escolas públicas.

Roberto Corsário do Comitê de Mobilização de Ilhéus

Em todas as atividades, as palestras do NEPSI exploram, entre outros temas, os relacionados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças como as sexualmente transmissíveis (DST). As exposições são conduzidas por profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde. 

O representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, Roberto Corsário, considera a parceria com o NEPSI como oportuna para divulgação da Mobilização Social pela Educação a pais, professores, funcionários e alunos da rede municipal de ensino. “A programação oferece oportunidade para que possamos levar às famílias a cartilha Acompanhem a vida Escolar dos Seus Filhos”, lembra o mobilizador.
Com informações de Roberto Corsário, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus.

Inscrições para o Prêmio de Gestão Escolar podem ser feitas até o dia 17

Postado Por O MP e os Objetivos do Milênio
Do Jornal Bahia Online

Gestões escolares que se destacam pela competência ou por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas na melhoria da aprendizagem dos alunos podem participar do Prêmio de Gestão Escolar – Ano base 2010, que está com inscrições abertas até o dia 17 deste mês.

Os interessados devem se inscrever no site do Conselho Nacional de Secretários da Educação (www.consed.org.br). A escola classificada como Referência Brasil receberá R$ 30 mil. E haverá premiação ainda nas categorias Destaque Nacional (R$10 mil) e Destaque Estadual (R$ 6 mil).
A premiação é dirigida a escolas de educação básica (ensino infantil, fundamental e/ou médio) das redes públicas estaduais/distrital e municipais, que realizem  processo de autoavaliação.

O prêmio reconhece como referência nacional unidades que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. Além disso, destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
Experiência baiana - No ano passado, a categoria Destaque Brasil reconheceu a experiência de uma escola da rede estadual baiana, o Colégio Casa Jovem II, na zona rural de Igrapiúna, no sul da Bahia.
Gestor da unidade, Francisco Nascimento conta que o prêmio ajudou a escola a melhorar os processos de autoorganização.  Segundo ele, o prêmio é importante para que os gestores possam se autoavaliar. “Quem participar desta edição vai aprender que a autoavaliação deve fazer parte da cultura da escola porque muda a maneira de pensar e de agir”.

A assistente pedagógica e orientadora educacional do colégio, Rosana Uildes da Santana Ferreira, também reconhece os benefícios da experiência. “Para nós traz um significado diferenciado. É um reconhecimento do trabalho de toda a equipe, que tem sido usado como referência para outras escolas. Os pais e alunos também se sentem condecorados”.

Estudante do 3º ano, Ian da Silva Santos, 17 anos, se orgulha de estudar num colégio premiado. “Nossa escola nos apoia o tempo inteiro. A direção está muito presente em nossas vidas. Quando um aluno falta, o diretor vai a casa saber o que aconteceu. Ele também se preocupa com o nosso rendimento”.
Disponível em http://www.jornalbahiaonline.com.br/index.asp?noticia=12933

47% dos coordenadores pedagógicos das escolas não sabem o que é o IDEB

 Postado por O MP e os Objetivos do Milênio
Da Redação do Todos Pela Educação

O dado é de pesquisa da Fundação Victor Civita com a Fundação Carlos Chagas
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é a principal referência nacional sobre a situação da Educação no Brasil e, mesmo assim, 47% dos coordenadores pedagógicos das escolas não têm clareza sobre seu significado. Esse é um dos apontamentos da pesquisa “O Coordenador Pedagógico e a Formação de Professores: intenções, tensões e contradições”, realizada pela Fundação Victor Civita (FVC) em parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC), e divulgada no dia 03 de junho.

Composto pela nota dos estudantes em exames nacionais - Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – e por dados da aprovação no País, o Ideb foi criado em 2007 e passou a ser o índice utilizado para medir a evolução do ensino brasileiro, bem como para estipular as metas de melhoria da Educação. Ele varia em uma escala de 0 a 10, assim como usualmente variam as notas de boletins escolares.
De acordo com o estudo, a maioria dos coordenadores pedagógicos afirma saber o que é a Prova Brasil e o Ideb. "Porém, quando perguntados sobre o Ideb da própria escola, mais de um terço (47%) cita algum número acima de dez. Sabendo que o índice pode servir para o planejamento e ações de todos educadores da escola e que há metas governamentais a cumprir, esse desconhecimento é preocupante", aponta um trecho do relatório.

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB

   ACONTECEU NESTA QUARTA-FEIRA, NA SEDE DA APPI/APLB SINDICATO REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DA 8ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ILHÉUS, DRA. KARINA GOMES CHERUBINI, COM O OBJETIVO DE AVALIAR O PROGRMA DO MILÊNIO O MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO - SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA TODOS, NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, NO ANO DE 2011, PROMOVENDO AS ADAPTAÇÕES DEVIDAS PARA ESTE ANO. O CONSELHO DO FUNDEB CONFIRMOU SUA ADESÃO AO PROGRAMA PARA O ANO DE 2011, SOLICITANDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ACOMPANHAMENTO DOS REQUERIMENTOS FEITOS EM DOCUMENTOS, ESTRUTURAÇÃO FÍSICA, PRESTAÇÃO TEMPESTIVA DE CONTAS E RECONHECIMENTO ÀS ATIVIDADES DOS CONSELHEIROS, CUMPRIMENTO DA INDICAÇÃO DE DEVOLUÇÃO DE VERBAS DO FUNDEB E PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO NO CENSO ESCOLAR E DO TRANSPORTE. O CONSELHO DO FUNDEB FICOU RESPONSÁVEL DE PLANEJAR O SEMINÁRIO ENVOLVENDO OS TEMAS EVASÃO, PERMANÊNCIA E SUCESSO ESCOLAR, PREVISTO PARA ACONTECER NO MÊS DE AGOSTO. 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Congresso de Educação do Sul da Bahia

Após o enorme sucesso e recepção na edição de anterior , realizaremos na cidade de Ilhéus BA, dias 30 de junho 01 de Julho de 2011 a segunda edição do Congresso de Educação do Sul da Bahia. Nos últimos  eventos realizados,  tivemos a participação de quase 12.000 educadores oriundos de 712 cidades, distribuídas em 18 estados do Brasil. 
Palestra de Rubem Alves - Janeiro de  2010. Congresso de Educação do São Francisco/Petrolina-PE
A expectativa é que em 2011  o Congresso de Ilhéus tenha público superior   a edição do ano anterior.  A programação para o Congresso de Educação do Sul da Bahia prioriza mais uma vez atividades e temáticas que privilegiam a reflexão e a prática docente. O evento  é aberto a educadores, estudantes de graduação e pós graduação em educação.
 
A programação é composta por palestras, conferências, minicursos e exposição cultural. Entre os palestrantes, destacamos a participação do Dr. Içami Tiba - autor  de diversos livros, com destaque para  "Quem Ama Educa". Outro destaque será a participação de  Rubem AlvesNas diversas atividades serão abordados temas ligados ao cotidiano de professores e coordenadores,  especialmente nas questões inerentes à Formação e  Prática.
 
Será gratificante contribuir mais uma vez  com a educação da região e contar com a parceria de professores, diretores, coordenadores e secretários de educação na realização de um dos maiores  eventos educacionais do Nordeste.
 
Até o nosso próximo encontro em Ilhéus BA, dias 30 de junho  e 01 de Julho de 2011.
 


0800 702 7585 | 4004 - 0435 (ramal 95006) | (87) 3863-4676
 

Acompanhe nossos eventos:

Congresso de Educação do Sul da Bahia - www.congressoilheus.com.br 
Congresso de Educação do São Francisco - www.congressopetrolina.com.br 
Congresso de Educação do Cariri - www.congressojuazeiro.com.br 
Congresso de Educação de Natal - www.congressonatal.com.br 
Caravana da Educação - www.caravanadaeducacao.com.br



Patrocínio:

SISTEMA MAXI DE ENSINO

Organização:

Caravana da Educação - Leve para  sua cidade

Realização: Ana Nery Empreendimentos Culturais LTDA

terça-feira, 7 de junho de 2011

Comissão do Plano de Educação realiza seminário em três estados

Agencia da Câmara de Noticias

A comissão especial sobre o Plano Nacional de Educação promove hoje, a partir das 8h30, um seminário em Curitiba. O objetivo é colher sugestões de representantes do setor público e da sociedade civil sobre o Projeto de Lei 8035/10, do Poder Executivo, que estabele as metas para a educação nos próximos dez anos. O seminário será realizado na Assembleia Legislativa.
Na quinta-feira (9), será realizado seminário semelhante em Salvador, às 14h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira.
Na sexta-feira, o Plano Nacional de Educação será debatido em Belo Horizonte, às 9 horas, na Assembleia Legislativa.

Íntegra da proposta:

Da Redação/PT

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB

VAI ACONTECER NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 08/06/2011, ÀS 08:30 H., NA SEDE DA APPI/APLB SINDICATO, LOCALIZADO NA AVENIDA LINDOLFO COLLOR, Nº 886, MALHADO,  REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB PARA AVALIAR PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO DE 2011.
 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Debatedores criticam propostas de “armar” escola contra violência

Agencia da Câmara

Beto Oliveira
Danielly dos Santos Queirós (Coordenação-Geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação)
Danielly Queirós, do Ministério da Educação: "Escola não pode ter mais muros; deve se abrir."
 
Deputados e representantes do governo defenderam nesta segunda-feira (6) que as escolas continuem de portas abertas à sociedade. Em seminário sobre uso de armas, violência nas escolas e bullying, no auditório Nereu Ramos, os debatedores se mostraram contra, por exemplo, a instalação de detectores de metais e a presença de policiais nos estabelecimentos de ensino.
“Não queremos transformar as escolas em estabelecimentos penais. Precisamos dotar as escolas públicas e privadas de profissionais capacitados para combater as ações criminosas”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), que sugeriu o evento.

Uma das propostas em tramitação na Câmara cujo objetivo é prevenir a violência nas escolas, o Projeto de Lei 496/11, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), prevê a instalação de máquinas de raio X na entrada das instituições. Após o assassinato de 11 crianças numa escola pública do Rio de Janeiro, no início de abril, Mabel chegou a pedir urgência para análise da proposta.
No entanto, para o comandante do 1º Batalhão de Policiamento Escolar do Distrito Federal, tenente-coronel Eduardo Leite Sousa, os detectores de metais não resolveriam a questão. Ele também disse que a presença de um policial não pode ser pré-requisito para que a escola funcione adequadamente. “Será que seria necessário um policial militar estar dentro da sala de aula para falar sobre prevenção de drogas? Outros órgãos deveriam atender e cobrir este espaço”.

Integrante da coordenação de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Danielly Queirós citou o programa Escola Aberta, que incentiva o uso da escola como espaço de esporte e lazer nos fins de semana, como uma ação positiva do governo para integrar a comunidade e, consequentemente, aumentar a segurança. Ela ressaltou que as salas de aula apenas reproduzem a violência vivenciada na sociedade. “A escola não pode ter mais muros; deve se abrir”, afirmou.
Bullying
Representante da Coordenação Geral do Enfrentamento Nacional da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Direitos Humanos, Joacy Pinheiro, disse que há três anos o Disque-Denúncia (100) incluiu o bullying como opção de registro. Porém, até hoje houve poucas denúncias desse tipo de violência, que, segundo ele, ainda não é visto como um problema pela maior parte da sociedade.
De acordo com Pinheiro, quando o serviço recebe denúncia de bullying, o primeiro órgão acionado é o Conselho Tutelar do município. O objetivo é que seja tomada uma medida rápida de proteção à vítima. “Depois, é feita uma averiguação se está havendo ou não uma violência que possa ser caracterizada como crime e que leve à responsabilização do agressor."

Para Danielly Queirós, é preciso estar atento a outros tipos de violência. “Bullying é [uma violência] de um estudante contra outro, entre pares. Precisamos levar em conta outras formas de violência, entre desiguais, como entre professores e alunos.”

O seminário prossegue nesta tarde, no auditório Nereu Ramos, com debates sobre o comércio e o controle de armas e munições no País.

Reportagem – Tiago Miranda e Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Daniella Cronemberger