sábado, 24 de setembro de 2011

Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, participa de reunião de pais na Escola Memorial Batista no Malhado

 Marlene do Conselho Tutelar

 
 Professora Enilda Mendonça-APPI/CAE
 Pais de alunos da Memorial Batista
 Aluno condecorado com medalha de Honra ao Mérito
 
 Aluna condecorada com medalha de Honra ao Mérito
 
 Coordenação da Escola Memorial Batista
 Aluna premiada com medalha de Honra ao Mérito
 Eleição dos membros do Caixa Escolar
 Entrega de um relogio Sorteado Para os Pais de Alunos
 Diretora Neide e equipe da Escola Memorial Batista
 
 
 
 
  
Givanildo e Olga pais eleitos para o Caixa Escolar
 
 Apresentação das Cartilhas "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.
 Roberto Corsário/Comitê de Mobilização Social pela Educação/Fundeb

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus esteve presente ontem (23) na reunião de pais da Escola Memorial Batista, no malhado. Representando o Comitê estiveram presentes os Mobilizadores Enilda Mendonça (APPI/CAE), Marlene do Conselho Tutelar e Roberto Corsário pai de alunos da rede pública e também conselheiro do Fundeb. 

Dentre os assuntos abordados com os pais, cada mobilizador centrou nas suas ações junto à mobilização, Marlene do Conselho Tutelar contribuiu com uma palestra voltada para a violência contra as crianças e adolescentes por parte da família e da sociedade, que deixam os filhos a mercê muitas vezes da própria sorte, fez relatos de casos que vem acontecendo no município, pediu a cada pai/mãe ali presente que amem e ajudem seus filhos para que eles tenham no seu futuro a garantia de uma vida melhor. 

A professora Enilda Mendonça, que além de ser presidente da Associação dos Professores e Profissionais da Educação -APPI, também está a frente da Coordenação do Conselho da Merenda Escolar -CAE, foi sucinta nas colocações sobre a fiscalização da merenda escolar, enfatizando que a responsabilidade de fiscalização não é apenas do Conselho, mais também de toda sociedade, que a luta por melhores salários para os professores é constante, para se garantir educação de qualidade, passa também por melhores remunerações para o professor, lembrou ainda que vem intensificando como presidente da APPI ações de conscientização junto aos docentes da rede, que é preciso se capacitar, a reciclagem, ela é continua na vida do professor, é necessário qualidade e melhora no comportamento dos profissionais da educação, para que os estabelecimentos de ensino do município de Ilhéus tenha uma educação de boa qualidade para nossos alunos e finalizou passando para o Mobilizador Roberto Corsário  para explicar o que é o Comitê de Mobilização, quem são seus pares e como funciona junto a família,  Corsário iniciou anunciando quem são os participantes do Comitê e de que forma estão presentes no cotidiano da família e da escola. 
Explicou de que forma a família tem que está presente na escola do seu filho, aproveitou para distribuir aos pais as Cartilhas “Acompanhem a Vida Escolar do Seu Filho", pediu a todos para fiscalizar a escola que seu filho estuda, cobre dos governantes mais investimentos, fechou acrescentando, “Construindo mais escolas, estaremos inibindo a construção de presídios”.

Foram premiados varios alunos(as) que obtiveram destaque no concurso do melhor trabalho apresentado, sendo condecorados com medalhas de honra ao merito como incentivo.

Também foi recomposto os representantes do Caixa Escoalr da escola através de eleição direta, elegendo dois representantes de pais, que foram os pais Genildo e Olga, no final a diretora da escola, D. Neide e sua equipe sorteou um relógio aos pais.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONSELHO DO FUNDEB ILHÉUS, SE REUNIRÁ PARA DISCUTIR ORÇAMENTO/2012

Postado por FUNDEB ILHÉUS


O CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB SOLICITOU DO EXECUTIVO MUNICIPAL UMA REUNIÃO PARA QUE O GOVERNO APRESENTE AOS CONSELHEIROS O ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA 2012.

ESTA SOLICITAÇÃO FOI FEITA PELO PRESIDENTE DO CONSELHO OSMAN NOGUEIRA, NO INTUITO DE CONTRIBUIR E APROXIMAR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ÓRGÃO QUE FISCALIZA OS RECURSOS DO FUNDO, ALÉM DE SER UMA DAS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO A SUPERVISÃO DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL DO MUNICÍPIO.

A APRESENTAÇÃO VAI ACONTECER, NO DIA 26/09/2011, ÀS 14:00 H., NA SEDE DO CONSELHO DO FUNDEB, SITUADO NA AVENIDA LINDOLFO COLLOR, 909, MALHADO, ILHÉUS -BA.

24/09/2011 Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular – Ensino Responsável 2011


 







CONVIDAMOS TODOS OS ALUNOS E COMUNIDADE EXTERNA PARA PARTICIPAR DESTE EVENTO EM PROL DA COMUNIDADE DO BAIRRO TEOTÔNIO VILELA EM ILHÉUS:

Nome do Pólo de apoio presencial ou Centro:
UNOPAR VIRTUAL PÓLO DE ILHÉUS

Nome da atividade a ser realizada:
CIDADÃO EM AÇÃO

Nome do Curso e turma responsável pela atividade:
SERVIÇO SOCIAL, TURMA DO 8º SEMESTRE

Responsáveis pela elaboração :
Cledson Quinto dos Santos- Coordenador
Adriana Montenegro – Tutora Serviço Social
Alunos:

ANDRÉA PEREIRA NASCIMENTO; DENISE DA SILVA DE OLIVEIRA; EMILY DO NASCIMENTO BRAGA; GRACIELLE PATRICIO DOS SANTOS; IDALIA DOS SANTOS; INDAIA DE OLIVEIRA PEDRECAL SOUZA; JOELMA BISPO DOS SANTOS TELES; KATIA SOUZA DA SILVA FERREIRA; LUCIANA SANTOS KRUSCHEWSKY; MIGUEL DE JESUS SANTOS; NORMA CÉLIA DO ROSÁRIO LINO; RENATA ROQUE PINHEIRO DOS SANTOS; SARA ARAÚJO LOPES; SÔNIA SILVA LESSA CASSOL; SUELI SILVA SANTOS DE SOUZA; TEREZA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS; THELMA MELGAÇO DOS SANTOS FERREIRA.

Endereço do Pólo presencial:
AV. ITABUNA, 596 – CENTRO. ILHÉUS - BA
 
Local  de realização da atividade:
 Data: 24/09/2011
Local:IGREJA DE JESUS CRISTO, NO BAIRRO TEOTÔNIO VILELA, NA CIDADE DE ILHÉUS.
Horário: 8h às 12h

Nome dos responsáveis pela atividade:

PALESTRANTE SISSYS REGINA OLIVEIRA; PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ACADEMIA STILLUS; ENFERMEIRO  ROBSON ;DR BOLIVAR, DENTISTA E RESPONSAVÉL PELA SAÚDE BUCAL DO MUNICIPIO  DE ILHÉUS ; GEYSAH PENA, ALUNA DO 2º SEMESTRE DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNOPAR e EDUCADORA LÚDICA DO CRAS DO TEOTÔNIO VILELA
Instituições apoiadoras:
UNOPAR VIRTUAL PÓLO DE ILHÉUS
IGREJA DE JESUS CRISTO

Descrição de cada atividade:

                                      A cidadania exercida não só para melhoria de vida individual, mas com uma tendência coletiva, ao todo social. Ser cidadão é, dentre outras, ter direitos e deveres, é reconhecer-se e ser reconhecido como membro de um conjunto, o que pressupõe emancipação, esta por sua vez é a competência de formular e executar seu próprio desenvolvimento de vida, portanto depende do próprio sujeito e da socialização.

Objetivo da Palestra de CIDADANIA: Contribuir com a formação de futuros cidadãos críticos. Buscando uma reflexão, construção de novas condutas na busca  um ambiente social  adequado , respeitando ao próximo e a si mesmo.

Objetivo da Atividade de Educação Física: Possibilitar o acesso a informação da melhor qualidade e estilo de vida. O educador físico abordará  sobre a importância do alongamento antes de  se iniciar as atividades físicas. Realizará atividades com o grupo participante, visando o bem estar físico e mental.
 
Objetivo da Atividade Odontológica: Proporcionar orientações para as crianças, buscando que  conheçam a importância dos cuidados odontológicos. A importância da saúde Bucal desempenha um papel importante para o funcionamento do nosso organismo e para nosso desenvolvimento ela e responsável pela fala, mastigação dos alimentos sem contar na função do sorriso

Objetivo das informações das Doenças Sexualmente Transmissíveis: Realizar orientações sobre o tema , incentivando o usuário a interagir com perguntas  sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Sensibilizar sobre  a importância dos exames preventivos e do uso de preservativo na relação sexual. Informar sobre a importância de buscar atendimento  a um profissional da área de saúde   (urologista, ginecologista ou infectologista)  sempre que aparecerem sintomas para um diagnóstico seguro e um tratamento adequado materiais utilizados: panfletos, camisinhas feminina e masculina, dentre outros. 

Objetivo das atividades de recreação infantil: Entreter as crianças  no momento das palestras e atividades para que seus pais possam participar das mesmas sem precisar se preocupar com a segurança e bem-estar dos seus filhos, pois estarão  no mesmo ambiente que eles, sendo cuidados por uma pessoa que tem a devida habilidade e experiência para tratar com crianças.