sábado, 31 de março de 2012

Dezesseis horas de planejamento marcam as atividades do Programa O MP e os Objetivos do Milênio em Ilhéus

O Planejamento do Programa O MP e os Objetivos do Milênio em Ilhéus foi realizado no período de 13 a 23 de março de 2012, totalizando 16 horas de discussões e votações.

Participaram do planejamento os seguintes parceiros: CREA/BA, Conselhos de Controle Social (Conselho de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Transportes), Derba, Direc 6, DPT, 5º Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Federal – Delegacia em Ilhéus, Município de Ilhéus (PROGER, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Trânsito), Parceiros específicos do Grupo de Apoio (diretoras(es) do Colégio Estadual Eduardo Catalão, Colégio Estadual Pedro Américo, Escola Estadual Tupinambás de Olivença e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica -EMITec), Polícia Militar (68ª, 69ª, 70ª CIPM) e Comitê de Mobilização Social Pela Educação.

Se a quantidade de instituições parceiras já é significativa, é bom ressaltar que cada uma dessas foi representada por mais de uma pessoa física, o que enriqueceu o planejamento e permitiu uma visão interdisciplinar dos projetos que serão executados em 2012.

As fotos do planejamento estão disponíveisl no álbum http://mpcidadania.ning.com/photo/albums/planejamento-do-programa-o...


Obrigada a todos os parceiros pela dedicação e empenho!
Obrigada especialmente a (ordem de dia de reunião)
  1. Dr. Lélio Furtado Ferreira Junior 
  2. Paulo Goulart
  3. Marcelo Antônio Barreto,
  4. Clóvis da Silva Cunha, 
  5. Valério Bomfim Ribeiro, 
  6. Nelson Henrique Oliveira Cardoso, 
  7. Dr. Pedro Sanches de Oliveira, 
  8. Antonio Batista de Oliveira Neto,
  9. Jorge Augusto Bahia,
  10. Alexandre Freitas Simões, 
  11. Patrícia Dickie de Almeida,
  12. Antonio Jorge Marques Santos
  13. Gilvam Coelho Porto Júnior,
  14. Adautina Braga Alves, 
  15. Mauro Ferreira Alves
  16. André Madeira Azambuja 
  17. Claudionor Pinheiro dos Santos
  18. Osman Nogueira Júnior
  19. Roberto de Jesus
  20. Jamile Menezes Maron e Silva
  21. Rita Cristina Socorro Carvalho Machado
  22. Silvana de Oliveira Penna
  23. Gilvânia Conceição do Nascimento
  24. Francisco Carlos Alves 
  25. Sueli Dantas Pimenta,
  26. Isaura Fonseca Souza 
  27. Gilda Porto Carmo
  28. Eliene Soares Bomfim
  29. Pascoal João dos Santos
  30. Enilda Mendonça,
  31. Aldino de Oliveira Ramos,
  32. Nilza Lima
  33. Jailda Ferreira Nascimento,
  34. Paula Regina Soares Trindade,
  35. Débora Chauí Pimenta, 
  36. Liliane Evangelista de Souza,
  37. Cap.BM Alex Ricardo Fontana Fonseca,
  38. Cap.PM Edmar Leão,
  39. Ten PM Leonardo Pires,
  40. Ten PM Tiago Fontes
  41. Dra. Denise Dias de Oliveira,
  42. Dra. Ana Maria Jones Neves,
  43. Hélio Souza Brito
  44. Sarita Marquês Nascimento
  45. José Orlan Silva Almeida,
  46. Gicélia Menezes de Matos Santos
  47. Kaliane Silva Sousa Soares,
  48. Carla Borges da Hora,
  49. Marina Lisa dos Santos.
 Vamos à execução!

Ministério Público da Bahia e Conselho do Fundeb apóiam Mobilização pela Educação em Ilhéus

Blog da Mobilização

Com o objetivo de planejar ações em conjunto, representantes do Comitê de Mobilização de Ilhéus (BA), membros do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e integrantes do Ministério Público (MP) da Bahia participaram, no dia 16 de março, de reunião do Programa O MP e os Objetivos do Milênio. No encontro, realizado na 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, foram definidas diversas atividades do Programa para 2012, incluindo parceria na organização do II Seminário de Mobilização Social pela Educação no município baiano.

Entre as ações definidas, além de preparar o II Seminário de Mobilização – agendado para dia 10 de agosto em comemoração ao Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação celebrado no dia 11 na cidade –, os mobilizadores irão visitar, juntamente com outros membros do Programa do MP, o Colégio Estadual de Ilhéus e a Escola Estado do Ceará, localizados no bairro Malhado, bem como a Escola Estadual Fábio Araripe, no bairro Teotônio Vilela. Serão revisitados, por sua vez, o Colégio Estadual Eduardo Catalão e a Escola Indígena Tupinambás de Olivença.

Durante a reunião, os integrantes do Programa O MP e os Objetivos do Milênio propuseram, ainda, a criação de um grupo de gestores da rede municipal e estadual – inclusive da educação infantil – para participar das ações do projeto desde a fase do planejamento.

Leia mais sobre a reunião do Programa no blog do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus. 

Saiba mais sobre o I Seminário de Mobilização Social pela Educação realizado em Ilhéus em 2011. 

GOVERNO MARCA NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO PARA SEGUNDA-FEIRA, DIA 02/04

A APLB Sindicato continua em tratativas com o Governo do Estado com vistas ao pagamento do Piso Nacional. Foi marcada nova rodada de negociação para a próxima segunda-feira, dia 02 de abril, no final da tarde, com os secretários da Educação, Administração e Fazenda.
Após o encontro, convocaremos assembléia geral com a categoria, que deverá ser agendada para depois da semana santa.

quinta-feira, 29 de março de 2012

DIA DO CIRCO NA CRECHE DOM EDUARDO

Blog da Creche Dom Eduardo







QUE  PALHAÇO  MAIS  LINDO!!!

TIA  MÁRCIA  DANÇANDO...   KKKKK
A  PROFESSORA  RITA  COELHO,  
A  COORDENADORA  EUGÊNIA,  
A  PROFESSORA  MÁRCIA  ELAINE  E  A  CRIANÇADA,
CAÍRAM  NAS  BRINCADEIRAS ...

REUNIÃO PARA RETIRADA DE SEGUIMENTO DE PAIS PARA O CONSELHO DO FUNDEB

O CONSELHO DO FUNDEB CONVIDA TODOS OS PAIS DE ALUNOS, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, PARA PARTICIPAREM DE REUNIÃO PARA RETIRADA DA REPRESENTAÇÃO DE PAIS PARA A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO, QUE VAI ACONTECER NO DIA 04/04/2012, ÀS 09:00 H., NO AUDITÓRIO DO IME - CENTRO LOCALIZADO NA AVENIDA CANAVIEIRAS S/N, ILHÉUS - BA.

O CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB ENCAMINHOU OFÍCIO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SOLICITANDO DA SEDUC ENCAMINHAMENTO PARA AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL CONVOCAÇÃO PARA SER ENVIADA A TODOS OS PAIS.

sábado, 17 de março de 2012

Mais um parceiro confirmado no Programa O MP e os Objetivos do Milênio em Ilhéus

Postado por Karina Gomes Cherubini em O MP e os Objetivos do Milênio
O Conselho do Fundeb, ouvido nesta tarde em reunião no Ministério Público da Bahia, na 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, confirmou sua participação, pelo terceiro ano consecutivo, no Programa O MP e os Objetivos do Milênio.
Para os conselheiros, o Programa favorece ao Controle Social. Evita que os Colegiados busquem isoladamente por objetivos que pertencem a toda sociedade, como é o caso da educação e da saúde. Ao mesmo tempo, as colocações e reivindicações dos Colegiados de Controle Social ganham força, apoio e visibilidade pela ação conjunta de todos os integrantes do Programa, durante a execução do planejamento comum.
Estiveram presentes à reunião Osman Nogueira Júnior, Presidente, e os conselheiros Roberto de Jesus (CORSÁRIO), Silvana de Oliveira Penna, Jamile Menezes Maron e Silva e Rita Cristina Socorro Carvalho Machado.
Os Conselheiros indicaram os Colégios Estadual e Ceará, no Bairro Malhado, e Fábio Araripe, no Bairro Teôtonio Vilela, para serem visitados pelo Programa, além de revisita no Colégio Estadual Eduardo Catalão e na Escola Indígena Tupinambás de Olivença. Esta é a segunda indicação que o Colégio Fábio Araripe conquista para visita, nesta fase de planejamento, sendo um forte candidato para receber os integrantes do Programa O MP e os Objetivos do Milênio. 
Os Conselheiros concordaram com a realização do II Simulado de Incêndio, II Seminário de Mobilização Social Pela Educação de Ilhéus e III Seminário Integrador do Programa O MP e os Objetivos do Milênio. Sugeriram os temas bullying e drogas para debates com a comunidade durante os seminários. 
No que se refere ao II Simulado de Incêndio, o voto dos conselheiros foi para a Escola Municipal Themístocles Andrade, no Bairro Teotônio Vilela. Desta forma, a escola já conta com dois votos para sediar o simulado. O  Professor Osman Nogueira, que não pode comparecer ao evento realizado no ano de 2011, disse que "desta vez não perde o Simulado de jeito nenhum!".
A proposta de criação de um grupo de gestoras integradas, tanto da rede municipal como da rede estadual, para opinar e participar do programa, desde a fase de seu planejamento, foi bem aceita pelo Conselho do Fundeb, que sugeriu que um representante de escolas de educação infantil fizesse parte do grupo.
O planejamento prossegue amanhã, com reunião com o Conselho Municipal de Educação.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Conselho do Fundeb divulga em seu blog planejamento do Programa O MP e os Objetivos do Milênio Postado por Karina Gomes Cherubini em 15 março 2012 às 0:24 Enviar mensagem Exibir blog PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTERINSTITUCIONAL DO PROGRAMA MP E OS OBJ... VAI ACONTECER NO DIA 15-03-2012, ÀS 15:30 H, NO ESCRITÓRIO REGIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, SITUADO NA AVENIDA VEREADOR MARCUS PAIVA, 480, ILHÉUS-BA., REUNIÃO ENTRE O MINISTÉRIO PÚBLICO E TODOS OS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB, ENCONTRO QUE VISA O PLANEJAMENTO CONJUNTO DE MEDIDAS A SEREM EXECUTADAS PARA O ANO DE 2012, PARA O EFEITO DE PRIORIZAR A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ASSEGUREM O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, INCLUINDO OBRAS DE REFORMA E CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS, SEGURANÇA INTERNA E NO ENTORNO, DIMINUIÇÃO DE FATORES DE RISCO DE SAÚDE E EVENTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE. A PAUTA DESTA REUNIÃO SERÁ A SEGUINTE: 1. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA O MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO NO ANO DE 2011 EM ILHÉUS, ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTERINSTITUCIONAL; 2. ELABORAÇÃO CONJUNTA DO PLANO PARA 2012,COM INDICAÇÓES DE PROVIDÊNCIAS VISTAS COMO NECESSÁRIAS PELO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO DO FUNDEB. 3. INCLUSÃO NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DE EVENTOS ANUAIS, COMO SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO, SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROGRAMA O MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO, SIMULADO DE INCÊNDIO, COMO FATORES ATRATIVOS DE TURISMO DE NEGÓCIOS/EVENTOS. Disponível em http://conselhofundebilheus.blogspot.com/2012/03/planejamento-estra...

VAI ACONTECER NO DIA 15-03-2012, ÀS 15:30 H, NO ESCRITÓRIO REGIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, SITUADO NA AVENIDA VEREADOR MARCUS PAIVA, 480, ILHÉUS-BA., REUNIÃO ENTRE O MINISTÉRIO PÚBLICO E TODOS OS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB, ENCONTRO QUE VISA O PLANEJAMENTO CONJUNTO DE MEDIDAS A SEREM EXECUTADAS PARA O ANO DE 2012, PARA O EFEITO DE PRIORIZAR A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ASSEGUREM O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, INCLUINDO OBRAS DE REFORMA E CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS, SEGURANÇA INTERNA E NO ENTORNO, DIMINUIÇÃO DE FATORES DE RISCO DE SAÚDE E EVENTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE.

A PAUTA DESTA REUNIÃO SERÁ A SEGUINTE:

1. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA O MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO NO ANO DE 2011 EM ILHÉUS, ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTERINSTITUCIONAL;

2. ELABORAÇÃO CONJUNTA DO PLANO PARA 2012,COM INDICAÇÓES DE PROVIDÊNCIAS VISTAS COMO NECESSÁRIAS PELO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO DO FUNDEB.

3. INCLUSÃO NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DE EVENTOS ANUAIS, COMO SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO, SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROGRAMA O MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO, SIMULADO DE INCÊNDIO, COMO FATORES ATRATIVOS DE TURISMO DE NEGÓCIOS/EVENTOS.

Lei que garante piso nacional para 5 mil professores baianos será enviada à Assembleia na próxima semana‏


por Patrícia Conceição

A lei que garantirá o piso nacional do magistério aos 5 mil professores baianos com formação em nível médio será enviada à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na próxima semana. “Estamos fazendo estudos técnicos para mandar uma lei para a Assembleia para corrigir o piso desses professores”, afirmou o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, em entrevista ao programa Acorda pra Vida , da Rede Tudo FM 102.5, nesta quarta-feira (14). O titular da pasta voltou a contestar o levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que aponta a Bahia como um dos 17 estados brasileiros que não cumprem o piso, definido em R$ 1.451 para 2012. “Isso não é uma informação verdadeira, até porque o índice de reajuste foi divulgado no início de março [...] O governo Wagner já paga o piso salarial desde 2009. Dos 37 mil professores, 32 mil já recebem de acordo com o piso. Apenas 5 mil profissionais de ensino médio, de uma carreira de extinção – eu quero deixar claro isso – estão abaixo do piso”, argumentou. O secretário ponderou ainda sobre as dificuldades orçamentárias das administrações municipais e estaduais em cumprir a nova lei. “Claro que o reajuste de 22% causou uma série de transtornos em muitos municípios, que não tem condições de pagar esse valor, mas aqui na Bahia nós já honramos esse compromisso, apesar de todas as dificuldades”, disse. Os educadores das redes estadual e municipal de ensino iniciaram, nesta quarta-feira (14), uma paralisação em todo estado que deve durar três dias.

Fonte: bahianoticias
Foto: Tiago Melo

Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS

quarta-feira, 14 de março de 2012

CNTE divulga tabela de salários do magistério nos estados

De acordo com informações repassadas pelos sindicatos filiados à CNTE, 17 estados não pagam o piso anunciado pelo MEC (R$ 1.451,00) e o mesmo número não cumprem a jornada extraclasse definida na Lei 11.738. Por isso, nos próximos dias 14, 15 e 16, os/as trabalhadores/as da educação básica pública promoverão Greve Nacional para denunciar os gestores que não cumprem a Lei do Piso, sobretudo de forma vinculada à carreira profissional e com a destinação de no mínimo um terço da jornada de trabalho do/a professor/a para atividades extraclasse.
Em relação à tabela abaixo, importante destacar:
1. O piso nacional do magistério corresponde à formação de nível médio do/a professor/a, e sua referência encontra-se localizada na coluna "Vencimento" da tabela.
2. Os valores estabelecidos para a formação de nível superior são determinados pelos respectivos planos de carreira (leis estaduais).
3. A equivalência do piso à Lei 11.738, nesta tabela, considera o valor anunciado pelo MEC para 2012 (R$ 1.451,00). Para a CNTE, neste ano, o piso é de R$ 1.937,26, pois a Confederação considera (i) a atualização monetária em 2009 (primeiro ano de vigência efetiva da norma federal), (ii) a aplicação prospectiva do percentual de reajuste do Fundeb ao Piso (relação ano a ano); e (iii) a incidência de 60% para pagamento dos salários dos educadores, decorrente das complementações da União feitas através das MPs nº 484/2010 e 485/2010.
4. Nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, as remunerações correspondem ao subsídio implantado na forma de uma segunda carreira para os profissionais da educação. Os valores integram vantagens pessoais dos servidores, e os sindicatos da educação cobram a aplicação correta do piso na carreira do magistério.
5. Na maioria dos estados (e também dos municípios), a aplicação do piso tem registrado prejuízos às carreiras do magistério, ofendendo, assim, o dispositivo constitucional (art. 206, V) que preconiza a valorização dos profissionais da educação por meio de planos de carreira que atraiam e mantenham os trabalhadores nas escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. (CNTE, 12/03/12)
Diretoria Executiva da CNTE

Noticias da Creche Dom Eduardo

REFEITÓRIO DA CRECHE - ANTES E DEPOIS

 ANTES


DURANTE...

DURANTE......

ANTES...

DURANTE...

DEPOIS!!!
 DEPOIS!!!!

segunda-feira, 12 de março de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTERINSTITUCIONAL DO PROGRAMA MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO

VAI ACONTECER NO DIA 15-03-2012, ÀS 15:30 H, NO ESCRITÓRIO REGIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, SITUADO NA AVENIDA VEREADOR MARCUS PAIVA, 480, ILHÚES-BA., REUNIÃO ENTRE O MINISTÉRIO PÚBLICO E TODOS OS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB, ENCONTRO QUE VISA O PLANEJAMENTO CONJUNTO DE MEDIDAS A SEREM EXECUTADAS PARA O ANO DE 2012, PARA O EFEITO DE PRIORIZAR A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ASSEGUREM O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, INCLUINDO OBRAS DE REFORMA E CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS, SEGURANÇÃO INTERNA E NO ENTORNO, DIMINUIÇÃO DE FATORES DE RISCO DE SAÚDE E EVENTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE.

A PAUTA DESTA REUNIÃO SERÁ A SEGUINTE:

1. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA O MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO NO ANO DE 2011 EM ILHÉUS, ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTERINSTITUCIONAL;

2. ELABORAÇÃO CONJUNTA DO PLANO PARA 2012,COM INDICAÇÓES DE PROVIDÊNCIAS VISTAS COMO NECESSÁRIAS PELO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO DO FUNDEB.

3. INCLUSÃO NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DE EVENTOS ANUAIS, COMO SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO, SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROGRAMA O MP E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO, SIMULADO DE INCÊNDIO, COMO FATORES ATRATIVOS DE TURISMO DE NEGÓCIOS/EVENTOS.

ITABUNA E ILHÉUS TEM 66 MIL ANALFABETOS

Itabuna e Ilhéus têm mais de 66 mil analfabetos, sendo 35 mil com idade entre 15 e 24 anos. A pesquisa realizada pelo IBGE foi publicada com exclusividade pelo Jornal A Região deste final de semana.
Ilhéus é o município do sul da Bahia com maior número de pessoas que não sabem ler nem escrever. São 34.422 analfabetos, sendo mais de 80% negros e pardos.
Ilhéus conta com 18.203 com idade entre 15 e 24 anos que nunca frequentaram a escola. Na faixa etária entre 40 e 59 anos são 6.664 pessoas.
Em Itabuna, existem 32.794 pessoas que não sabem ler nem escrever, sendo 17.413 com idade entre 15 e 24 anos. Itabuna tem ainda 6.486 pessoas com mais de 60 anos que nunca frequentaram uma aula.

sexta-feira, 9 de março de 2012

CONVOCAÇÃO DO CONCURSO DE ILHÉUS

A PREFEITURA CONVOCOU ONTEM, 08/03, OS APROVADOS NO CONCURSO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR, NUTRICIONISTA E MOTORISTA.

OS APROVADOS DEVERÃO COMPARECER A PARTIR DE HOJE, NO 3º ANDAR DO ANEXO, DAS 12 ÀS 18H PARA APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO E COMEÇAR A TRABALHAR.

terça-feira, 6 de março de 2012

COMITÊ MOBILIZAÇÃO EDUCAÇÃO ILHÉUS - COMSEI: Escolas já podem inscrever seus alunos na Olimpíad...

COMITÊ MOBILIZAÇÃO EDUCAÇÃO ILHÉUS - COMSEI: Escolas já podem inscrever seus alunos na Olimpíad...: A Guilhotina Escolas interessadas em participar da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)...

Escolas já podem inscrever seus alunos na Olimpíada de Matématica de 2012

  A Guilhotina
Escolas interessadas em participar da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem se inscrever até 30 de março no site do evento. A competição, promovida pelo ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa),  é destinada a alunos do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental e para os do ensino médio.
No ano passado, 18,7 milhões de estudantes de 44 mil escolas participaram da olimpíada, que é organizada em duas fases. A primeira prova é objetiva e será aplicada no dia 5 de junho. Os alunos com os melhores resultados são selecionados para a segunda fase, composta de prova discursiva, marcada para o dia 15 de setembro.
Os 400 melhores alunos do ensino fundamental e os 100 melhores do ensino médio receberão medalhas de ouro. Os participantes ainda poderão conquistar medalhas de prata e bronze, totalizando mais de 4 mil premiações. Também serão concedidas menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Já os professores dos alunos premiados receberão tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. As escolas com bom desempenho na olimpíada também podem ser contempladas com computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus
O regulamento está disponível no site da Obmep. As informações são da Agência Brasil.