quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prefeito torce para que seja mantido o Ideb de Itacaré

 Ideb da Escola Maria Benjamina foi de 5,6.
Os dados do Ministério da Educação comprovam que Itacaré foi um dos municípios brasileiros que mais evoluíram com relação à qualidade do ensino público nos últimos anos. Em 2011 o salto foi espetacular no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na primeira fase do ensino fundamental (4º e 5º ano).
De acordo com o MEC, em um período de dois anos, a evolução no ensino público de Itacaré foi de quase dois pontos. A pontuação do município subiu de 2,8, em 2009, para 4,6 em 2011, atingindo, já no ano passado, a meta estabelecida para 2021.
O índice de Itacaré é superior ao de municípios maiores como Itabuna (4,3), Ilhéus (3,9), Feira de Santana (3,5), Alagoinhas (3,6), Itapetinga (4,4) e Vitória da Conquista (3,4). Itacaré pulou da 387º para 33º colocação entre os 417 municípios da Bahia.  Foi o terceiro município com maior evolução na Bahia.
Projetos
O prefeito Antônio de Anízio (PC do B) destaca que o Ideb de Itacaré era de 2,2 em um passado não tão distante. Ele afirma que está torcendo para que os programas que deram certo em seu governo sejam mantidos pelo seu sucessor. “O mais importante que a disputa política é o povo”.
Para Anízio, já será um grande avanço se o próximo gestor conseguir manter o Ideb conquistado na sua gestão, “pois aumentamos de 2,8 para 4,6 e a nossa meta era ultrapassar os 5,0 na próxima avaliação do Ministério da Educação. Para isso implantamos projetos para curto e longo prazo. Com isso, milhares de crianças aprenderam a ler e escrever”, explica o prefeito.
A Prefeitura de Itacaré investiu muito na qualificação dos profissionais da educação, na construção de novas escolas, transporte e merenda escolar de qualidade.  Os alunos da Escola Maria Benjamina Cruz foram os que tiveram o melhor desempenho, com a pontuação de 5,6, superando a meta, que era de 3,4 para 2011. Os estudantes já alcançaram a meta de 2019.
Ascom Itacaréwww.itacare.ba.gov.br
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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Discussão sobre saúde e educação de qualidade reuniu especialistas em Ilhéus

Cerca de 750 pessoas participaram do ‘III Seminário Integrador – O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Educação, saúde e respeito aos direitos humanos como bases para um desenvolvimento sustentável’, que aconteceu nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. O evento contou com a presença da estudante de Santa Catarina Isadora Faber, de 13 anos, autora da página no Facebook "Diário de Classe", que participou da entrevista interativa ‘Primavera estudantil – O aluno como sujeito de direitos e a influência das redes sociais’. Ela foi entrevistada por Régia Valléria Franca Rodrigues, do Senac Bahia.Isadora Faber, que cursa a 7ª série de uma escola pública de Florianópolis, ficou famosa ao descrever no Facebook o estado precário da instituição Maria Tomázia Coelho. Em quatro meses, a página "Diário de Classe" recebeu mais de 389.000 "curtidas" na rede social. Durante a entrevista, Isadora destacou que os alunos relatavam problemas à direção da escola, mas a situação só foi modificada após a publicação na página eletrônica. “Cerca de 15 dias após a primeira postagem, a escola foi reformada”, disse ela, ressaltando que o trabalho deu resultado porque sensibilizou a comunidade escolar, que se uniu para promover as mudanças necessárias.
O seminário teve o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a importância de garantir educação e saúde de qualidade, além de proporcionar a troca de experiências positivas nestes e em outros campos, como combate à corrupção e cidadania. A programação contou com diversos debates, tais como, ‘Do direito de educar ao direito de aprender – uma discussão atualizada sobre o direito à educação’, que teve a participação da promotora de Justiça Maria Amélia Góes; ‘O pacto federativo e a garantia dos direitos à educação e saúde’, ministrada pelo representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ubirajara Augusto, e pelo representante do Fórum Estadual de Educação, Nildom Pitombo; ‘O combate à corrupção como instrumento de garantia de saúde e educação de qualidade para todos. O que você tem a ver com a corrupção?’, realizada pelo promotor de Justiça Adriano Marcus Assis.
Professores de universidades e representantes de instituições públicas e privadas que são parceiras do programa ‘O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos’ participaram do evento. Também ocorreram palestras sobre temas como ‘O direito à saúde no Estado da Bahia – A efetividade do trabalho em parceria’, ministrada pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Defesa da Saúde do MP (Cesau), Rogério Queiroz; ‘Direitos humanos das mulheres e reflexões sobre a violência de gênero’, promovida pela promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Defesa da Mulher (Gedem), Márcia Teixeira; e ‘Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – retrospectiva, resultados e perspectivas’, apresentada pelo promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação e Gilvânia Nascimento, da Uesc.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Programação do III Seminário Integrador- Confira

Confira no link abaixo a programação do dia 21.11.2012 do III Seminário Integrador do Programa O MP e os Objetivos do Milênio.
Aguardamos todos vocês.

PROGRAMAÇÃO DO III SEMINÁRIO INTEGRADOR

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO FARÃO NOVA PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA

Em assembléia realizada na tarde desta terça-feira (20), no auditório do IME-Centro, os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino decidiram realizar uma nova paralisação de advertência de dois dias, em sinal de protesto contra o atraso do pagamento dos salários referentes ao mês de outubro. A nova paralisação acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro.

Também ficou decidido pela categoria que acontecerá uma nova assembléia no próximo dia 28, às 14 horas, no auditório do IME-Centro, para discutir os rumos do movimento e avaliar se novos protestos serão realizados pelos trabalhadores em educação como forma de sensibilizar o prefeito Newton Lima para a necessidade de quitar os salários dos servidores. De acordo com a presidente da APPI-APLB/Sindicato, Enilda Mendonça, os salários deveriam ter sido quitados até o quinto dia útil do mês, mas até agora, mais de 20 dias depois, os trabalhadores ainda não receberam seus vencimentos.

Esta semana a categoria realizou uma paralisação de advertência de dois dias, na segunda e na terça-feira, na esperança de que os salários do mês de outubro fossem quitados. Como não houve resposta, os trabalhadores decidiram por uma nova paralisação. Além disso, logo após a assembléia os trabalhadores seguiram em caminhada até a porta do Palácio Paranaguá, sede do Governo Municipal, onde foi realizado um ato público cobrando da administração mais compromisso com a educação e explicando sobre o os motivos da paralisação.

DIA 20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alunos em casa, professores parados.

Ilhéus amanhece sem aula outra vez, parada, paralisações, estado de greve, greves, salários atrasados, professores cansados, stressados, desinteressados, falta saúde, falta vales, falta compromisso, comprometimento,  respeito, gestão plena não existe, estruturas precárias, valores longe de serem reconhecidos, pais e mães omissos ao sistema, filhos doentes, com fome, sem cultura, sem futuro, as drogas nas portas dos prédios públicos por falta de vigilância, quem os guarda, também recebem com atraso, gestão delinquente aos direitos garantidos no art. 5º da constituição federal, juízes em atraso aos julgamentos das imensas listas de processos contra o erário público, Ministério público desacreditado e confuso perante a morosidade nos julgamentos das ações, Câmara de vereadores não conseguiu em anos descobrir sua representação, responsabilidades, a inoperância diante de fatos tão relevantes a qual ela fiscaliza e avaliza, em contra mão a sociedade, essa cabe-lhe apenas olhar, sem múrmuros, cabisbaixa, vendo o mar pegar fogo para assar peixe. Verdade, Verdadeira, a quem interessa e quem são os verdadeiros culpados das crianças sem aulas?

domingo, 18 de novembro de 2012

Programação do III Seminário Integrador- Confira

Confira no link abaixo a programação do dia 21.11.2012 do III Seminário Integrador do Programa O MP e os Objetivos do Milênio.
Aguardamos todos vocês.

PROGRAMAÇÃO DO III SEMINÁRIO INTEGRADOR

O perfil ideal do secretário municipal de Educação

Postado por Todos pela Educação.

Especialistas apontam como deve agir um bom gestor para a área

 
O perfil ideal do secretário municipal de Educação
 
Elza Fiúza/ABr

Mariana Mandelli

No dia 07 de outubro, as 5.565 cidades brasileiras definiram seus novos prefeitos e, consequente e indiretamente, novos secretários municipais de Educação virão. A escolha é decisiva para determinar os rumos da base da Educação brasileira nos próximos 4 anos. Afinal, as redes municipais são responsáveis por atender a demanda da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Os secretários são escolhidos pelos prefeitos. Por isso, durante a campanha, nem sempre é possível saber qual nome ocupará a pasta. “Os critérios de nomeação nem sempre são objetivos. Na maior parte das vezes, pesa a relação de confiança”, explica Sinoel Batista, consultor de gestão municipal.

A responsabilidade do gestor da Educação do município é grande, ressaltam os especialistas. “É o cargo mais importante num município, depois do prefeito. Por isso, é uma vaga muito visada. Na caneta desse gestor está 25% do orçamento de toda a prefeitura. Escolher um nome errado tem impacto em toda a gestão municipal”, afirma Flávio Caetano da Silva, professor da pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Para saber quais características formam o perfil ideal de um bom secretário de Educação, o Todos Pela Educação conversou com gestores, especialistas em financiamento e políticas educacionais e com entidades que fiscalizam o processo eleitoral. Abaixo, os principais aspectos ressaltados por eles.


Ser comprometido com a qualidade da Educação
O secretário deve ser alguém interessado pela área que vai administrar, apresentando propostas sólidas que demonstrem o seu entendimento do tema e sua vontade de mudar. “O compromisso com a ampliação do acesso à Educação pública e com os gastos em manutenção e desenvolvimento de ensino, objetivando a qualidade da Educação municipal são dois exemplos disso”, relata a professora Thereza Adrião, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O comprometimento com o investimento na área, segundo os pesquisadores, tem relação direta com a qualidade. “As metas do PNE (Plano Nacional de Educação) implicam numa maior participação da União, já que os municípios não darão conta. Por isso, é importante o candidato ter clareza nessa questão”, afirma Andréa Barbosa Gouveia, do Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conhecer a área da Educação
Ter noções pedagógicas, conhecer os programas do Ministério da Educação (MEC) – como o Plano de Ações Articulada (PAR), por exemplo – e compreender a legislação da área. Estes são apenas alguns dos aspectos que o secretário deve ter para gerir bem a rede.

“Ele deve conhecer a Educação como um todo: dados das dificuldades dos alunos, perfil dos estudantes, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bons projetos e experiências já desenvolvidas na área”, afirma a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa.

Os especialistas destacam que é importante o secretário ser da área de Educação – porém isso não é vital caso ele construa uma equipe técnica consistente.

Montar uma boa equipe
Montar uma equipe que dê as condições básicas para que os projetos se realizem é tão fundamental quanto a escolha de um bom nome para ocupar o cargo de secretário. “Nenhum gestor vai reunir todas as características ideais. Isso não existe. Portanto, a melhor opção é reconhecer os pontos fracos e contratar pessoas que sejam fortes nesses aspectos para formar a equipe técnica”, resume Sinoel Batista.

Ser um bom articulador
O compromisso do secretário com o caráter público da gestão passa pela capacidade de articulação entre os vários segmentos interessados na Educação do município. “Por essa razão, o gestor deve ter disposição para o debate porque, se a Educação é questão pública, vários interesses, concepções, posições estarão presentes, expressos por segmentos diversos”, explica Tais Moura Tavares, professora do Núcleo de Política, Gestão e Financiamento da Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Um gestor público necessita estar disposto a reconhecer as diferenças, os conflitos e ter capacidade de negociação.”

Cleuza Repulho, presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretária de São Bernardo do Campo (SP) lembra também a relação com os sindicatos. “O secretário tem que saber dialogar com os professores, coordenadores e diretores para obter os melhores resultados para a rede”, afirma.

Propor uma gestão democrática
O secretário deve dialogar com as comunidades escolares e com a população em geral, valorizando o debate que ocorre nos conselhos escolares e no Conselho Municipal de Educação da cidade. “Esses dois mecanismos são responsáveis por democratizar a política educacional de uma cidade”, afirma Flávio da Silva, da UFSCar. Ele também destaca a importância do plano municipal de Educação ser discutido com a sociedade.

Ter conhecimento da realidade educacional do município
Conhecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede – incluindo os patamares de proficiência em português e matemática que o índice oferece –, bem como os resultados das avaliações estaduais e municipais é essencial para traçar um plano de melhoria. “O gestor precisa ter clareza dos dados para poder colocar metas factíveis e organizar bem o seu orçamento”, afirma Cleuza Repulho, da Undime. “É fundamental ter envolvimento com o diagnóstico da rede.”

Ter vida pregressa limpa
Estar munido de dados concretos sobre os candidatos é um dos principais fatores que ajudam a decidir o voto. “O eleitor pode procurar informações nos tribunais de conta, em processos judiciais e até observar se o político é devedor do INSS”, diz Claudio Weber Abramo, diretor executivo da Transparência Brasil, organização independente que luta contra a corrupção. “Nas capitais, temos uma mídia atuante, que denuncia irregularidades e amplia o acesso a informação. Já nas cidades pequenas, a situação é bem mais complicada”, lembra ele.

Efetivar o regime de colaboração
Apesar de estar previsto na Constituição, o regime de colaboração entre os entes federados existe, segundo os especialistas, somente no papel. É o regime que define a forma como estados, municípios e governo federal devem cooperar entre si para a oferta dos serviços educacionais – ou seja, que demarca as responsabilidades e a divisão dos recursos para cada um. Sem ele, não há como criar um Sistema Nacional de Educação.

“A Educação Básica é compartida entre os entes federados, ou seja, é responsabilidade da União, estados e municípios e o cidadão está sujeito ao que se decida em todas essas esferas”, afirma Tais Tavares da UFPR. “O aluno que sai de uma escola municipal para uma estadual, por exemplo, tem direito a uma articulação entre as gestões – há necessidade de continuidade do acompanhamento. Ou seja, ele não é um cidadão ‘municipal’ que passa a ser ‘estadual’. Ele é uma criança ou um adolescente no meio de um percurso educacional, que precisa ser mantido para garantir o direito a uma educação de qualidade”, completa.

Tais ainda lembra que existe uma grande mobilidade das populações entre municípios, principalmente nas regiões metropolitanas. “Não dá para cada município gerir a Educação isoladamente se a população circula na região cotidianamente. Não tem sentido uma mãe andar três quilômetros para levar a criança para a creche se a uma quadra da sua casa, no outro município, há uma creche pública.”

Dar continuidade às políticas da gestão anterior
É muito comum a troca de partidos na prefeitura implicar no fim de projetos começados pela sigla anterior – mesmo que os programas implementados estivessem dando certo. Para os especialistas, esse tipo de atitude dos novos prefeitos é nefasta para a rede municipal.

“A descontinuidade tem sido um dos grandes problemas na política educacional. Propor uma visão não imediatista dos resultados das políticas sociais implica em não abandonar o que vem se fazendo apenas porque é da gestão anterior ou do ‘adversário’”, diz Tais Tavares, da UFPR.

Flávio da Silva, da UFSCar, ressalta que o secretário que deixa o cargo deve ser cuidadoso nas informações e contas que deixa para o seu substituto. “Acontece com frequência de se deixar grandes dívidas para o próximo a assumir o mandato.”

Articular políticas intersetorais
Pesquisas demonstram cada vez mais que, para o atendimento de crianças na primeira infância, há a necessidade de políticas que cruzem, especialmente, Educação, saúde e assistência social. “Alunos que estão em locais onde há maior aporte de equipamentos públicos e acesso a politicas de saúde, assistência e cultura, têm melhor desempenho escolar. Está na hora de propor políticas que articulem essas áreas. Isso potencializa o uso dos recursos de cada área e gera efetividade. Para a Educação, tem impactos importantes nas condições do aluno e na qualidade de ensino”, relata a pesquisadora Tais Tavares, da UFPR.

PESQUISA MOSTRA QUE CORRUPÇÃO NA EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS RESULTA EM IDEB MAIS BAIXO

Mariana Mandelli
Quanto mais corrupção, menos Educação. A máxima, que parece óbvia quando se pensa apenas no aspecto da infraestrutura, ganha contornos ainda mais tristes quando se observa o impacto que esse tipo de crime tem na aprendizagem dos estudantes. Um levantamento com base em auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) em 556 cidades do País revela que os municípios com as administrações mais corruptas são aqueles que têm os resultados mais baixos nas avaliações nacionais.
A pesquisa intitulada “Corrupção e políticas públicas: Uma análise empírica dos municípios brasileiros” foi a tese de doutorado do professor Clóvis Alberto Vieira de Melo, defendida em 2010 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – hoje, Melo leciona na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O pesquisador utilizou os relatórios da CGU referentes a verbas do governo federal transferidas para 556 prefeituras e verificou que em 63,6% delas havia corrupção em áreas como Educação e saúde. 
A análise de Melo mostrou que os desvios de verbas públicas implicam em menos aprendizagem dos alunos e maiores taxas de evasão. Quanto mais denúncias, menor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), consequência de piores notas no Saeb e maiores taxas de reprovação.
De acordo com ele, nas cidades com administração corrupta, a infraestrutura escolar se mostra mais precária: salas superlotadas, poucas bibliotecas e corpo docente menos qualificado e pior remunerado.
“A corrupção tira os insumos e isso impacta em menos salário para o professor, menos merenda, menos equipamento escolar”, atestou Melo. “O prefeito recebe a verba para construir o refeitório, mas só faz a cozinha e as crianças comem no corredor”, exemplifica. “Os municípios mais pobres são os mais corruptos.” De acordo com ele, nas cidades pequenas as causas da corrupção vão da fragmentação da Câmara municipal à proximidade entre o prefeito e a população, criando espaço para favorecimentos pessoais.
“Um ambiente escolar com infraestrutura precária é menos propício à atividade pedagógica, criando espaços piores para o ensino”, explica o professor.
Melo sugere duas possíveis soluções para o panorama revelado por sua tese: a capacitação das equipes técnicas das secretarias e uma maior mobilização social – segundo ele, apenas 17% das cidades avaliadas tinham conselho municipal de Educação funcionando.
“A qualidade da gestão se deve muito a questões burocráticas. Quanto mais pessoas comexpertise para lidar com a administração, melhor”, afirma. “Além disso, mecanismos que funcionem como link entre o gestor e a população também podem ajudar.”
MANDELLI, Mariana. Todos pela Educação. 14 set 2012. Disponível em http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/24....

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

III SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROGRAMA O MP E OS OBEDUCAÇÃO, SAÚDE E RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS COMO BASES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Adicionado por Clodoaldo Silva da Anunciação   em O MP e os Objetivos do Milênio

Detalhes do evento

III SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROGRAMA O MP E OS OBEDUCAÇÃO, SAÚDE  E RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS COMO BASES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Horário: 20 novembro 2012 às 11:00 a 21 novembro 2012 às 18:00

Local: Auditório Paulo Souto
Rua: Rod. ILHÉUS-ITABUNA - SALOBRINHO
Cidade: ILHEUS

Telefone:  71 3321 98 48  E  73 3215 4129 

Descrição do evento

O evento tem como propósito a construção, por meio de um dia de debates e discussões entre autoridades, sociedade civil organizada e comunidade envolvida, de um conjunto de pensamentos que visam, através de ações acadêmicas e comunitárias, dinamizar os atores sociais na defesa dos direitos humanos face à realidade da Região Sul da Bahia, principalmente nos âmbitos da educação e da saúde
OBJETIVOS
Conscientizar o cidadão da importância de se garantir educação e saúde de qualidade para todos Mobilizar a comunidade para a defesa dos direitos fundamentais, Trocar experiências exitosas e resultados no âmbito da saúde, educação, cidadania, direitos humanos e combate à corrupção,  planejando ações futuras do Programa “O MP e objetivos do milênio: saúde e educação de qualidade para todos”.
Fortalecer as parcerias no âmbito do Programa, principalmente com a adesão do corpo docente e discente do Curso de Direito e do Curso de Pedagogia da UESC, sem detrimento de outros interessados, visando ações extensionistas que promovam e incentivem a cultura dos direitos humanos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MP cria incentivos para alfabetização de crianças com até oito anos

Agencia da Câmara

Segundo o governo federal, 15% dos meninos e meninas nessa faixa etária não estão completamente alfabetizados, ou seja, não sabem interpretar um texto simples e não dominam as operações matemáticas elementares.
A Câmara analisa proposta que estabelece incentivos para a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade (Medida Provisória 586/12). Entre as medidas criadas pela MP está a oferta de cursos de capacitação para os professores e de prêmios para escolas e docentes. O texto ainda prevê a realização de um exame nacional ao final da terceira série do ensino fundamental para avaliar o desempenho dos alunos.

O programa deverá custar R$ 2,7 bilhões até 2014. Segundo o Ministério da Educação, a verba a ser aplicada em 2013 (R$ 1,1 bilhão) já está prevista no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) que está em fase de análise pelo Congresso.

De acordo com o governo federal, os professores alfabetizadores deverão frequentar um curso de formação continuada durante dois anos, com 120 horas-aula por ano. A ideia é que eles tenham acesso a técnicas de elaboração de planos de aula, de sequências didáticas e de avaliação diagnóstica. Os docentes que participarem dessas atividades receberão uma bolsa mensal – o valor será definido pelo Ministério da Educação. Hoje, há 360 mil professores que atuam nessa etapa do ensino.

O chamado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa também prevê distribuição de materiais didáticos específicos para alfabetização, como livros, jogos didáticos e tecnologias específicas. Outra medida é a distribuição de prêmios em dinheiro para escolas e professores que fizerem avanços reconhecidos na área. A partir de 2014, serão R$ 500 milhões em bônus.

A presidente da República, Dilma Rousseff, explicou a importância dessas medidas durante o lançamento do programa, no dia 8 de novembro: “A insuficiência de aprendizado das crianças brasileiras da escola pública está na raiz da desigualdade e da exclusão.” O programa, segundo a presidente, é “o ponto de partida para que todos os brasileiros, independentemente da sua origem, da sua classe ou da sua cor, tenham, quando chegar a hora, oportunidade de competir sempre em igualdade de condições.”

Avaliação
A avaliação do programa será feita por meio de uma prova a ser feita pelos alunos da rede pública ao final da terceira séria do ensino fundamental. O exame ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação) e será obrigatório para todos os alunos.


“Não há como aferir se as crianças estão seguindo um ciclo de alfabetização efetivo sem avaliar. E não há como fazer isso sem fazer testes objetivos. Principalmente, se quisermos evitar que as crianças cheguem à quinta série sem conseguir dominar a leitura e as operações matemáticas simples”, argumentou Dilma. O primeiro exame desse tipo será aplicado em 2014.

Tramitação
A MP 586/12 será analisada em uma comissão mista de deputados e senadores. Depois, será votada pelos plenários da Câmara e do Senado. Ela passará a trancar a pauta de onde estiver tramitando a partir do dia 3 de fevereiro de 2013.
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Daniella Cronemberger

NOVA PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA NA REDE MUNICIPAL

Diante do atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de outubro, os trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus decidiram, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, dia 13, no auditório do IME-Centro, fazer uma nova paralisação de advertência, desta vez de dois dias, na segunda-feira (19) e na terça (20). A categoria já havia feito uma paralisação de advertência na última segunda-feira, em sinal de protesto, mas como os salários não foram quitados, a decisão da assembleia foi realizar um novo movimento.
Os trabalhadores em educação decidiram ainda que vão realizar uma nova assembleia na próxima terça-feira (20), às 14 horas, no auditório do IME-Centro, para avaliar os rumos do movimento. Logo depois o grupo seguirá em passeata para a praça J.J.Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá, onde acontecerá um ato público como forma de sensibilizar  o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, para a necessidade de pagamento dos salários dos trabalhadores em educação.
Já os professores contratados decidiram, também em assembleia, que não mais trabalharão a partir do dia 1º de dezembro. O motivo seria o atraso no pagamento de salários e a falta de garantias quanto ao pagamento do salário de dezembro. Os trabalhadores em educação vão tentar encerrar as atividades até o dia 30 de novembro e garantiram que vão informar sobre a decisão à direção das unidades escolares para que possam encontrar uma solução sem prejudicar o ano letivo dos alunos. Os contratados reconhecem os prejuízos para o ensino público, mas garantem que nesse momento está em jogo o respeito aos trabalhadores que tem mostrado dedicação ao longo de todo esse ano, mas que não vem sendo tratados com dignidade por parte do governo municipal.

sábado, 10 de novembro de 2012

Lideranças comunitárias promovem boas práticas de interação família-escola-comunidade em Ilhéus

Postado por Blog da Mobilização

Cartilha da Mobilização é apresentada em reunião de pais
na Escola Municipal Cantinho do Recreio, em Ilhéus
As experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em Ilhéus, no Sul da Bahia, são tema do terceiro relato que compõe a atualização do Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação. Coordenadas por lideranças com forte vínculo comunitário, as iniciativas empreendidas no município com a finalidade de aproximar pais e educadores para que, em conjunto, atuem em prol da melhoria da qualidade da educação, têm alcançado resultados significativos, mesmo sem a participação da gestão do ensino municipal.
Entre outras conquistas, membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus apontam a redução gradativa da resistência dos profissionais da educação em relação à participação dos pais na rotina das escolas; maior aproximação entre pais e educadores; e mudança da dinâmica das reuniões de pais, que têm incluído na pauta a importância dos pais participarem não somente do acompanhamento educacional dos filhos, mas também da cobrança junto ao poder público de elementos ligados à educação de qualidade, como a entrega da merenda escolar dentro dos parâmetros estabelecidos por lei.
Além desses resultados, a parceria pontual com órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público, tem sido fundamental para garantir o conjunto diverso de atividades de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas em Ilhéus.
As ações locais incluem realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação; disseminação da mobilização social em outros municípios; instituição e lei do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação; realização de ações de mobilização em escolas e em eventos diversos; formação de universitários para atuarem como mobilizadores; realização de ações intersetoriais com a Saúde; estabelecimento de parceria com o Sindicato de Professores e com o Ministério Público Estadual; e divulgação da mobilização social pela educação na mídia.
Acesse aqui a experiência de Ilhéus (BA) que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos desse relato podem te auxiliar na replicação dessa prática de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.
Postado por Maisa Cardoso

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Educação aprova criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia

Agencia da Câmara

Leonardo Prado
Waldenor Pereira
Pereira: nova universidade faciltará o desenvolvimento regional.
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, nesta quarta-feira (31), o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pela proposta, a nova instituição terá sede no município de Barreiras.
O relator, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), apresentou parecer pela aprovação. Ele ressaltou que a UFOBA trará grandes benefícios culturais e científicos para a região.

Na UFOBA, serão oferecidos 35 cursos de graduação, que deverão atender a 7.930 estudantes. Inicialmente, a universidade contará com quatro campi nos municípios de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.
Impacto orçamentário
Com a nova instituição, será necessária a criação de 765 cargos públicos efetivos, além de outros cargos de direção e funções gratificadas, que terão um impacto orçamentário estimado em R$ 9,67 milhões no exercício de 2013.
A microrregião de Barreiras conta com sete municípios e tem uma população aproximada de 280 mil habitantes. O texto, elaborado pelos ministérios do Planejamento e da Educação, sustenta que a oferta de alternativas de ensino superior público e gratuito, especialmente à população mais pobre, é condição essencial para o desenvolvimento regional.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Marcelo Oliveira