sexta-feira, 31 de maio de 2013

Governo da Bahia negocia com professores das universidades estaduais

As secretarias estaduais da Educação, da Administração e das Relações Institucionais negociaram uma proposta de acordo com os representantes sindicais dos professores das universidades estaduais, com a interveniência do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia. Após nove rodadas de negociação, a proposta assegura um ganho entre 17,30% e 22,58% para a categoria entre maio deste ano e dezembro de 2014.
No documento finalizado na reunião de terça-feira (28), pelos representantes governamentais e sindicais, junto com os reitores, fica assegurado o reajuste de 7% sobre o vencimento básico de todas as classes e níveis em 2014, sendo 4% em junho e 3% em dezembro. Além disso, garantida a incorporação do saldo remanescente da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) ao vencimento básico ainda este ano, nos meses de maio, novembro e dezembro.
Agora, as representações sindicais dos docentes vão levar a proposta para avaliação de suas bases. Depois da aprovação será assinado o acordo e, posteriormente, encaminhado o projeto de lei para à Assembleia Legislativa.
Com essa proposta, a remuneração de um professor assistente com título de mestrado, passará de R$ 4.139,89, em dezembro de 2012, para R$ 4.978,53 somando-se os ganhos previstos conforme o cronograma proposto, sem contar as vantagens pessoais. Já a remuneração de um professor adjunto, dos R$ 5.384,25 em dezembro de 2012, passará a R$ 6.599,84, também sem contar as vantagens pessoais.
Ganho real
Considerando a remuneração em 2006, os professores universitários terão um ganho real médio de 45,16% ao longo do atual governo. Os salários dos professores adjuntos e titulares irão dobrar em termos nominais, valorizando 108,47% no período. Descontando-se a inflação, o ganho real consolidado será de 51,33%. É o que acontece com um adjunto, por exemplo, que de R$ 3.165,87 em 2006, chegará a R$ 6.599,84 em 2014.
Já os salários dos professores auxiliares e professores assistentes terão valorização de 85,15% e 97,79% em termos nominais, respectivamente. Descontando-se a inflação, terão um ganho real entre 34,40% e 43,58%. Um professor assistente, que em 2006 tinha a remuneração de R$ 2.517,02, chegará a R$ 4.978,53 em 2014, sem incluir as vantagens pessoais.
Postado por Blog do Thame

terça-feira, 28 de maio de 2013

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS


Comissão de Divulgação da II Conferência Municipal de Educação de Ilhéus.
A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS, SOBRE O TEMA: O Plano Nacional de Educação - PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, está sendo organizada pela Comissão formada pelos representantes da SEDUC, DIREC-06, APPI, CME, CACS/FUNDEB, COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE ILHÉUS, PAIS , ESTUDANTES, CÂMARA DE VEREADORES, UNCME, ESCOLAS PRIVADAS, GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, e acontecerá nos dias 03 e 04 de junho de 2013 no auditório da Faculdade de Ilhéus.
É um momento importante e especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Tem como objetivo geral Propor política Nacional de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino. Nos objetivos específicos teremos entre outros: Avaliar a implementação das deliberações da Conferência Nacional de Educação/2010, verificando impactos e procedendo às atualizações de propostas para a elaboração de políticas nacionais de educação. Os eixos em destaque para as discussões e retirada de propostas para a Conferência Estadual serão:
EIXO I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização   e Regulação ; EIXO II -Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos ; EIXO IV- Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação,Condições de Participação e Aprendizagem ; EIXO V – GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL;EIXO VI -Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; EIXO VII- FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO,GESTÃO,TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS.
As inscrições para prenchimento das quatrocentas vagas para participação e discussões nos eixos  acontecerão no período de 27 a 29.05.2013 na  SECRETARIA DE EDUCAÇÃO –SEDUC, situada na Av. Soares Lopes,nº 840 na sala do Conselho Municipal de Educação-CME no horário de 09 ás 12 horas e das 14 às 17 horas.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Participação popular fortaleceu Conferência de Educação de Coaraci

Eduardo Cesar Gomes – Presidente da APLB Sindicato, Olivia Santana – Chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda da Bahia, Rosilene Vila Nova Cavalcante – Secretaria Municipal de Educação, Maria Olivia Mendes – Diretora da APLB Salvador, Adriana Santana – Presidente do Conselho de Educação De Coaraci

                O envolvimento de diversos segmentos da sociedade marcou a Conferência de Educação de Coaraci, realizada nos últimos dias 23 e 24, no Auditório Tânia Guimarães. Mais de 450 pessoas compareceram ao evento, contando com representantes dos poderes executivo e legislativo municipais, judiciário, sindicatos, conselhos, clubes de serviço, pais, alunos e gestores da educação das redes pública e privada. Ao final das discussões, foram eleitos dois delegados que representarão Coaraci na Conferência Estadual: o presidente do Sindicato da APLB, Eduardo César Gomes, e a secretária municipal de Educação, Rosilene Vila Nova Cavalcante.

 O tema central abordado durante a Conferência foi: “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. A palestrante foi a chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia, Olivia Santana. Os participantes também assistiram a outras palestras e discutiram sete eixos temáticos relacionados ao assunto principal. No segundo dia do evento, foram divididos em quatro grupos de trabalho e elegeram os representantes municipais.

 Para a secretária municipal de Educação, a conferência foi um espaço democrático, que debateu um conjunto de propostas para a definição de atribuições entre os atores que norteiam e influenciam a Educação. “O envolvimento popular superou as expectativas, enriquecendo as discussões e fortalecendo as decisões que serão levadas à etapa Estadual. Assim, buscamos a efetiva qualidade social da educação em nosso país e, consequentemente, em Coaraci”, complementou.
ASCOM - COARACI

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projeto Sociocultural Criança Arte-Dança



             


 
As crianças necessitam de experiências de comunicação e expressão que lhes permita desenvolver a criatividade e interpretatividade através das atividades artísticas. Segundo Nanni (2002), o sucesso, a alegria, a excitação, a realização que as crianças experimentam a partir de atividades artísticas permitirão às mesmas receber reforço positivo, imediato e tão valioso à estruturação de sua personalidade, pois reforçam o autoconceito, a autoestima, autoconfiança e autoimagem.
É evidente que o sucesso nas habilidades físicas contribuem para melhorar a organização da dimensão subjetiva da criança, assim como as interrelações consigo, com os outros e com o mundo.
No ambiente escolar a arte, de uma maneira geral, tem sofrido importantes alterações conceituais. O ordenamento jurídico pátrio estabelece as diretrizes e bases da educação nacional através da Lei nº 9.394/96, a qual dispõe acerca da obrigatoriedade de constar como componente curricular o ensino da arte na educação básica. Os Parâmetros Curriculares Nacional de Arte, em consonância com a supracitada LDBE, estabelece, ainda, os objetivos da dança: a dança na expressão e na comunicação humana; a dança como manifestação coletiva; e a dança como produto cultural.
As vertentes da arte no ambiente educacional têm potencial para dialogar com outras áreas do conhecimento humano e promover a formação e transformação de cidadãos. Assim, a escola pode contribuir para que os indivíduos entrem em contato com atividades que, como a dança, sejam capazes de favorecer o desenvolvimento de sua capacidade criativa e investigativa no mundo.
Segundo FERREIRA (2005), a Dança na escola é um somatório da dança como arte e da dança como exercício físico, é também um misto de ritmos, músicas, coreografias, expressões espontâneas corporais, que podem ser conduzidas, medidas e orientadas no sentido de desenvolver as competências: organização do trabalho, tratamento de informação e participação na vida social.
Na Dança Escolar podemos desenvolver os quatro impulsos primários que o ser humano possui que são os sentimentos, o ritmo, o movimento e a expressão, os quais, ligados, irão desenvolver o impulso da dança, segundo MARCATO (1986).
A dança é um importante fator de inclusão social, Segundo Sassaki (2005), a inclusão consiste em adaptar os sistemas da sociedade em geral a eliminar os fatores que excluíam algumas pessoas do seu meio social, independente de suas diversidades humanas.
É nesse diapasão, que o Projeto Sociocultural Criança Arte-Dança tem por escopo trabalhar de forma integral o corpo, atingindo os objetivos relacionados à educação, saúde, prática esportiva, artística, social e cultural na faixa etária de 5 a 16 anos, oportunizando-os a perceber, experimentar e descobrir as diversas formas de movimento englobando a ludicidade e a socialização através da Dança/Educação.
 O Projeto Arte-Dança vem se desenvolvendo desde o ano de 2006 (dois mil e seis) em 24 (vinte e quatro) Escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ilhéus nas áreas educação infantil, fundamental I e II, atingindo cerca de 2.000 (duas mil) crianças, e por que não dizer 2.000 famílias?
No ano de 2011 (dois mil e onze) o Projeto Arte-Dança manteve-se sob a coordenação da Educadora Física, Bailarina e Coreógrafa Sôanne Marry Loiola contando com uma equipe de oito Arte/Educadores, sendo eles: Érica Souza, Oséas Antônio Ribeiro, Sirleyde Leal, Érica Souza, Tamiles André, Évene Pereira, Talisson Ricardo e Jaine Nunes.
Diante do todo exposto, levando-se em consideração as exigências legais advindas da Lei n° 11.769/2008 que alterou a Lei n° 9.394/1996 (LDBE) no sentido de obrigar o ensino de música na educação básica, e, ressalte-se, música em sentido amplo, e que, de acordo com o artigo 3° do mencionado instituto legal, o prazo para adaptação das exigências expirou no ano de 2010, a permanência do Projeto Sociocultural Criança Arte-Dança no quadro da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus faz-se necessária, uma vez que além de serem atendidas as vindicações legais, com a ação deste projeto é cristalinamente perceptível a contribuição para o desenvolvimento psicológico, social, anatômico, intelectual criativo e familiar dos alunos da rede pública de ensino.
Projetos como esse precisam de apoio para dar continuidade ao desenvolvimento sociocultural das crianças da nossa cidade.
Apoiar a cultura é tão importante quanto fazê-la.
Sôanne Marry R. Loiola
Coordenação
 
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação: lei 9.394/96 - apresentação Esther Grossi. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
_______. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física: Ensino de 3ª a 4ª ciclos. Brasília: MEC, 1998.
_______. Lei n° 11.769/2008: altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Acesso em: 22 mar. 2012. Disponível em: .
FERREIRA, V. Dança escolar: um novo ritmo para a educação física. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
MARCATO, M. E. P. A dança na Educação Física. São Paulo: Manole, 1986.
NANNI, D. Dança educação: princípios, métodos e técnicas, Rio de Janeiro, Sprint, 2002.
SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século 21. São Paulo: Revista da Educação Especial, 2005.

Transporte escolar de Ilhéus ganha reforço de onze ônibus

 

 Marcos Lessa, chefe da Seção de Transporte Escolar da Prefeitura de Ilhéus - Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) terá importante reforço na área de transporte escolar, com 11 novos ônibus adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, com verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Serão oito ônibus com 60 lugares e três adaptados para estudantes portadores de necessidades especiais.
A aquisição foi possível após regulamentação da dívida deixada pela gestão passada. Segundo o chefe da Seção de Transporte Escolar da Seduc, Marcos Lessa, os processos com pendências foram regularizados pelo prefeito Jabes Ribeiro, que autorizou o pagamento ao FNDE, assim como a prestação de contas. O pregão presencial para a prestação de serviços no transporte escolar já foi publicado Diário Oficial do Município.
Lessa ressalta que o atraso na ampliação da frota de ônibus ocorreu porque a gestão passada não prestou contas ao FNDE e deixou débito de mais de R$ 160 mil com as empresas Viação Campo Verde e ST Transportes prestadoras de serviço.
Atualmente, a Secretaria de Educação de Ilhéus conta com cinco ônibus adquiridos com verbas do FNDE. Agora, com o reforço de mais  11 ônibus, a frota aumenta para 16 veículos escolares. A meta é ampliar este número para 22 ônibus até 2015.
Secretaria de Comunicação Social

Educadores de Ilhéus discutem o uso das tecnologias no processo pedagógico

 Jorge Araújo - Divulgador da FTD - Seminário da Editora FTD - Foto Alfredo Filho - Secom
 Patrícia Lanne Chaves - Consultora da Ftd -Seminário da Editora FTD - Foto Alfredo Filho - Secom
 Patrícia Prisco - Seminário da Editora FTD - Foto Alfredo Filho - Secom
 Seminário da Editora FTD - Foto Alfredo Filho - Secom
 Diretores, professores, supervisores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Ilhéus participaram, nesta quarta-feira, 22, do seminário Formação para professores e coordenadores do ensino fundamental II. O evento, promovido pela Editora FTD em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), propôs a capacitação e desenvolvimento das habilidades técnicas dos educadores para o uso de novas tecnologias em sala de aula, atendendo à proposta pedagógica da rede municipal.
Durante o evento, a consultora da FTD e palestrante, Patrícia Lane, frisou a importância dos profissionais da educação atuarem com as habilidades e competências conciliadas às novas tecnologias. “A gente está trabalhando com a mudança de paradigmas nas escolas porque o mundo é diferente. Como o mundo está mudando constantemente, obviamente o professor não pode ficar para trás, ele tem que acompanhar essas mudanças”.
Para a Chefe de Educação no Campo da Seduc e também responsável pelo Ensino Fundamental II no Município, Patrícia Prisco, o seminário estabelece a necessidade de mais estudo para a formação acadêmica e profissional dos professores para que eles possam reproduzir dentro da unidade escolar a perspectiva de novas tecnologias aplicadas ao conhecimento. “Além de colaborar com a formação profissional dos docentes, o seminário trabalhou as noções de união e convivência em grupo através das dinâmicas, vídeos e músicas apresentados”, relatou Patrícia Prisco.
FTD Integra – A editora atua no sentido de apoiar, auxiliar, orientar, preparar e dá suporte pedagógico aos professores que buscam a capacitação para trazer novas formas de olhar o mundo em sala de aula como destaca o consultor Jorge Araújo. “Recentemente nós lançamos uma marca que se chama FTD Integra que é uma proposta direcionada aos municípios. Consiste em uma orientação e auxilio para o uso de novas formas de tecnologia que estão sendo inseridas no cotidiano educacional”.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

MEC e InterCement realizam Oficina de Formação de Mobilizadores em Brumado (BA)

Postado por Blog da Mobilização

A InterCement e a Cimpor, empresas do grupo Camargo Corrêa, promovem, nos dias 20 e 21 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade de Brumado, na Bahia. Realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a atividade de capacitação tem como objetivo orientar voluntários para a promoção de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município baiano.

Além de funcionários da InterCement, estarão presentes na atividade representantes do Conselho Tutelar e Escolar, das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, bem como lideranças comunitárias e religiosas, gestores escolares e pais de alunos.

Durante o evento, os participantes vão conhecer as orientações do PMSE e exemplos da sua implementação em diversas localidades. Serão também apresentados dados da Educação no Brasil e em Brumado e os fundamentos da interação família-escola-comunidade. Ao final da capacitação, os participantes vão elaborar Plano de Ação com base nas informações recebidas e levando em consideração a realidade educacional e social do município. As exposições da Oficina serão conduzidas pela integrante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Souza Carvalhal.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Brumado (BA)
Data: 20 e 21 de maio de 2013
Local: Universidade Aberta do Brasil – Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n.
Horário: 8h às 18h

Abertas até dia 31 as inscrições em curso para conselho escolar

O processo de adesão ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação e as pré-inscrições para o curso de extensão a distância de formação continuada em conselhos escolares estão abertos até o dia 31 próximo. Dirigentes estaduais e municipais de Educação devem fazer a adesão e o cadastramento pela internet.

As pré-inscrições serão analisadas e, uma vez credenciadas, serão validadas no momento da oferta de curso a distância pela Universidade de Brasília (UnB). O curso terá início em 24 de junho próximo. Não haverá encontros presenciais. Serão ofertadas 800 vagas a profissionais que atuem nas secretarias municipais e estaduais de Educação do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece 160 vagas no estado do Rio de Janeiro.


Ao final do curso, os participantes estarão preparados para atuar como agentes de indução e implementação de conselhos escolares e na ampliação da participação das comunidades escolares e locais na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas. O objetivo final é melhorar a qualidade da educação pública.

Os cursos já estão em andamento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que atende os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, com duas mil vagas; na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 160 vagas; na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 320 vagas; na Universidade Federal do Ceará (UFC), que atende os estados de Ceará, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso do Sul, com 1.040 vagas.

O curso de extensão a distância de formação continuada em conselhos escolares faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, executado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC por intermédio da Coordenação-Geral de Redes Públicas (CGRP). Instituído pela Portaria Ministerial n° 2.896/2004, o programa capacitou 15.203 técnicos no período de 2005 a 2012.

A adesão e o cadastramento on-line devem ser feitos no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), módulo PAR. Mais informações na página do programa na internet e no endereço eletrônico conselhoescolar@mec.gov.br.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Ilhéus realiza II Conferência Municipal de Educação

 Comissão de Divulgação da II Conferencia Municipal de Educação - Foto Gidelzo Silva - Secom Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza nos próximos dias 3 e 4 de junho, no auditório da Faculdade de Ilhéus, a II Conferência Municipal de Educação. Os objetivos do evento são discutir a política nacional de educação, indicar responsabilidades e atribuições entre os sistemas de ensino, avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação bem como verificar impactos e analisar as atualizações de propostas para elaborar políticas nacionais para o desenvolvimento do setor.
Conforme a técnica-pedagógica da Seduc, Maria Angélica Silva, diretora da Seção de Gestão do Ensino Fundamental I e II de Ilhéus, compõem a comissão organizadora do evento, representantes da Direc-6, da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do Fundebe-Ilhéus e do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município. Ainda, fazem parte da equipe, pais, estudantes, membros das escolas das redes privadas e públicas do município, além de funcionários da Seduc.
Maria Angélica Silva ressalta que a conferência é um momento importante na história das políticas públicas da educação. “A II Conferência Municipal de Educação constitui-se como um espaço para deliberar e contar com a participação coletiva, com o envolvimento de diferentes segmentos e profissionais na construção de políticas do Estado voltadas para a educação”, destaca.
Entre os temas que serão discutidos para a elaboração de propostas para encaminhamento à conferência estadual estão o plano nacional de educação e o sistema nacional de educação organização e regulação; educação e diversidade, justiça social, inclusão e direitos humanos; qualidade da educação, democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; gestão democrática, participação popular e controle social; valorização dos profissionais da educação, formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.
Inscrições– A inscrição para participar do evento e discutir os módulos para a conferência estadual ocorre entre a próxima segunda-feira, 27, e a quarta-feira, 29, na Seduc, situada na Avenida Soares Lopes, 840 (sala do Conselho Municipal de Educação), das 9 as 12 e das 14 às 17 horas. São disponíveis 400 vagas e qualquer cidadão pode participar do evento.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza nos próximos dias 3 e 4 de junho, no auditório da Faculdade de Ilhéus, a II Conferência Municipal de Educação. Os objetivos do evento são discutir a política nacional de educação, indicar responsabilidades e atribuições entre os sistemas de ensino, avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação bem como verificar impactos e analisar as atualizações de propostas para elaborar políticas nacionais para o desenvolvimento do setor.
Conforme a técnica-pedagógica da Seduc, Maria Angélica Silva, diretora da Seção de Gestão do Ensino Fundamental I e II de Ilhéus, compõem a comissão organizadora do evento, representantes da Direc-6, da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do Fundebe-Ilhéus e do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município. Ainda, fazem parte da equipe, pais, estudantes, membros das escolas das redes privadas e públicas do município, além de funcionários da Seduc.
Maria Angélica Silva ressalta que a conferência é um momento importante na história das políticas públicas da educação. “A II Conferência Municipal de Educação constitui-se como um espaço para deliberar e contar com a participação coletiva, com o envolvimento de diferentes
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comemoração do dia das mães na Creche Dom Eduardo

 
Não foi diferente, parece que nos últimos 02 anos a Creche Dom Eduardo vem se consolidando como um equipamento educacional de interação entre a família e a escola. Embora tenha ficado de agosto de 2012 a março de 2013, fechada, por questões estruturais.
 A Creche Dom Eduardo voltou a funcionar e já merece a atenção em relação ao comportamento de interação entre a escola/família e a comunidade, reflexos de ações de mobilização social pela educação de qualidade percebem-se, da interação com os pais, relação entre corpo docente, funcionários e a família, nem as dificuldades financeiras apresentadas pelo município nesse começo de governo, foram motivos para abalar o alicerce dessa união que vem brotando nesse novo retrato da Creche Dom Eduardo, nas imagens abaixo se percebe os semblantes das mães, professoras e funcionários/direção, a alegria é percebida nesse encontro de confraternização, de amostragem, que a educação é constituída pela família, a escola, tem papel fundamental para a formação humana, quando o papel familiar está ausente.
 É esse o verdadeiro clima de relação que se busca nessa interação. Esse café da manhã para as Mães é o retrato de que é possível haver a interação Família/Escola, parabéns a Creche Dom Eduardo pela coletividade, pelas doações conseguidas, pela participação da gestão na unidade das ações. Seguem as fotos da Comemoração do dia das Mães da Creche Dom Eduardo, Lembrando que é a única Creche municipal de Ilhéus, atende cerca de 150 crianças entre 03 e 05 anos, foi construída no governo do então Prefeito Jabes Ribeiro, sendo a Creche Dom Eduardo e o Centro Odontológico Napoleão Marques que funciona ao lado, equipamentos que foram discutidos no Fórum Compromisso com Ilhéus, que tiveram suas ações de execução no Programa Prefeitura Cidadã,  programa de governo que interagia diretamente com a comunidade ilheense, essa interação resultavam em ações propositivas e executáveis pelo governo.