segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Hoje 11 de agosto se comemora em Ilhéus o dia municipal de mobilização social pela educação de Ilhéus

Instituído pela Lei municipal nº 3.545, de 09 de Junho de 2011. Hoje é dia de mobilização social pela educação de Ilhéus,  também se comemora o dia do estudante, porém nada se tem para ofertar, o Comitê de Mobilização criado para incentivar a melhoria da educação em Ilhéus, apenas resta a titularidade de alguns que ainda tentam não deixar ir a pique, no mais é reviver a matéria do último Seminário que aconteceu em Ilhéus em 10 de agosto de 2012 alusivo ao dia Municipal de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus.

II Seminário de Mobilização Social pela Educação em Ilhéus

Postado por Karina Gomes Cherubini em O MP e os Objetivos do Milênio

Ilhéus sediou na última sexta-feira (10), no auditório do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, o II Seminário de Mobilização Social pela Educação, um evento promovido pelo Município de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Direc-6,  Conselho do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar, Conselho de Transportes , APPI, Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus e Ministério Público da Bahia.
Foi aberto com a apresentação artística do cantor Sérgio Nogueira,  sucedido pelos alunos do Mais Educação do Colégio Estadual Santa Ângela, que executaram o Hino Nacional Brasileiro com flautas doces. A Secretária Municipal de Educação, Lidiney Campos, fez a saudação inicial do evento.
Com o tema geral "Conversas Cruzadas sobre Educação", o evento inovou a forma de apresentação dos palestrantes - acomodados em uma sala de estar - o que facilitava a interação entre eles e com o público. Foi tratado do tópico “Integração Família-Escola”, pela professora Marilene Araújo, com as intervenções das professoras Célia Daud e Sandra Catharina Santos.  
Na segunda sala de "conversas cruzadas",  o subtema  “Saúde do Profissional de Educação”, foi abordado pela professora e presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça e comentado pelas profissionais de saúde e assistência social Edla Soares e Sueida, do IFBA.
O evento reuniu promotores de Justiça (4ª e 8ª Promotorias de Justiça de Ilhéus), conselheiros municipais da área da educação, integrantes da secretaria Municipal de Educação e da Direc-6, diretores de escolas públicas municipais e estaduais, professores, pais de alunos e estudantes. Também estiveram presentes ao evento Professora Carmelita e Jorge Luiz Santos*, ambos candidatos a prefeito do Município de Ilhéus.
Créditos: Rafael Lordelo
* ordem alfabética de menção.

Plano Nacional de Educação: novo portal vai ajudar estados e municípios a elaborar metas


Ao lançar o portal do PNE, o ministro Henrique Paim
destacou o formato do plano, que, com suas metas
e estratégias,permitirá à sociedade acompanhar de
perto a implementação (foto: João Neto/MEC)
Estados e municípios brasileiros contam com uma nova ferramenta para auxiliá-los na elaboração dos planos de educação, alinhados às 20 metas e às diversas estratégias que compõem o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado e sancionado em junho passado, com a Lei nº 13.005/2014. O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), apresentou na segunda-feira, dia 4, o portal Planejando a Próxima Década, em cerimônia que contou com a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, de secretários do MEC e de representantes de entidades ligadas à área educacional.

O titular da Sase, Binho Marques, destacou que o portal representa a largada para a construção dos 5.570 planos municipais de educação, assim como dos 26 estados e do Distrito Federal. “Os planos serão resultado de pactuação com cada unidade da Federação”, explicou o secretário.

Para o ministro da Educação, o Brasil vive um momento histórico, com um plano nacional construído após amplo debate na sociedade e no Congresso Nacional. Paim destacou o formato enxuto do PNE, com 20 metas e muitas estratégias, o que permite à sociedade acompanhar de perto a implementação. “Os planos estaduais e municipais serão alinhados, articulados, tornando o PNE possível”, disse.

Para o ministro, o plano nacional demonstra maturidade. Ele listou várias questões a serem equacionadas, desde a educação infantil até a pós-graduação, e citou também a educação profissional e a necessidade de maior internacionalização da educação superior, de forma a propiciar o casamento entre a universidade e o mundo produtivo.

Paim lembrou que, nos últimos anos, houve aproximação entre a universidade e a educação básica, o que representa importante avanço. Ele ressaltou que um dos desafios é a formação de professores. “Quando os educadores se envolvem com paixão, é possível superar barreiras”, afirmou o ministro.

Confira o portal do Plano Nacional de Educação


Fonte: Portal do MEC

Postado por Blog da Mobilização

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

II CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

Apresentação

Resultados da submissão de trabalhos: Comunicação Oral - Pôster
Formatação de Pôster
O termo "movimentos sociais" surgiu a partir de uma leitura da emergência do mundo urbano-industrial. No Brasil, este termo tem sido usado sob várias denominações, quer seja para designar qualquer ação coletiva de forma ampla, ou mesmo para designar estritamente mobilizações reivindicativas da sociedade civil.

O processo investigativo sobre os movimentos sociais, principalmente a partir da década de 1970, do século XX, constituiu-se de uma base epistemológica que apresenta várias vertentes, compreendendo-os como ação coletiva, mobilizações, grupos de interesses, entre outras. Neste sentido, no intuito de colaborar com o debate científico e contribuir com o avanço da luta dos Movimentos Sociais pela Educação, será realizado na UESC, nos dias 19, 20, 21 e 22 de agosto de 2014 o II CONGRESSO MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, com o tema Movimentos Sociais e Educação: a busca da unidade na diversidade.

                                            INSCREVA-SE AQUI http://www.uesc.br/eventos/mov_sociais/



O II Congresso é uma iniciativa do grupo de estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação, que faz parte do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas - CEPECH/DCIE.
 

Fonte: http://www.uesc.br/eventos/mov_sociais/