terça-feira, 9 de outubro de 2018

Semana da Criança no Barão começa em grande estilo

 Brincadeiras e animação tomou conta das crianças do Barão que tiveram como animadora "TIA RÓ"
Equipe de cabeleireiros(as) coordenado pela professora Marizete deram um toque todo Fashion na criançada do Barão. Fotos - Luciana Costa.
A Escola Municipal Barão de Macaúbas no Pontal inicia sua programação para o dia criança em grande estilo, com uma programação para lá de especial para seus alunos. A semana começou no dia de ontem segunda feira (08), com "O dia da beleza!" Estiveram presentes, a cabeleireira Marizete com sua equipe e a animadora Tia Ró, que abrilhantou ainda mais o dia dos alunos.  "A vocês, o nosso muito obrigada!!! Agradeceu a diretora Luciana Costa e sua equipe". Dando continuidade à programação, nesta terça-feira, começa com a apresentação da "Companhia de Balé, Estúdio E e o oficina de brinquedos". Para amanhã quarta-feira, quem abrilhantará o dia dos baixinhos, é o "Circo da Lua" e para encerrar, na quinta-feira dia 11, véspera do dia das crianças, fechando com chave de ouro as comemorações do dia das crianças, um grande Bingo para a toda a comunidade, com muitos prêmios!!!! Aproveita-se para agradecer desde já a todos os parceiros(as), que contribuíram para que fosse proporcionado momentos como esses aos alunos da Escola Municipal Barão de Macaúbas, que fica localizada na Avenida Lomanto Junior no Pontal, endereço que servirá como orientação ao público, aos pais de alunos e comunidade em geral que queiram prestigiar o grande Bingo que acontecerá dia na próxima quinta feira dia 11 na escola.

12 de outubro – Dia das crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorativa que alude à importância dos direitos da criança e à luta contra o abuso infantil.
Toda criança tem o direito de crescer em ambiente seguro e saudável
Quando ouvimos falar em Dia das Crianças, a imagem que nos vem à cabeça é sempre uma: presentes. Isso, é claro, não poderia deixar de ser, pois quem não gosta de presentes? No entanto, a celebração do dia das crianças não tem o intuito de apenas presentear as nossas crianças. Na verdade, o Dia da Criança é bastante significativo para o que realmente a criança representa.
Oficialmente, uma das primeiras convenções sobre uma data comemorativa internacional em homenagem à criança aconteceu em 1925, durante a Conferência Mundial pelo bem-estar da criança, realizada em Genebra, Suíça. Nessa ocasião, o dia 1º de junho ficou marcado como o Dia Internacional da criança. No ano anterior, 1924, a então chamada “Liga das Nações” fundou a “Declaração dos Direitos da Criança” para fundamentar os cuidados especiais que deveriam ser tomados em relação a todas as crianças diante da fragilidade do ser humano em sua infância. Dessa medida surgiram atos legais que proibiram o trabalho infantil e a violência contra a criança.
Tempos depois, em 1954, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 20 de novembro foi estabelecido como o Dia Universal da Criança. O objetivo era encorajar os demais países a estabelecerem uma data para promover ações que garantiriam direitos e o bem-estar da criança. Em 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a “Declaração dos Direitos da Criança”, com algumas modificações, e cada país passou a estabelecer uma data comemorativa para celebrar os direitos da criança.
No Brasil, entretanto, a data já havia sido estipulada ainda na década de 1920. O deputado federal do Rio de Janeiro, Galdino do Valle Filho, conseguiu a aprovação da lei, em 1924, que instituía o dia 12 de outubro como o Dia da criança.
Todavia, essa data passaria despercebida até a década de 1950, quando houve uma campanha de marketing da empresa de brinquedos Estrela. A fabricante de brinquedos usou a data para promover sua linha de bonecas de nome “Bebê Robusto”. Anos depois, a data foi mais uma vez reforçada pela campanha publicitária da empresa de produtos de higiene infantil Johnson & Johnson. A empresa lançou a campanha “Bebê Johnson”, que teve sua primeira edição em 1965 e acabou se tornando o concurso de beleza infantil mais conhecido no país.

O texto acima tem como autor Lucas Oliveira
Graduado em Sociologia

RODRIGUES, Lucas de Oliveira. "12 de outubro – Dia das crianças"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 08 de outubro de 2018.

Postado por Corsário news

Nenhum comentário:

Postar um comentário