Postado por agencia do PSB
Google Images |
Promover inclusão social através da internet é um dos objetivos das gestões socialistas no Brasil. No Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro, por exemplo, estão em andamento projetos que levam a rede gratuitamente à população. Na Câmara dos Deputados, a bancada do partido quer debater e votar o Projeto de Lei 1.481/07 que fixa a meta de conectar as 62,7 mil escolas públicas brasileiras à internet banda larga até 2013.
O principal foco é levar banda larga às escolas rurais. Dados do Ministério da Educação apontam que apenas 6,4% colégios rurais têm internet de alta velocidade. O número é discrepante em comparação aos dados das escolas urbanas, onde 91,6% têm acesso à rede.
Para cumprir a meta, o PL prevê a utilização do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) em projetos que ampliem o acesso à internet. Atualmente, os recursos só podem ser destinados a ampliação da telefonia fixa.
Para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), o Brasil precisa usar os recursos da Fust para garantir a universalização da banda larga. “É claro que é preciso subsídio do governo para ampliar o acesso à internet em todo o país. E não é justo que o Fust, fundo que já acumulou milhões de reais, não viabilize isso”, opina.
A possibilidade de levar internet para o interior do país é, na opinião do deputado Luiz Noé (PSB-RS), o principal benefício do projeto. “Quando você traz internet às escolas, educa digitalmente uma geração inteira. É um avanço não apenas tecnológico, mas educacional para todo o país”, considera.
Modelo socialista
Ceará - Estados governados por socialistas saíram na frente na aplicação de projetos de universalização do acesso à internet. No Ceará, o governo do Estado, em parceria com a bancada de deputados federais, está implantando o projeto Cinturão Digital, que pretende levar banda larga a 80% da população cearense.
O projeto conecta todo o Estado por meio de cabos de fibra ótica, formando um cinturão em 90 municípios. A partir daí, uma antena de sistema wireless com um raio de 15 km de extensão é instalada para distribuição de internet banda larga a outras cidades.
O deputado federal Domingos Neto (CE) explica que com o Cinturão Digital é possível levar internet às escolas com mais facilidade. Na cidade de Tauá, no interior do Estado, o MEC disponibilizou um centro de informática aos colégios com mais de 30 alunos. O provedor de banda larga do Cinturão Digital possibilita a conexão dos computadores à rede. “O mercado de trabalho exige um conhecimento prático que vem do contato direto com a informática. O acesso à internet nas escolas, neste sentido, é fundamental para educar melhor o nosso povo”, afirma o deputado.
Rio de Janeiro - A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, sob a gestão do socialista Alexandre Cardoso implantou o projeto Cidade Digital, que leva internet wireless a escolas e centros comunitários do Estado. O objetivo é qualificar profissionalmente a população. Para isso, o projeto disponibiliza telecentros e acesso a um portal que oferece cursos voltados para o mercado de trabalho.
Pernambuco - A empresa pública Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart) também disponibiliza wireless em alta velocidade para oito bairros de Recife. Agora, pretende estender o serviço gratuito a seis cidades da região metropolitana da capital. Com o projeto, qualquer pessoa cadastrada pode ter acesso à rede da Perpart, que tem velocidade de 10 Mbps.
Maria Carolina Lopes/ Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário