quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Discussão sobre saúde e educação de qualidade reuniu especialistas em Ilhéus

Cerca de 750 pessoas participaram do ‘III Seminário Integrador – O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Educação, saúde e respeito aos direitos humanos como bases para um desenvolvimento sustentável’, que aconteceu nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. O evento contou com a presença da estudante de Santa Catarina Isadora Faber, de 13 anos, autora da página no Facebook "Diário de Classe", que participou da entrevista interativa ‘Primavera estudantil – O aluno como sujeito de direitos e a influência das redes sociais’. Ela foi entrevistada por Régia Valléria Franca Rodrigues, do Senac Bahia.Isadora Faber, que cursa a 7ª série de uma escola pública de Florianópolis, ficou famosa ao descrever no Facebook o estado precário da instituição Maria Tomázia Coelho. Em quatro meses, a página "Diário de Classe" recebeu mais de 389.000 "curtidas" na rede social. Durante a entrevista, Isadora destacou que os alunos relatavam problemas à direção da escola, mas a situação só foi modificada após a publicação na página eletrônica. “Cerca de 15 dias após a primeira postagem, a escola foi reformada”, disse ela, ressaltando que o trabalho deu resultado porque sensibilizou a comunidade escolar, que se uniu para promover as mudanças necessárias.
O seminário teve o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a importância de garantir educação e saúde de qualidade, além de proporcionar a troca de experiências positivas nestes e em outros campos, como combate à corrupção e cidadania. A programação contou com diversos debates, tais como, ‘Do direito de educar ao direito de aprender – uma discussão atualizada sobre o direito à educação’, que teve a participação da promotora de Justiça Maria Amélia Góes; ‘O pacto federativo e a garantia dos direitos à educação e saúde’, ministrada pelo representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ubirajara Augusto, e pelo representante do Fórum Estadual de Educação, Nildom Pitombo; ‘O combate à corrupção como instrumento de garantia de saúde e educação de qualidade para todos. O que você tem a ver com a corrupção?’, realizada pelo promotor de Justiça Adriano Marcus Assis.
Professores de universidades e representantes de instituições públicas e privadas que são parceiras do programa ‘O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos’ participaram do evento. Também ocorreram palestras sobre temas como ‘O direito à saúde no Estado da Bahia – A efetividade do trabalho em parceria’, ministrada pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Defesa da Saúde do MP (Cesau), Rogério Queiroz; ‘Direitos humanos das mulheres e reflexões sobre a violência de gênero’, promovida pela promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Defesa da Mulher (Gedem), Márcia Teixeira; e ‘Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – retrospectiva, resultados e perspectivas’, apresentada pelo promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação e Gilvânia Nascimento, da Uesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário