Os CAICS - Centros de Atenção Integral à Criança
foram trazidos para a região cacaueira através de programa financiado pelo
governo federal em 1996, pelo então deputado federal Jabes de Sousa Ribeiro, construídos
nas respectivas cidades de Itabuna e Ilhéus, os CAICs foram idealizados para
atender as crianças em tempo integral na escola, porém alguns municípios os
transformaram em escolas regulares, mudando sua forma original de atendimento,
como foi o caso de Ilhéus e Itabuna, com uma diferença, o de Itabuna houve
avanços e qualidade no ensino, transformou em escola regular, sem perder suas funções
originais, já em Ilhéus verifica-se o contrário, alem de perder sua função original
o CAIC foi abandonado, suas estruturas depreciadas e desqualificadas e seu
quadro funcional e pedagógico parece ser um dos mais desgastados das gestões
que ali passaram. Mostra disso são suas estruturas em ruínas, salas, refeitório,
cozinha, câmera frigorifica, ginásio de esportes, auditório instalações elétricas
etc.
Judicialmente o executivo municipal de Ilhéus foi
obrigado a iniciar reforma no CAIC, valor estimado em 571 mil reais apartir de
dezembro de 2011, mais pelo que parece a justiça foi ludibriada na execução da
obra, pois não concluíram até então.
O pedagógico parece não encontrar os caminhos para manter
o IDEB, que em 2009 era de 4.4 (meta 3.9 Inep/MEC) e caiu em 2011 para 4.3, menos
0,1 (2%) em relação a 2009, contudo alcançando a meta (4.3 proposta pelo
Inep/MEC), mais longe do índice Brasil que é de 4.7. Seguem detalhes sobre a
avaliação não oficial feita pela Meritt no portal do ideb, http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb
a respeito do ideb do CAIC Ilhéus.
Classificação do Ideb do Centro de Atenção Integral
a Criança e Adolescentes
AVALIAÇÂO:
Ideb 2011
4.3 = Fluxo 0.87 de cada 100 alunos, 13 não foram aprovados X Aprendizado 4.90 nota
padronizada de português e matemática. http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb
ATENÇÃO
Cumpriu a
meta No ritmo esperado para 2011, Caiu o Ideb, com tendência de queda, Ideb
abaixo de 6 Valor abaixo da referência
Esta
escola atingiu a meta para 2011 e teve queda do Ideb em relação a 2009, o que
pode indicar uma tendência de queda. O Ideb também está abaixo do valor de
referência.
O desafio é recuperar o crescimento e pode ser significativo.
Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários.
O desafio é recuperar o crescimento e pode ser significativo.
Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários.
Alerta
As
escolas nesta categoria possuem um duplo desafio: reverter à tendência de queda
e alcançar as metas dos anos seguintes. Estas escolas demandarão da Secretaria
de Educação um investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura.
É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência),
identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e
implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento
permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
Atenção
Basicamente
são dois os perfis de escolas nesse nível:
- Escolas com decréscimo no Ideb e que não cumpriram a meta 2011, mas que possuem Ideb igual ou maior que 6;
- Escolas com decréscimo no Ideb ou que não atingiram a meta e que tenham ou não o Ideb maior que 6.
O primeiro
grupo, que atingiu um Ideb igual ou superior a 6, geralmente são escolas com
bons valores para os componentes do Ideb (fluxo e proficiência). Porém, algo
muito relevante ocorreu entre 2009 e 2011, pois levou a uma queda do Ideb a
ponto de comprometer o cumprimento da meta. É preciso analisar detalhadamente
esses componentes buscando identificar em qual (is) ocorreu a queda, levantar
as causas e movimentar a comunidade escolar para que com a participação da
Secretaria de Educação seja definido um plano de ação e monitoramento.
O segundo
grupo do nível atenção são escolas que tiveram a queda no valor do Ideb entre
2009 e 2011 ou não cumpriram a meta de 2011.
Nesse
grupo há possibilidade para duas situações: decréscimo do Ideb e cumprimento da
meta, ou crescimento do Ideb e não cumprimento da meta.
As que tiveram decréscimo e conseguiram atingir suas metas, estão nesta
situação porque obtiveram crescimento(s) muito elevado(s) na(s) edição (os) de
2007 ou de 2009, gerando um crédito, que certamente foi consumido nesta edição.
É preciso analisar a variação nos componentes do Ideb (fluxo e proficiência),
identificando os valores com quedas bruscas e levantando hipóteses sobre as
causas dessa queda.
As que não cumpriram a meta, mesmo com crescimento do Ideb entre 2009 e
2011, estão nesta condição porque tiveram uma queda expressiva do Ideb em 2007
e/ou 2009 gerando um alto déficit. A escola deve analisar os componentes do
Ideb (fluxo e proficiência) buscando identificar onde conseguiram reverter a
queda (e por isso o crescimento) e elencar os aspectos responsáveis por esse
crescimento, a fim de mantê-los ou ampliar a força desses, visando atingir a
meta de 2013. A ação sobre esses aspectos deverá ser objeto de monitoramento
constante.
A outra
possibilidade é que a escola não teve queda expressiva em 2007 e/ou 2009. Porém
o crescimento para 2011 foi pequeno, a ponto de comprometer o cumprimento da
meta. A escola deverá analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) e
identificar as causas desse baixo crescimento a fim de definir um plano de ação
focado e objetivo.
Manter
A maioria
das escolas desta categoria apresentou crescimento de 2009 para 2011 em ritmo
tal que possibilitou o cumprimento ou superação da meta 2011. É importante a
escola avaliar minuciosamente os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) a
fim de identificar onde estão obtendo crescimento e onde pode estar ocorrendo
quedas. Um plano de ação deverá ser construído reforçando o que está bom e
ajustando alguns aspectos mais vulneráveis. É interessante a escola definir as
suas metas visando atingir o valor 6 de Ideb.
É possível que neste grupo estejam escolas que tiveram pequeno
crescimento e que atingiram a meta porque contaram com um expressivo crescimento
em 2007 ou 2009. Essas escolas devem analisar os componentes do Ideb a fim de
identificar onde houve redução ou queda no ritmo de melhorias conseguidas
anteriormente e levantar as causas dessa variação para definir um plano de
ações focado nestes aspectos.
Excelente
As
escolas nesta categoria atingiram uma elevada qualidade e devem ser uma
referência para outras escolas. Estas escolas possuem um grande desafio que é o
de manterem-se nesse nível.
Provavelmente, as taxas de aprovação estão próximas ao máximo (indicador
de rendimento próximo a 1,0). Para continuarem tendo crescimento no Ideb (e
manterem-se nessa categoria) deverão manter o fluxo e crescer continuamente o
aprendizado (proficiência) de seus alunos. Fonte: http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb
Diante do quadro acima, pode se analisar que há
necessidade de uma intervenção na direção, administração, funcionários,
docentes, e atenção especial por parte da secretaria de educação para que
viabilizem um plano de ação, que demandarão
de investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso
analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência),
identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e
implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento
permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
“No olhar
dos pais, O CAIC é ou pode ser considerado a melhor e maior estrutura escolar
que o município de Ilhéus tem a oferecer aos seus alunos do ensino fundamental,
basta que o olhe como uma instituição de excelência, para isso falta-lhe os
investimentos necessários e o pedagógico de qualidade, escolhido tecnicamente,
não politicamente.” Roberto Corsário.
Abaixo fotos da realidade do CAIC Ilhéus.
Abaixo fotos da realidade do CAIC Ilhéus.
Fotos tiradas no em dez/2012
Vejamos o CAIC - Centro de Atenção Integral à
Criança - Jorge Amado, é uma escola com
capacidade para atender mais de 1.500 estudantes. Foi inaugurado em 29 de
setembro de 1996.
Seu projeto original nasceu de um programa
financiado, na época, pelo Governo Federal. Possui 31 salas de aula.
Atualmente, divide-se em duas partes principais: O Prédio Principal e o Anexo.
No Prédio principal, oferecem-se todos os cursos do Ensino Fundamental
organizados na modalidade Ciclos de Desenvolvimento Humano, e também as
Oficinas da "Escola em Tempo Integral", financiada pelo Programa
"Mais Educação" (manhã e tarde). Neste mesmo prédio, oferecem-se, no
turno noturno, cursos específicos voltados para Educação de Jovens e Adultos,
também em nível de Ensino Fundamental. No Anexo (também conhecido como Prédio
de Cima), oferecem-se os cursos nas modalidades Creche (tempo integral, para
crianças com idade entre dois e três anos) e Pré-Escola (para crianças com
idade entre 4 e 5 anos, em turmas separadas nos turnos Matutino e Vespertino).
O CAIC Jorge Amado é, atualmente, uma das melhores
escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública de Itabuna. Está vinculado à Rede
Municipal de Educação. Possui quadra poliesportiva, auditório, anfiteatro,
estúdio de rádio, através do qual se efetiva o Projeto "Nas Ondas do
Intervalo: O Rádio na Escola" (Rádio CAIC), laboratórios de aprendizagem
(Letramento e Matemática), laboratório de informática, lan-house,
espaços para recreação, refeitório, sala de vídeo, duas cozinhas, uma área de
serviço, Sala dos Professores, o Núcleo de Arte Educação, dois centros de
Coordenação Pedagógica, o Laboratório Multifuncional Prof. Josué de Souza
Brandão, especialmente equipado com computadores adaptados para estudantes com
necessidades especiais, a Secretaria Escolar e a Biblioteca Valdelice Soares
Pinheiro.
Dentro do CAIC, atua uma equipe composta pelo diretor,
três vice-diretoras, cerca de 61 professores, 13 coordenadores pedagógicos e 38
funcionários, além de estagiários, monitores de ensino e voluntários diversos.
Os números do CAIC são grandes. E o empenho e o esforço também. Tudo o que se realiza dentro da escola tem como princípio fundamental a excelência na qualidade de ensino.
Os números do CAIC são grandes. E o empenho e o esforço também. Tudo o que se realiza dentro da escola tem como princípio fundamental a excelência na qualidade de ensino.
Algumas informações
básicas sobre o CAIC Jorge Amado - Ano base: 2012.
Nº DE SALAS DE AULA: 31
Nº TOTAL DE ALUNOS: 1420
Nº DE SUPORTE
PEDAGÓGICO: 13
Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado
Ideb 2011
4.1= Fluxo 0.91 de cada 100 alunos, 9 não foram aprovados X Aprendizado 4.48 nota
padronizada de português e matemática
ATENÇÃO
Abaixo da meta 7% abaixo da meta de 4.4 em 2011 Cresceu o Ideb 11% cresceu 0.4 pontos percentuais em 2011
Não
cumpriu a meta, Não alcançou o esperado para 2011, Cresceu o Ideb, com tendência
de crescimento, Ideb abaixo de 6, Valor abaixo da referência, Esta escola não
atingiu a meta para 2011, porém apresentou crescimento do Ideb em relação a
2009.
O desafio é ampliar o crescimento do Ideb para ultrapassar a meta de 2011 e cumprir a meta de 2013.
Para isso é importante analisar detalhadamente os dados e definir um plano de intervenções pedagógicas.
O desafio é ampliar o crescimento do Ideb para ultrapassar a meta de 2011 e cumprir a meta de 2013.
Para isso é importante analisar detalhadamente os dados e definir um plano de intervenções pedagógicas.
Classificação do Ideb
http://www.portalideb.com.br/escola/125327-centro-de-atencao-integral-a-crianca-jorge-amado/ideb
Alerta
As
escolas nesta categoria possuem um duplo desafio: reverter à tendência de queda
e alcançar as metas dos anos seguintes. Estas escolas demandarão da Secretaria
de Educação um investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura.
É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e
proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores
responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e
ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado
dos alunos.
Atenção
Basicamente
são dois os perfis de escolas nesse nível:
- escolas com decréscimo no Ideb e que não cumpriram a meta 2011, mas que possuem Ideb igual ou maior que 6;
- Escolas com decréscimo no Ideb ou que não atingiram a meta e que tenham ou não o Ideb maior que 6.
O
primeiro grupo, que atingiu um Ideb igual ou superior a 6, geralmente são
escolas com bons valores para os componentes do Ideb (fluxo e proficiência).
Porém, algo muito relevante ocorreu entre 2009 e 2011, pois levou a uma queda
do Ideb a ponto de comprometer o cumprimento da meta. É preciso analisar
detalhadamente esses componentes buscando identificar em qual(is) ocorreu a
queda, levantar as causas e movimentar a comunidade escolar para que com a
participação da Secretaria de Educação seja definido um plano de ação e
monitoramento.
O segundo
grupo do nível atenção são escolas que tiveram a queda no valor do Ideb entre
2009 e 2011 ou não cumpriram a meta de 2011.
Nesse
grupo há possibilidade para duas situações: decréscimo do Ideb e cumprimento da
meta, ou crescimento do Ideb e não cumprimento da meta.
As que tiveram decréscimo e conseguiram atingir suas metas, estão nesta
situação porque obtiveram crescimento(s) muito elevado(s) na(s) edição(ões) de
2007 ou de 2009, gerando um crédito, que certamente foi consumido nesta edição.
É preciso analisar a variação nos componentes do Ideb (fluxo e proficiência),
identificando os valores com quedas bruscas e levantando hipóteses sobre as
causas dessa queda.
As que não cumpriram a meta, mesmo com crescimento do Ideb entre 2009 e
2011, estão nesta condição porque tiveram uma queda expressiva do Ideb em 2007
e/ou 2009 gerando um alto déficit. A escola deve analisar os componentes do
Ideb (fluxo e proficiência) buscando identificar onde conseguiram reverter a
queda (e por isso o crescimento) e elencar os aspectos responsáveis por esse
crescimento, a fim de mantê-los ou ampliar a força desses, visando atingir a
meta de 2013. A ação sobre esses aspectos deverá ser objeto de monitoramento
constante.
A outra
possibilidade é que a escola não teve queda expressiva em 2007 e/ou 2009. Porém
o crescimento para 2011 foi pequeno, a ponto de comprometer o cumprimento da
meta. A escola deverá analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) e
identificar as causas desse baixo crescimento a fim de definir um plano de ação
focado e objetivo.
Manter
A maioria
das escolas desta categoria apresentou crescimento de 2009 para 2011 em ritmo
tal que possibilitou o cumprimento ou superação da meta 2011. É importante a
escola avaliar minuciosamente os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) a
fim de identificar onde estão obtendo crescimento e onde pode estar ocorrendo
quedas. Um plano de ação deverá ser construído reforçando o que está bom e
ajustando alguns aspectos mais vulneráveis. É interessante a escola definir as
suas metas visando atingir o valor 6 de Ideb.
É possível que neste grupo estejam escolas que tiveram pequeno
crescimento e que atingiram a meta porque contaram com um expressivo
crescimento em 2007 ou 2009. Essas escolas devem analisar os componentes do
Ideb a fim de identificar onde houve redução ou queda no ritmo de melhorias
conseguidas anteriormente e levantar as causas dessa variação para definir um
plano de ações focado nestes aspectos.
Excelente
As
escolas nesta categoria atingiram uma elevada qualidade e devem ser uma
referência para outras escolas. Estas escolas possuem um grande desafio que é o
de manterem-se nesse nível.
Provavelmente, as taxas de aprovação estão próximas ao máximo (indicador
de rendimento próximo a 1,0). Para continuarem tendo crescimento no Ideb (e
manterem-se nessa categoria) deverão manter o fluxo e crescer continuamente o
aprendizado (proficiência) de seus alunos. Fonte: http://www.portalideb.com.br/escola/125327-centro-de-atencao-integral-a-crianca-jorge-amado/ideb
Observações
Observações
O CAIC de Ilhéus penaliza pelo seu estado estrutural e talvez negligencie
seu pedagógico, seu resultado em 2009 do seu IDEB de 4.4 (meta 3.9 Inep/MEC) e caiu em 2011 para 4.3, menos 0,1 (2%), contudo
alcançando a meta (4.3 propostas pelo Inep/MEC).
O CAIC de
Itabuna conserva sua estrutura, incentiva e qualifica sua equipe, Ideb de 2009
3.7 (meta 4.0 Inep/MEC) Ideb
2011 4.1 (meta 4.4Inep/MEC). Abaixo
da meta 7% abaixo da meta de 4.4 em 2011 Cresceu o Ideb 11% cresceu 0.4 pontos
percentuais em 2011 em
relação ao Ideb 2009.
Essa
matéria foi desenvolvida para que gestores, direções escolares, professores,
pais de alunos, imprensa e a quem interessar possa, avaliar duas realidades
distintas com resultados parecidos, ou talvez ambos precisando de intervenções
urgentes.
Roberto
Corsário é mobilizador pela educação de qualidade no município de Ilhéus- Comitê
Ilhéus e pai de aluno do CAIC Ilhéus.
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