quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mobilização Social pela Educação alcança o município de Uruçuca (BA)

Blog da Mobilização

Iêda, Linda Goulart e Sérgio Maia (MEC) e René Silva (Planaltino)
Famílias de alunos do município de Uruçuca, localizado na região Sul da Bahia e vizinho a Ilhéus, serão envolvidas, em 2012, na Mobilização Social pela Educação. As atividades de estímulo à interação família-escola-comunidade vêm sendo programadas pela mobilizadora e diretora da Escola Estadual Antônio Cruz, Lêda Del´Rei.

A mobilizadora tomou como base o aprendizado extraído de sua participação no I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade - evento realizado em Fortaleza (CE), em outubro de 2011-, para planejar as ações que colocará em prática no seu município no próximo ano.

Iêda pretende articular em 2012 a formação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Uruçuca, com a participação de representantes de diversos segmentos públicos e sociais como o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação e a organização Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade.

Iêda também continuará contando com o apoio e a orientação dos membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação das cidades de Ilhéus e Planaltino para incentivar o envolvimento da sociedade de Uruçuca em iniciativas que visem colaborar com a melhoria da qualidade do ensino público. A participação dela no Seminário em Fortaleza foi, inclusive, resultado do convite feito pelos mobilizadores de Ilhéus, Roberto Corsário e Vandilson Gomes.

Quando assumiu a direção Escola Estadual Antônio Cruz, no último dia 13 de dezembro, Iêda se comprometeu em garantir a gestão democrática da escola, buscar parcerias de lideranças locais e facilitar o diálogo com a comunidade para a solução dos problemas enfrentados na unidade de ensino.

“Sei que não será fácil realizarmos tudo isso para promover a Mobilização Social pela Educação em Uruçuca se não tivermos a força de vontade de cada segmento envolvido nesta questão, quer seja do corpo docente ou discente, de funcionários, pais, mães e toda a comunidade em torno de nossa unidade escolar. Mas sabemos que ‘Para a educação melhorar, todos devem participar!’”, pondera Iêda.

FESTA DE NATAL DA CRECHE DOM EDUARDO - 2011


































terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MEC VAI LIBERAR VERBA PARA RENOVAR FROTA DO TRANSPORTE ESCOLAR

Postado por FUNDEB Ilhéus




Municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania receberão recursos do governo federal para a compra de veículos para o transporte escolar. Serão beneficiados 548 municípios, que poderão renovar a frota e garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.

Responsável pela liberação da verba, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) selecionou municípios com menos de 50 mil habitantes que não receberam recursos do Caminho da Escola em anos anteriores. Minas Gerais foi o Estado com mais cidades beneficiadas (109). Em seguida vêm Rio Grande do Sul (90) e Paraná (48).

Para receber os recursos, os prefeitos das cidades selecionadas precisam validar o termo de compromisso no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). "Quanto antes validar o termo de compromisso no sistema, mais cedo o município receberá os recursos para aquisição dos veículos", afirma o coordenador-geral de apoio à manutenção escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza.

A lista dos selecionados pode ser consultada pela internet, na página do eletrônica do FNDE. Também estão disponíveis as instruções para validar o termo de compromisso no Simec. (TERRA)

Fonte: CNTE

Postado por: Osman Nogueira Junior(Presidente do Fundeb)