terça-feira, 31 de maio de 2011

Últimos dias de inscrição para cursos oferecidos pelo MEC

Postado por SEB/MEC

O Ministério da Educação prorrogou até a próxima sexta-feira, 3 de junho, o prazo para que diretores de escolas públicas de educação básica inscrevam os professores de suas unidades em cursos de extensão ou aperfeiçoamento oferecidos por instituições de educação superior.
Já os  professores inscritos terão até o dia 5 de junho, domingo, para confirmar o interesse em realizar o curso. E as secretarias de educação devem validar as inscrições até o dia 16 de junho.
As vagas disponíveis em todo o Brasil ultrapassam 86 mil para diversos cursos como o de produção de material didático para a diversidade e mediadores de leitura da educação básica. “O MEC tem feito um esforço enorme de articulação com as universidades e secretarias estaduais e municipais de educação para oferecer esta formação”, destacou a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda.
As inscrições são  gratuitas e realizadas pela Plataforma Freire, sistema desenvolvido pelo MEC para a operacionalização dos cursos de formação de professores. Ofertados em três modalidades - presencial, semipresencial e a distância - os cursos, também gratuitos, devem ser realizados no horário de trabalho do docente, ou seja, sem aumentar a sua carga horária.
A partir de 18 de junho, a lista dos docentes inscritos em cursos de extensão ou aperfeiçoamento estará disponível na página eletrônica da Plataforma Freire.
Dúvidas poderão ser esclarecidas  por meio do telefone 0800 616161, opção 7.
Acesse a Plataforma Freire

sábado, 28 de maio de 2011

II CONGRESSO NACIONAL DIVERSIDADE, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

Postado Por O MP e os Objetivos do Milênio
Credito Site da UESB

INSCRIÇÕES
1) Até o dia 02/06/2011 com apresentação de trabalho;

2) Até o dia 15/06/2011 sem apresentação de trabalho;

ACESSE ABAIXO O SITE DO II CNDEDH:
http://www.uesb.br/eventos/cndedh/?pagina=inscricao

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Câmara aprova distribuição de kits dentários no ensino fundamental

Agencia da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (24), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 3120/04, que obriga a distribuição de kits de saúde dentária aos alunos do ensino fundamental, nas escolas públicas. O kit - composto de escova de dente, fio dental e creme dental - será entregue aos alunos periodicamente em atividades voltadas à importância da higiene bucal.

O texto será enviado ao Senado, a não ser que seja apresentado recurso para votação em Plenário.

De autoria do deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), o projeto foi aprovado com duas emendas. A primeira, da Comissão de Educação, determina que os kits sejam pagos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta inicial previa que a iniciativa fosse custeada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (Fundef). “A Constituição proíbe a utilização de receitas de impostos com programas complementares de saúde escolar”, explicou o relator na CCJ, deputado Valtenir Pereira (PSB-MT).

Pereira é autor da segunda emenda, que determina que a norma entre em vigor na data de publicação. A redação original determinava que o Executivo regulamentasse a lei em 90 dias, prazo retirado do texto pelo relator. “O projeto viola o princípio de separação dos poderes ao fixar prazo para que o Executivo regulamente a proposição”, justificou.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Daniella Cronemberger

Plano de Educação exige aplicação de 10% do PIB, diz especialista

Agencia da Câmara

Saulo Cruz
Jorge Abrahão de Castro(Instituto de Pesquisa Economica Aplicada(IPEA), Cleusa Rodrigues Repulho(Presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Dep. Thiago Peixoto; Dep. Teresa Surita, José Marcelino Resende, Professor Associado da USP). Dep. Ângelo Vanhoni e Nelson Cardoso Amaral(Assessor do Reitor da UFG)
Comissão especial ouviu especialistas sobre o percentual necessário para investir na Educação.
 
O professor da Universidade de São Paulo (USP) José Marcelino Pinto afirmou nesta quarta-feira que será necessária a aplicação de pelo menos 10,01% do PIB até 2020 para que o governo cumpra as metas previstas na proposta que cria o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) . Hoje, o governo gasta cerca de 5% do PIB no setor. A proposta, que está em tramitação na Câmara, prevê o investimento de 7% até 2020. Segundo o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), o governo tem arrecadação suficiente para garantir os 10%.
As declarações foram feitas durantes audiência pública da comissão especial criada para analisar a proposta do governo. O projeto lista objetivos que tratam da ampliação do acesso à educação básica e ao ensino superior, da melhoria da qualidade do ensino, do aumento da remuneração dos professores, entre outros tópicos.
De acordo com a proposta, a maioria das metas deverá ser alcançada até 2020, mas algumas delas deverão ser atingidas em anos anteriores. Segundo José Marcelino, para o cumprimento desses objetivos, já em 2016 será necessário o investimento de 7,67% do PIB – mais que o previsto pelo governo para 2020.
Alta carga tributária
Para Paulo Rubem Santiago, a alta carga tributária do País é “mais que suficiente” para sustentar o investimento de 10% do PIB em educação. “Até hoje, não se fez educação de qualidade porque boa parte da nossa historia econômica traz ainda raízes antigas, com grandes extensões mantidas como propriedade cativa de forças atrasadas que não querem que a população eduque-se. Temos sim condições financeiras de garantir esse investimento mínimo”, argumentou.
A proposta que cria o Plano Nacional de Educação tramita em caráter conclusivo na Câmara. Após a deliberação pela comissão especial, o projeto será encaminhado ao Senado. Durante sua análise, o Congresso poderá aprovar uma nova meta para gastos públicos em educação.
Desafios
José Marcelino explicou que o País deve enfrentar três grandes desafios para melhoria da educação: garantir o acesso ao ensino de jovens com idades entre 18 e 24 anos que hoje não contam nem com diploma do ensino fundamental; aumentar a cobertura das creches, que hoje não chega a 20% da população-alvo; e ampliar a oferta de vagas na educação superior, que é uma das mais baixas da América Latina.
“Temos hoje um déficit grande, por isso a necessidade de se aplicar 10% no setor”, observou Marcelino. “Após a superação desse déficit, que deve acontecer uns cinco ou seis anos depois de 2020, creio que poderemos voltar a aplicar cerca de 6% do PIB, que é o patamar dos países desenvolvidos.”
Segundo Paulo Rubem Santiago, os riscos da falta de recursos em educação são grandes: “Dessa forma, expõe-se toda a população à marginalidade, à violência, aos baixos níveis de empregabilidade e de renda. Mas, acima de tudo, mantém-se a sociedade inteira em padrões muito atrasados de conhecimento.”

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Newton Araújo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Subcomissão quer corrigir distorções regionais na área de educação

Agencia da Câmara

Subcomissão da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai acompanhar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10). O objetivo da subcomissão, proposta pelo deputado Miriquinho Batista (PT-BA), é assegurar que as metas e estratégias para o setor até 2020 contemplem a redução das desigualdades regionais na área educação.
Segundo um estudo lançado em 2009 pelo Unicef, a Região Norte possui o maior índice de evasão escolar do País. Cerca de 160 mil crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos estão fora das escolas. A média da evasão na região é de 3,8%, o dobro dos números do Sudeste – 1,9%.
Os estados da Amazônia também registram a mais elevada distorção idade-série, o que compromete a conclusão do ensino fundamental e o acesso ao ensino médio na idade adequada. Mais de 35% dos alunos do ensino fundamental, com duração de oito anos, não estão matriculados na série adequada para a sua idade.
“Estabelecer metas e estratégias para o desenvolvimento da educação na Região Amazônica, pela sua peculiaridade e a necessidade de compensar a defasagem educacional com as Regiões Sul e Sudeste do país permitirá que o desenvolvimento do país seja mais harmônico”, explicou Batista.

Íntegra da proposta:

Da Redação/PCS

Familia X Escola X Comunidade parceria que garante o sucesso do aluno

A Creche Municipal Dom Eduardo, localizada na Avenida Osmundo Marques, s/n Bairro do São Francisco, Convida Mãe, Pai ou Responsável para reunião que acontecerá 27/05/2011 - nesta sexta feira as 08:00 horas, onde estará discutindo o Projeto Família X Escola X Comunidade, oportunidade que os pais estarão planejando junto com a coordenação, docentes e gestores da Creche Dom Eduardo um ensino de qualidade significativo para os alunos.

Segue abaixo o chamamento da equipe gestora
  
Aos Senhores Pais ou Responsáveis

Mãe, Pai ou responsável, Participe dessa reunião, vocês são nosso principal parceiro, colaborador e interessado na educação das nossas crianças. Por isso, nesta sexta feira não vamos dar aula e sim planejar um ensino de qualidade, significativo. Vamos deixar nossas crianças com preparo para a vida... Felizes!!!
Esperamos por você as 08:00 horas aqui na Creche.
Equipe Gestora


O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus aproveitará a oportunidade para distribuir as cartilhas “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos."aos pais.

Câmara aprova assistência psicológica obrigatória para professores e alunos

Agencia da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 7500/06, da ex-deputada Professora Raquel Teixeira, que prevê a obrigatoriedade de assistência psicológica a professores e alunos da educação básica. A proposta agora será encaminhada para o Senado, se não houver recursos para análise pelo Plenário.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB), que corrige vícios de iniciativa da proposta. Segundo o texto aprovado, ficará assegurada assistência psicológica, por profissional habilitado, a alunos e professores . A proposta estabelece que, na regulamentação da medida, o executivo deverá observar relação adequada de número de alunos e número de escolas por psicólogo.

O objetivo da projeto é assegurar um mecanismo de prevenção para reduzir casos de repetência, abandono e violência escolar.
Da Redação/PCS

Plano Nacional de Educação será discutido com ministro dos Esportes

Agencia da CÂmara
A comissão especial sobre o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10) aprovou nesta terça-feira (24) a realização de audiência pública com o ministro do Esporte, Orlando Silva, sobre a integração entre políticas desportivas e educacionais. A data da reunião ainda não foi definida.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que sugeriu o debate, ressalta que o ministério possui a Secretaria Nacional de Esporte Educacional, responsável por essas ações integradas. Na audiência, também serão discutidos os desafios educacionais relacionados à Copa das Confederações (2013), à Copa do Mundo (2014) e às Olimpíadas (2016).

Íntegra da proposta:

Da Redação/DC

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Secretário de Educação reclama de desigualdade nos gastos públicos

Agencia da Câmara

O secretário de Educação de Goiás e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Thiago Peixoto, reclamou da distribuição dos gastos públicos em educação. Segundo ele, hoje 41,2% das aplicações diretas na área são responsabilidade dos estados, 39,1%, dos municípios e 19,7%, da União. Para Peixoto, os gastos estão desequilibrados e o Plano Nacional de Educação (PNE) deveria prever mais responsabilidades para a União.
O professor da Universidade de São Paulo (USP) José Marcelino Pinto concordou com o desequilíbrio: “Hoje o governo federal, que fica com metade dos recursos, financia somente 20% da educação. O impacto é claramente desigual.”
Para ajudar a resolver o problema, Thiago Peixoto propôs que o PNE (PL 8035/10) inclua, em cada uma de suas metas, a parcela dos gastos necessários sob responsabilidade de cada ente federado. “Caso contrário, o plano deixa de ser um plano para se tornar apenas uma carta de intenções”, argumentou. A ideia é garantir que pelo menos 30 a 35% dos gastos públicos em educação sejam arcados pela União.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Newton Araújo

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

A MAIS PURA REALIDADE, INFELIZMENTE!
AH... E UM "PEQUENO DETALHE": É A ÚNICA CATEGORIA Q SE FIZER GREVE, É OBRIGADO A REPOR AULAS AOS SÁBADOS, EM BREVE CRIAM TAMBÉM OS DOMINGOS.

 
Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
 

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
 
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !!
 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Câmara aprova Paulo Freire como patrono da Educação

Agencia da Câmara
   

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na quinta-feira (19), homenagem ao educador Paulo Freire, tornando-o patrono da Educação brasileira. A medida foi proposta pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), no Projeto de Lei 5418/05. A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), apresentou parecer favorável.

O pernambucano Paulo Freire pregava o diálogo entre mestres e alunos e defendia o processo educativo a partir da vida cotidiana das pessoas.

Doutor honoris causa em 28 universidades, reconhecido em todo o mundo como um dos mais importantes educadores do Século XX, Paulo Freire publicou mais de 40 livros e foi traduzido em 28 idiomas.

Preso em 1964 pela ditadura militar, exilou-se no Chile, onde escreveu sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido. De volta ao Brasil, assumiu o cargo de secretário de Educação da cidade de São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina, em 1989. Paulo Freire faleceu em 2 de maio de 1997.

Tramitação - Como o projeto foi aprovado em caráter conclusivo, ele seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que sua tramitação passe pelo Plenário.

Brizola preterido

Tramitava em conjunto o Projeto de Lei 6995/06, do ex-deputado Paulo Gouvêa, que concedia o título de patrono da Educação ao ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, que também governou o Rio Grande do Sul.

No entanto, esse projeto já havia sido rejeitado pela Comissão de Educação e Cultura, a única comissão permanente que analisou o mérito das duas propostas. A CCJ analisou apenas a constitucionalidade e boa técnica jurídica dos projetos.

 
 

CCJ vai analisar 15 propostas na área de educação

Agencia da Câmara

Pauta inclui isenção da taxa de vestibular para alunos carentes e cobrança de mensalidade em universidades públicas.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) se reúne na quarta-feira (25) para analisar propostas na área de educação. A pauta inclui 15 projetos, entre os quais o PL 176/07, que isenta os alunos da rede pública das taxas de vestibular; e a PEC 123/95, que permite a cobrança de mensalidade em universidades públicas. Essas duas propostas têm parecer favorável dos relatores.
O relator do PL 176/07, deputado Paes Landim (PTB-PI), recomenda a sua aprovação e do substitutivo da Comissão de Educação e Cultura, que prevê isenção total das taxas de vestibular para quem tiver cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral de escola privada. Segundo o substitutivo, o candidato ainda deve comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Emenda apresentada por Paes Landim esclarece que a isenção é apenas para as instituições federais de ensino superior. Ele lembra que, nos casos das universidades estaduais, é competência dos estados definir a medida. O autor do PL 176/07 é o deputado Fábio Souto (DEM-BA).
Já o relator da PEC 123/95, deputado Assis Carvalho (PT-PI), apresentou parecer pela admissibilidade da proposta. O autor da PEC é o deputado licenciado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
A reunião de quarta-feira da CCJ está marcada para as 10 horas, no plenário 1.
Confira a pauta completa
A comissão poderá votar outros projetos na terça-feira (24), às 14h30; e na quinta-feira (26), a partir das 10 horas.
Grupos temáticos
Em abril deste ano, a CCJ fez a primeira experiência de votação temática, pautando para uma mesma reunião 9 projetos que tratavam da Justiça do Trabalho.
O presidente da CCJ, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), disse que a votação de propostas por grupos temáticos foi organizada para facilitar o trabalho da comissão e permitir um debate mais qualificado sobre as propostas. “O novo sistema de votação permitirá que os deputados se preparem para o tema, que eles saibam o que vai ser debatido, que eles venham com uma posição já mais ou menos encaminhada”, diz o presidente da CCJ.
A CCJ é responsável pela avaliação da constitucionalidade e dos aspectos jurídicos e de técnica legislativa de todas as propostas em tramitação na Câmara.

Íntegra da proposta:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comissão de Educação debaterá o programa Cultura Viva

Agencia da Câmara

A Comissão de Educação e Cultura promove debate na próxima quinta-feira (26) sobre o Projeto de Lei 757/11, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que institui o programa Cultura Viva. Vinculado ao Ministério da Cultura, o programa já existe desde 2005. Segundo a autora da proposta, o objetivo é torná-lo uma política cultural permanente de Estado, garantindo recursos para a sua execução.
Feghali, que solicitou a audiência pública, está preocupada que os crescentes cortes orçamentários no setor também atinjam as verbas do programa, considerada por ela como “a política pública mais democrática já implementada no País”. Ela lembrou que somente neste ano os cortes já atingiram 55% do orçamento previsto para a área de cultura.
“Muitas fundações e entidades estão enfrentando graves dificuldades para sobreviver e manter as suas atividades”, explica. A parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, acredita que a discussão da matéria é fundamental para que se atenda ao objetivo de promover uma política pública que garanta a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de cultura nacional, assegurados pela Constituição. Ela promoveu consulta pública sobre o projeto em seu site até 20 de maio.
Objetivos do programa
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – conhecido como Cultura Viva – engloba diversos projetos como os Pontos de Cultura (articula trabalhos culturais locais); os Pontos de Mídia Livre (desenvolve novas mídias e ferramentas de comunicação compartilhadas e colaborativas); a Ação Griô (valoriza a tradição oral); e o Cultura Digital (desenvolve plataformas de produção e difusão cultural em ambientes da internet e suportes audiovisuais); entre outros. O público prioritário do programa é a população de baixa renda e moradores de áreas com baixa oferta de serviços públicos e de regiões com grande relevância para a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental brasileiro.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), citados pela deputada, nos últimos seis anos, o Cultura Viva reconheceu, potencializou e conectou em rede cerca de 4 mil organizações culturais do Brasil através dos Pontos de Cultura. Cerca de 8 milhões de brasileiros foram beneficiados.
Apoio
O Cultura Viva foi idealizado pelo historiador Célio Turino, que foi secretário de Cidadania Cultural no Ministério da Cultura. Turino, que é um dos convidados para a audiência pública, considera positiva a iniciativa de instituir o programa por lei. “A lei garantirá que todas as conquistas não se percam com mudanças de governo”, afirma.
A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura também já manifestou apoio ao projeto de lei. Na quarta-feira (25), os pontos de cultura realizarão marcha em Brasília em apoio ao programa e à transformação do Cultura Viva em lei. O objetivo da marcha também é pedir ao ministério prioridade para o programa, com garantia de pagamento de todos os editais e premiações já realizados e de abertura de novos editais este ano. O representante do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura na comissão nacional sobre o tema, Geraldo Britto Lopes, também será ouvido na audiência.
No dia 12 de maio, o Ministério da Cultura publicou comunicado informando que honrará os Restos a Pagar dos anos de 2009 e 2010, relativos a convênios e prêmios dos Cultura Viva. A secretária de Cidadania Cultural do ministério, Marta Porto, vai explicar na audiência pública como os pagamentos será feitos.
Também serão ouvidos:
- o professor Giuseppe Cocco, da Rede Universidade Nômade do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ;
- o coordenador dos Projetos Grão de Luz e Griô e Ação Griô Nacional, Márcio Griô; e - o artista e educador comunitário Francisco Simões de Oliveira Neto (Chico Simões).
O debate ocorrerá às 10 horas no Plenário 12.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Paulo Cesar Santos

Deputados discutem o Plano Nacional de Educação

Agencia da Câmara

Deputados discutem o Plano Nacional de Educação

Agencia da Câmara

Ouça aqui ao programa Pinga-Fogo, da Rádio Câmara, que discute o novo Plano Nacional de Educação.
 
Os deputados Isalci, do PR do Distrito Federal, Gastão Vieira, do PMDB do Maranhão, e Angelo Vanhoni, do PT do Paraná, integram a Comissão Especial que avalia o projeto do Plano Nacional de Educação 2011-2020, encaminhado à Câmara. Nesta edição do programa Pinga-Fogo, da Rádio Câmara, eles discutem várias metas do Plano, apontam a existência de variáveis – como a participação da sociedade em geral e do empresariado em particular – novas no cenário do país e avaliam como deve ser a transição do atual PNE para o novo Plano. A apresentação do programa é de Inimá Simões.

domingo, 22 de maio de 2011

Ilhéus inaugurou Núcleo de Tecnologia

Publicado Por O MP e os Objetivos do Milênio

Do Jornal A Região
Nesta sexta-feira foi inaugurado o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Ilhéus, espaço voltado para a formação continuada dos profissionais de educação. A entrega do NTM contou com vereadores, gestores, diretores e professores. 
Equipado com 23 computadores de última geração, o NTM funciona no 1º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, na avenida Itabuna, e vai beneficiar professores, supervisores, coordenadores e secretários escolares, com cursos e oficinas. 
Além disso, visa promover o acompanhamento pedagógico e o suporte técnico aos laboratórios de informática das escolas municipais. A primeira oficina será na segunda-feira (23), das 9 às 12 horas, ensinando a 23 professores a “Ambientação do Linux”. 
O NTM é fruto de parceria com o Ministério da Educação, através do ProInfo (Programa Nacional de Informática). Em 2009, o projeto foi aprovado pelo MEC e em agosto de 2010 foi obtida a homologação do núcleo. 
Para este ano, entre as várias possibilidades do Núcleo, que opera com o sistema Linux Educacional, destacam-se os cursos de “Integração à Educação Digital – Proinfo Integrado” e de “Informática Básica para Secretários de Escolas”. 
Já nas oficinas, são destaque as de “Blog Educativo”, “Edição de Vídeo” e “Ambientação do Linux”.

Comissão de combate ao uso de drogas conhece projetos de prevenção

Creditos: Agencia do PSB de Noticias                                                                                                   
   
Deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL)
 

Educação e diálogo são os caminhos mais eficazes para afastar os jovens das drogas. Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (18), a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas conheceu medidas de prevenção adotadas pelo Governo Federal que mantém esses focos. Entre elas, estão o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), do Ministério da Justiça, e projetos do Ministério da Educação que formam centros de referência nas universidades.

O Secretário Nacional de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, explicou o trabalho dos 46 centros de referência que funcionam em universidades federais. Cada unidade é formada por um representante de áreas específicas da saúde. “Esses profissionais se reúnem para fazer cursos e capacitar pessoas para trabalharem na prevenção. Vamos direto à comunidade”, explicou.

Já a coordenadora-geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Cristina Gross, falou sobre os programas direcionados aos jovens, entre eles, o Proerd. O projeto oferece um curso voltado para crianças, adolescentes e familiares, mostrando os malefícios do uso de drogas e suas implicações sociais.

“E é uma experiência muito exitosa, principalmente em Brasília. Temos relatos de mães contando que os filhos não a deixam nem mais acender um cigarro em casa porque lembram do Proerd”, exemplifica Cristina.

Para o relator da Comissão, deputado Givaldo Carimbão, a audiência foi importante para os deputados entenderem como funcionam as estratégias de prevenção. “Conhecemos melhor como funciona o Proerd, além dos projetos com as universidades. Assim, vamos construir um bom relatório, que inclui os vários aspectos que envolvem o consumo de drogas”, explica Carimbão.
Maria Carolina Lopes/ Repórter

Professora do RN critica educação no estado e vira “heroína” nas redes sociais

Um vídeo que mostra a professora Amanda Gurgel criticando a situação da educação no Rio Grande do Norte durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados de seu estado fez com que a professora ganhasse admiradores por todo o país.

O vídeo que mostra a fala de Amanda teve 180 mil visualizações no YouTube desde o dia 14, quando foi postado, e seu nome ficou entre os “trending topics” do Twitter - a lista dos temas mais comentados da rede social - entre quarta e quinta-feira.

Amanda mostrou seu contracheque de R$ 930 aos deputados e enumerou algumas das dificuldades encontradas pelos professores no estado, além dos baixos salários: transporte precário, salas de aula superlotadas e até a proibição aos professores de comerem a merenda oferecida aos alunos.

A professora também criticou a secretária de Educação do RN, Betânia Ramalho. “A secretária disse que não podemos ser imediatistas, que precisamos pensar a longo prazo. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata”, disse. “Pedimos respeito, pedimos que a senhora não vá à mídia pedindo flexibilidade, como se fôssemos responsáveis pelo caos”, afirmou, referindo-se à greve da categoria.

Com uma fala segura e firme, Amanda disse que não sentia vergonha de mostrar seu contracheque ao público presente na audiência. “Quem deveria estar constrangido são vocês”, disse, dirigindo-se aos deputados e à secretária Betânia.

Veja o depoimento da professora Amanda Gurgel:
 
Professora do RN critica educação no estado e vira “heroína” nas redes sociais - Yahoo! Notícias
http://br.noticias.yahoo.com/professora-do-rn-critica-educa%c3%a7%c3%a3o-no-estado-e-vira-%e2%80%9chero%c3%adna%e2%80%9d-nas-redes-sociais-.html

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CONVOCAÇÃO PARA OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS


CONVOCA OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS PARA ACOMPANHAMENTO DA LEITURA E VOTAÇÃO DO PCCS DOS SERVIDORES

LOCAL: CÂMARA DE VEREADORES

DATA: 24/05/2011
HORA: 16H


Sua presença é muito importante!!!!