sábado, 13 de agosto de 2011

População se interessa pelo seminário sobre mobilização social pela educação

Do R2cpress
Ao participar em Ilhéus da abertura do I Seminário Municipal da Mobilização Social pela Educação, o prefeito Newton Lima afirmou que a população atendeu ao apelo da coordenação do evento e compareceu em massa para discutir com representantes dos Ministérios Públicos da Bahia e do Trabalho, questões relativas à educação nas esferas estadual e federal e focando a problemática no âmbito municipal. O prefeito lembrou que ao aprovar a lei número 3.545, que institui o Dia de Mobilização Social pela Educação, uma das preocupações foi envolver a comunidade em atividades de incentivo à interação família-escola.
O evento, realizado na tarde desta quinta-feira (11), no auditório do escritório local da Ceplac, contou com a presença de Karina Cherubini (promotora de justiça), Maria Amélia Sampaio (juíza da Vara da Infância e Juventude), Sandra Magali Brito (juíza de direito), Lidiney Campos (secretária de Educação), Edinei Mendonça (gerente da Direc-6), Carmelita Ângela (vereadora), Gilvânia Nascimento e Pascoal João dos Santos (professores), além de representantes dos conselhos municipais de Alimentação Escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dentre outras autoridades.
Na opinião da secretária de Educação, Lidiney Campos, Ilhéus vivencia a união dos poderes públicos para resolver questões ligadas ao controle social. Segundo ela, “para isso, temos o envolvimento e mobilização dos Ministérios Públicos e o acompanhamento de outros segmentos conectados à educação para que melhore ainda mais a problemática do ensino no município. Mas para isso, é preciso que haja também a contribuição dos pais de alunos, principalmente no dia-a-dia da vida escolar dos seus filhos”.

Para a promotora de justiça Karina Cherubini é importante chamar a atenção dos pais para a problemática sobre o comportamento dos alunos dentro e fora das salas de aula e também para uma ação coletiva que visa buscar melhorias para um ensino público de qualidade.

Lotado – O público que lotou o auditório do escritório local da Ceplac teve a oportunidade de debater questões ligadas ao acesso, permanência e sucesso escolar, violência nas escolas que envolvem professores e alunos, atuação da polícia, transporte escolar, condições físicas das escolas, merenda escolar, dentre outros temas.

O seminário que faz parte do programa Ministério Público e os objetivos do milênio: saúde e educação para todos, foi em parceria com a Direc-6, Prefeitura de Ilhéus, Ministérios Públicos da Bahia e do Trabalho, Comitê de Mobilização Social pela Educação, APPI-APLB-Sindicato Costa do Cacau, e conselhos municipais da Educação, Fundeb e de Alimentação Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário