domingo, 23 de dezembro de 2012

Alfabetização na Idade Certa é tema de palestra do VI Encontro de Lideranças do PMSE

Postado Por Blog da Mobilização
Clélia Santos fala sobre o Pnaic no VI
Encontro de Lideranças do PMSE.
A exposição sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) abriu a programação do segundo dia de atividade do VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. O evento foi realizado em Brasília, de 06 a 08 de dezembro. A palestra sobre o Pnaic foi conduzida pela coordenadora geral de Redes Públicas da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Clélia Mara Santos.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática até, no máximo, os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. 


Durante a exposição, Clélia Santos destacou os desafios que o Governo Federal, com o apoio da sociedade, dos profissionais e gestores da educação pública, deverá enfrentar nos próximos dois anos com o objetivo de erradicar a taxa média de 15,2% de crianças com até 8 anos de idade que ainda não são alfabetizadas. O número é um dos resultados do Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coordenadora lembrou que, na década de 2000 a 2010, esse índice foi reduzido em 6 pontos percentuais, mas o desafio ainda é grande, se observadas as taxas de crianças de até 8 anos não alfabetizadas nos estados das regiões Norte e Nordeste. Nessas localidades, o índice varia de 11 a 35%.
 
Para a execução dos compromissos do Pnaic, Clélia lembrou que serão formados 360 mil professores alfabetizadores em seus respectivos municípios de atuação. A capacitação será conduzida por 18 mil orientadores de estudos que também receberam formação em 36 universidades públicas para esta finalidade. 

Participantes do VI Encontro de Lideranças do PMSE
As ações do Pnaic serão subsidiadas, ainda, por materiais específicos como livros didáticos e de literatura, jogos pedagógicos para apoio à alfabetização e publicações de apoio pedagógico para os professores, além de outras ações realizadas por meio da TV Escola e do Portal do Professor. 

Em sua implementação, o Pnaic também prevê avaliações contínuas da aprendizagem, conduzidas pelos professores, e universais, desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como incentivo e apoio ao desempenho alcançado pelas escolas em cada unidade da federação em relação ao Pnaic, ao final das atividades programadas para o Pacto no biênio 2013/2014, será oferecida premiação, cujos critérios serão definidos por uma comissão coordenada pelo MEC com participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Acesse aqui o conteúdo da apresentação sobre o PNAIC conduzida por Clélia Santos no VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário