terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, inicia atividades na abertura da jornada pedagógica



 Fotos: Alfredo FIlho e Roberto Corsário
 
 
  Professor Vicente -Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/Seduc
 Gestores, Orientadores, Coordenadores e Supervisores em Educação
 
 palestra da professora Adélia Maria Carvalho de Melo, diretora do Colégio Nossa Senhora da Vitória, que enfatizou a importância da responsabilidade coletiva nos resultados de aprendizagem.
 
 Professor Vicente -Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/Seduc
Professora Neuma, Orinetadora no CAIC e Roberto de Jesus Mobilização Social pela Educação
 O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus iniciou suas atividades hoje (18) participando da abertura da Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), da secretária de Educação, Marlúcia Rocha, e das diretoras Elza Ramos - administrativa e Ana Serafim - pedagógica. O evento também contou com a Participação de Diretores, supervisores, coordenadores e professores da rede Municipal de Ensino de Ilhéus, nesse primeiro momento o comitê distribuiu para gestores escolares do município, folheto informativo com uma síntese sobre a Mobilização Social pela educação, também informando os endereços eletrônicos e contatos da Mobilização local, através do comitê de Ilhéus (http://comiteducacao.blogspot.com), mais também com o Blog da Mobilização (http://familiaeducadora.blogspot.com) em Brasília, em anexo foi entregue uma cartilha dos pais para que gestores, coordenadores e orientadores possam está inserindo nas primeiras reuniões de pais a mobilização. Para o representante de pais e também membro do comitê de mobilização Social pela educação de Ilhéus, Roberto Corsário, “É uma estratégia que tem tudo pra dar certo, a aproximação dos pais junto às escolas logo no inicio do ano letivo, é o esperado pela mobilização, poderemos mostrá-los mais cedo à importância do acompanhamento escolar dos seus filhos”, a educação de Ilhéus chegou a uma condição que é preciso a união de todos, Gestão, professores, pais, funcionários da educação, a sociedade como um todo, finalizou.
A escolha do tema “Gestão escolar com responsabilização pelos resultados de aprendizagem”, tem como objetivo fomentar o debate sobre a prática pedagógica e as situações de ensino-aprendizagem vivenciadas em todas as etapas da educação, possibilitando os educadores a refletirem sobre as ações voltadas para a construção de uma educação pública de qualidade, outra vertente é a relação escola/pais e comunidade, essa aproximação assegura a possibilidade da discussão conjunta dos denominadores positivos a cerca de escolas melhores, professores qualificados e comprometidos, pais presentes, alunos concentrados no aprendizado, todos fazendo sua parte.

Para a secretária de educação, Marlúcia Rocha, “debater e organizar os processos de ensino é fundamental para propiciar uma educação de qualidade”. Marlúcia destacou, ainda, a importância e a responsabilidade de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ilheense.

A Jornada ocorre até a próxima quarta-feira, 20, e será desenvolvida, durante este período, a programação pedagógica para o ano letivo em curso.

Além disso, a jornada pretende uma troca de experiências continuada para os profissionais da educação, em complemento às práticas do cotidiano escolar, constituindo-se como um momento de interação e socialização entre os profissionais que atendem os alunos das escolas municipais.

Programação – Palestras e debate entre os educadores fizeram parte da programação desta segunda-feira. O mesmo tema que intitula a jornada foi abordado na palestra da professora Adélia Maria Carvalho de Melo, diretora do Colégio Nossa Senhora da Vitória, que enfatizou a importância da responsabilidade coletiva nos resultados de aprendizagem. 
Os educadores tiveram, ainda, a oportunidade de debater sobre o ciclo escolar e a responsabilidade educacional com as palestras: “O processo de ensino e da aprendizagem na perspectiva do ciclo”, ministrada pelas educadoras Maria Angélica Silva e Patrícia Prisco, e “O Conselho Municipal de Educação em parceria para a responsabilização pela aprendizagem escolar”, ministrada pelo Presidente do Conselho Municipal de Educação, o professor Reinaldo Soares.
Já na terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, os professores e gestores da rede municipal de ensino vão discutir e desenvolver a programação pedagógica para este ano letivo, bem como Novas formas de pensar a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário