quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Segurança Alimentar: muito mais que higiene no preparo dos alimentos

Do Tresilhasilheos

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio

(Crédito:correiogourmand.com.br/Google Images)

Segundo MALUF e MENEZES, o termo "Segurança Alimentar" começou a ser utilizado após o fim da Primeira Guerra Mundial. Com a traumática experiência da guerra, vivenciada sobretudo na Europa, tornou-se claro que um país poderia dominar o outro controlando seu fornecimento de alimentos. A alimentação seria, assim, uma arma poderosa, principalmente se aplicada por uma potência em um país que não tivesse a capacidade de produzir por conta própria e suficientemente seus alimentos.

A preocupação vem evoluindo para compreender, além da capacidade de produção e estoque,  a qualidade dos alimentos e sua sanidade. A boa qualidade nutricional deve ser conjugada com a isenção ou mínima presença de componentes químicos que possam prejudicar a saúde humana.  MALUF e MENEZES destacam o envenenamento dos alimentos, em nome de uma maior produtividade agrícola ou com a utilização de tecnologias cujos efeitos sobre a saúde humana permanecem desconhecidos.

A segurança alimentar refere-se, ainda, ao respeito aos hábitos e à cultura alimentar, muitas vezes construídos pelas condições ambientais e sociais de determinada comunidade, compondo parte de sua própria história. De um lado, há um patrimônio cultural formado por um conjunto de práticas alimentares sendo colocado em risco pela massificação alimentar.  De outro, há consequências na própria economia, já que pequenos produtores encontram dificuldades de comercialização de seus produtos, por não disporem de mesmo apelo publicitário de poderosas multinacionais e redes de fast food.

E a alimentação escolar? Deve ser segura? Seguir os hábitos regionais no modo de preparo dos alimentos? Como preparar um alimento seguro em escolas que não têm água potável? Como lidar com as preferências alimentares dos adolescentes e oferecer um cardápio equilibrado?

O tema é tão instigante que será desenvolvido no II Seminário Integrador do Programa O MP e os Objetivos do Milênio em Ilhéus, sob o conduto dos palestrantes Pedro Alexandre Gomes Leite, docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e Enilda Mendonça de Oliveira, Presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Ilhéus.

Divulgue! Participe! Comprometa-se com a causa da educação e saúde!

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário