Postado por O tabuleiro.com
Alunos de escolas públicas municipais Themístocles Andrade, Nucleadas de Aritaguá II e Nucleadas de Banco Central, de Ilhéus, participaram quinta-feira (17) do concurso promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) sobre “A História dos Afrodescendentes do Sul da Bahia”. Durante o concurso foram realizadas apresentação de músicas, dramatizações e roda de prosa com a autora do livro “Tramas da cor”, da professora-doutora Rachel de Oliveira.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, e dos professores, supervisores, orientadores das escolas de Ilhéus que coordenaram os trabalhos nas três escolas municipais que participaram do concurso. Durante a preparação para o concurso os alunos participaram de atividades de releitura das ilustrações de um livro de contos africanos e realizaram entrevistas com pessoas da comunidade, resgatando a história local e a memória étnico-racial.
As Escolas Nucleadas de Aritaguá II apresentaram o trabalho “Desvendando a história local: Memória étnico racial”, que tratou de uma ação desenvolvida pelo projeto de extensão “Educação e Multiculturalismo – formação para a diversidade”, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. O projeto é coordenado pela professora-doutora Rachel de Oliveira, tendo ainda na equipe o professor Edimundo Xavier Oliveira, graduado em história; a professora Maria Aparecida D’Ávila Cassimiro, graduada em pedagogia e supervisora da escola; e a professora Tereza Cristina Soares de Sá, graduada em letras e vice-diretora da Escola Nucleada de Aritaguá.
Já as Escolas Nucleadas de Banco Central apresentaram o trabalho do professor Jeferson Rodrigues, que ministrou palestra com o tema “Diáspora Africana”, evidenciando a influência da música e dos ritmos afros. A Escola Municipal Themístocles Andrade fez a apresentação dos alunos do Coro Poético de Autores Negros, sob a coordenação da professora Tereza Sá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário