quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aconteceu hoje o lançamento do plano Viver sem Drogas


O Plano Viver sem Drogas foi lançado hoje através do programa Pacto Pela Vida. A solenidade aconteceu no teatro Xangô no Centro de Convenções de Salvador às 9h00. O evento contou com a participação do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Almiro Sena e do secretário de saúde Jorge Sola entre outras personalidades envolvidas com o projeto.
O plano foi elaborado sob a coordenação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), é resultado de estudos da Câmara Intersetorial de Enfrentamento às Drogas do programa Pacto pela Vida, e contou com a parceria de Secretarias do Estado e órgãos do poder público, que passaram a atuar na proposição de estratégias de prevenção ao problema das drogas. O Viver sem Drogas tem como objetivo dar assistência aos usuários e as famílias além de criar e articular ações de prevenção ao uso do crack e de outras drogas.
Segundo Almiro Sena, um ponto a ser tratado como prioridade é o motivo pelo qual o indivíduo é levado ao uso das drogas. Para Sena é preciso saber a origem para desenvolver ações de prevenção mais consistentes. Assim como Sena, o secretário de saúde Jorge Sola, enfatizou a importância na qualificação e capacitação de profissionais em toda e qualquer unidade de saúde, seja ela especializada para recuperação de dependentes químicos ou não.
A cantora Margarete Menezes, que participa da campanha do plano nos diversos veículos de comunicação, falou da importância da luta não se limitar ao governo. Margareth acha sociedade deve se mobilizar tanto por parte das famílias que sofrem com este problema quanto daquelas que temem a presença da droga em seu círculo de convivência.
O governador Jaques Wagner falou da parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e os municípios, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) onde será desenvolvido um dos quatro eixos do plano Viver sem Drogas que é a ampliação e preparação da rede própria do Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir o abuso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário