Número de profissionais afastados da rede por irregularidades este ano é cinco vezes maior do que em 2007
Fonte: O Globo (RJ)
Dados apresentados ontem pela Secretaria estadual de Educação mostram um crescimento significativo da quantidade de professores demitidos da rede.
Somente de janeiro a novembro de 2011, foram 586 docentes afastados por cometerem alguma irregularidade no exercício da profissão: quase dois por dia. O número é cinco vezes maior do que em 2007, quando houve 112 registros. No ano passado, foram 392 casos.
- A demissão ocorre devido a irregularidades. E, se é comprovado o dolo, tem que haver a punição mesmo - resumiu o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia.
Número de licenças cai, mas ainda é alto
O balanço do ano letivo apresentado ontem mostra ainda que o número de professores afastados por licença continua alto, mas diminuiu. Em novembro do ano passado, havia 6.826 docentes nessa condição. No mês passado, foram 6.619.
O secretário Risolia destacou que a queda já começa a acontecer por causa de um sistema de perícia médica terceirizado que o estado começou a implementar ao longo de 2011.
Um outro ponto destacado por Risolia foi a comparação entre as licenças nos meses de férias e nos de trabalho. Este ano, em janeiro, havia 3.951 profissionais afastados. Em outubro, mês de pico, quase o dobro: 6.668. Ao todo, a rede estadual trabalha com cerca de 78 mil professores.
- Essa discrepância de licenças entre os meses é algo que, no mínimo, precisa ser investigado. É uma coisa que vem acontecendo todos os anos - comentou o secretário.
O levantamento exposto ontem pela Secretaria de Educação mostrou ainda que a carência de professores caiu mais de 90% entre fevereiro de 2010 e novembro de 2011, passando de 11.773 para 1.559. Se a quantidade de demitidos vem subindo, a de docentes exonerados - que pedem para deixar a rede - caiu de 1.189 em 2010 para 407 entre janeiro e novembro de 2011.
Somente de janeiro a novembro de 2011, foram 586 docentes afastados por cometerem alguma irregularidade no exercício da profissão: quase dois por dia. O número é cinco vezes maior do que em 2007, quando houve 112 registros. No ano passado, foram 392 casos.
- A demissão ocorre devido a irregularidades. E, se é comprovado o dolo, tem que haver a punição mesmo - resumiu o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia.
Número de licenças cai, mas ainda é alto
O balanço do ano letivo apresentado ontem mostra ainda que o número de professores afastados por licença continua alto, mas diminuiu. Em novembro do ano passado, havia 6.826 docentes nessa condição. No mês passado, foram 6.619.
O secretário Risolia destacou que a queda já começa a acontecer por causa de um sistema de perícia médica terceirizado que o estado começou a implementar ao longo de 2011.
Um outro ponto destacado por Risolia foi a comparação entre as licenças nos meses de férias e nos de trabalho. Este ano, em janeiro, havia 3.951 profissionais afastados. Em outubro, mês de pico, quase o dobro: 6.668. Ao todo, a rede estadual trabalha com cerca de 78 mil professores.
- Essa discrepância de licenças entre os meses é algo que, no mínimo, precisa ser investigado. É uma coisa que vem acontecendo todos os anos - comentou o secretário.
O levantamento exposto ontem pela Secretaria de Educação mostrou ainda que a carência de professores caiu mais de 90% entre fevereiro de 2010 e novembro de 2011, passando de 11.773 para 1.559. Se a quantidade de demitidos vem subindo, a de docentes exonerados - que pedem para deixar a rede - caiu de 1.189 em 2010 para 407 entre janeiro e novembro de 2011.
Para reduzir a carência, a secretaria listou algumas iniciativas tomadas este ano como a convocação de 5.291 candidatos aprovados em concursos públicos; 1.798 contratações temporárias; e aumento de 70% no valor da Gratificação por Lotação Prioritária (GLP), instrumento utilizado para que professores façam horas extras em unidades com déficit.
Os dados do diagnóstico de infraestrutura da rede revelam que a situação física das escolas melhorou, mas ainda há o que evoluir. Em 2010, um levantamento feito em parceira com a Empresa de Obras Públicas (Emop) mostrou que 22% das unidades estavam em situação considerada ruim. Em 2011, foram 17,2%. As boas passaram de 31% para 33%. As ótimas, de 7% para 9%. As péssimas, de 1% para 0,8%.
Prova bimestral teve quase 80% de participação
Na área pedagógica, Risolia destacou a implementação este ano do Saerjinho - avaliação bimestral diagnóstica da rede, com provas de português e matemática -; e o projeto Jovens Turistas, que premia os estudantes do ensino médio das escolas que tiveram maior participação e melhor desempenho nas três edições do exame.
- A participação média no Saerjinho foi de 77,16%, uma frequência considerada excelente. Conseguimos mostrar a importância da avaliação para os alunos e ainda criamos o Jovens Turistas, que é uma forma de incentivo para que os alunos façam a prova.
Mais de 20 mil estudantes com bom rendimento também receberam computadores este ano como prêmio.
Os dados do diagnóstico de infraestrutura da rede revelam que a situação física das escolas melhorou, mas ainda há o que evoluir. Em 2010, um levantamento feito em parceira com a Empresa de Obras Públicas (Emop) mostrou que 22% das unidades estavam em situação considerada ruim. Em 2011, foram 17,2%. As boas passaram de 31% para 33%. As ótimas, de 7% para 9%. As péssimas, de 1% para 0,8%.
Prova bimestral teve quase 80% de participação
Na área pedagógica, Risolia destacou a implementação este ano do Saerjinho - avaliação bimestral diagnóstica da rede, com provas de português e matemática -; e o projeto Jovens Turistas, que premia os estudantes do ensino médio das escolas que tiveram maior participação e melhor desempenho nas três edições do exame.
- A participação média no Saerjinho foi de 77,16%, uma frequência considerada excelente. Conseguimos mostrar a importância da avaliação para os alunos e ainda criamos o Jovens Turistas, que é uma forma de incentivo para que os alunos façam a prova.
Mais de 20 mil estudantes com bom rendimento também receberam computadores este ano como prêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário