quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Planaltino (BA) elabora Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação

Por Blog da Mobilização

Marca dos materiais de divulgação da Mobiloziação em Planaltino
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Planaltino, cidade localizada a 350 quilômetros da capital baiana, Salvador, vai elaborar, no dia 16 de janeiro, o Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação. O planejamento contará com a participação de mobilizadores locais que vêm incentivando a interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade do ensino público na cidade.

A Oficina para elaboração do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação será realizada no Clube Social Planaltinense, das 09h às 17h.

Segundo o secretário municipal de Educação de Planaltino, Renê Silva, o evento será realizado com o objetivo de proporcionar espaço à comunidade local para a discussão e apresentação de propostas que contribuam com o estímulo à participação dos pais na educação escolar dos filhos. Terá como finalidade, também, a definição de estratégias, com envolvimento intersetorial, que possibilitem maior integração entre a rede de proteção às crianças e aos adolescentes do município.

 Ainda segundo o secretário municipal de Educação, Renê Silva, nesta semana foi publicada portaria que oficializa a formação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Planaltino. “Todos estão animados. Conseguimos, na constituição do Comitê, envolver o prefeito, pastores, padres e secretários municipais nas ações de incentivo à interação família-escola-comunidade”, comemora Renê.

O secretário também conta que a primeira iniciativa em 2012 da Mobilização Social pela Educação em Planaltino será o Mutirão de Matrículas. A atividade terá início em 17 de fevereiro. “Faremos uma caravana para visitar todas as casas do município, dialogar com os pais sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos e realizar matrículas de crianças, adolescentes, jovens e também adultos e idosos que não concluíram os estudos”, explica Renê.

A Smed/Planaltino também elaborou uma versão própria para a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. O material toma como base o texto da publicação semelhante disponibilizada pelo Ministério da Educação, porém, com ilustrações produzidas no próprio município, com o intuito de retratar a diversidade étnica local.

Acesse aqui o arquivo da cartilha produzida pela Smed/Planaltino.

Com informações de Renê Silva, secretário municipal de Educação de Planaltino (BA), vice-presidente da UNDIME/Bahia e mobilizador social pela Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário