domingo, 30 de outubro de 2011

Pais não podem terceirizar educação dos filhos

Ketty e Pedro são casados há 30 anos e têm sete filhos e três netos
Com o empenho sempre maior por parte do pai e da mãe no mercado de trabalho, o tempo dedicado para estar com os filhos é cada vez menor e muitos acabam "terceirizando" o trabalho de educar. Qual as consequências disso para a formação das crianças?

Para o casal Pedro e Ketty de Rezende, formados pela Associação para o Desenvolvimento da Família e pelo Centro de Estudos da Educação, ao passar o trabalho de educar para a escola, a babá, ou ainda para a televisão, os pais estão abrindo mão de um grande privilégio e de um de seus maiores deveres.

"A principal confusão vem do fato de pensarem que educar e instruir são a mesma coisa; embora uma boa escola seja um excelente ambiente de instrução, poucas são as escolas aptas a ajudarem os pais na formação dos filhos em aspectos de caráter e personalidade que transcendem o aprendizado acadêmico", destacam os entrevistados.

Da mesma maneira, uma boa babá pode cuidar muito bem dos filhos, mas não pode ser parte de sua função educá-los. No máximo, ela não os "deseducam", alertam Ketty e Pedro.

Existem ainda aqueles que esperam que a televisão eduque seus filhos, o que é algo bem pior, no ponto de vista dos entrevistados.

"Como um dos objetivos principais da mídia televisiva é a geração de audiência que leva a se maximizar o lucro financeiro, as decisões sobre que programas devem ir ao ar são baseadas não em critérios que promovam valores familiares, mas em como podem ser exploradas situações que levam à fixação de atenção dos espectadores, por sua curiosidade, sua vulgaridade ou sensações de emoção", ressaltam.

O que leva os pais a terceirizar a educação dos filhos?

A presença dos pais na educação é insubstituível. Resta analisar o motivo que leva alguns pais e mães a se convencerem que não têm alternativa a não ser ceder a outros o maravilhoso privilégio de educar seus próprios filhos. Entre as alegações estão o empenho no trabalho e a falta de tempo.

“A palavra chave aqui é tempo. Mas, o uso do nosso tempo, como de qualquer outro recurso (escasso) de O casal reforça que todas essas maneiras de se terceirizar a formação dos filhos que dispomos, é uma questão de preferência, de decisão própria segundo a aplicação de nossos valores pessoais”, salientam.

Com a experiência de 30 anos de casamento, com sete filhos e três netos, Ketty e Pedro salientam que são os benefícios do trabalho que justificam o investimento de tempo, portanto é fundamental não perder de vista que este é um meio e não um fim. 
Arquivo Pessoal
Para os professores universitários Ketty e Pedro encontrar tempo para estar com a família é uma questão de prioridade
“Por outro lado, nosso cônjuge, nossa família e nossos filhos são o resultado de uma decisão consciente e livre que tomamos quando contraímos matrimônio, e os frutos desta que é nossa maior vocação de vida, jamais podem ser postos num plano inferior ao de qualquer outra atividade humana”, diz Ketty.

Portanto, delegar a terceiros a formação humana de valores, de princípios e de virtudes dos filhos, no que deve ser um processo condutivo ao desenvolvimento de pessoas íntegras, honestas, responsáveis, auto-confiantes, de caráter idôneo, preparadas para "servir os demais altruisticamente", é uma das grandes causas de famílias mal-estruturadas, com filhos sem ideais nobres, pais ausentes e casais cuja união não é fundada no amor e na doação.

“A conciliação trabalho-família deve, inevitavelmente, passar pela realização de que aquele é um meio, de que um trabalho que exige tirar da família um pai ou uma mãe a ponto deste faltar às suas responsabilidades e deveres de esposo e de progenitor não é um trabalho para um pai ou uma mãe de família”, ressaltam.

Para Ketty e Pedro, é uma questão de priorização que deve ser estabelecida à luz de critérios de quem sabe que uma pessoa só pode ser bem sucedida profissionalmente se for, antes, um pai bem sucedido.


Desafios na educação dos filhos

Segundo o casal,  o maior desafio dos pais hoje é desmascarar as falsidades embutidas nas diversas ideologias que promovem o hedonismo (teoria de que o prazer é o supremo bem), banalizando o sexo e colocando-o a serviço do prazer próprio numa atitude utilitarista do outro.

“Desmascarar a tirania do relativismo de uma sociedade permissiva, que despreza a vida na sua origem e nos seus últimos momentos e mostrar aos filhos a lógica retorcida por trás da ideologia do gênero que descaracteriza a sexualidade humana e cuja propagação ataca o conceito do amor humano que se realiza no seio de uma família" estão entre os maiores desafios na educação dos filhos, ressalta o casal.

Para eles, os pais não devem se desencorajar pois a solução está ao alcance deles. Eles são os protagonistas na educação de seus filhos, ele é um direito inalienável. E ninguém mais do que eles tem o poder de impactar a vida de seus filhos ao viverem o amor enamorado, o amor doação e o amor conjugal.

“Uma escola de amor encarnado na vida de seus pais marca a vida dos filhos de forma permanente, imunizando-os às mentiras das ideologias pois são testemunhas da verdade!”, enfatizam.

FESTA DO EDUCADOR: SUCESSO TOTAL

QUASE 1000 PESSOAS PARTICIPARAM DA CONFRATERNIZAÇÃO DA APPI/APLB.









FORAM SORTEDOS, ALÉM DE PEN DRIVE E KITS DA NATURA , DVDs, MICRO SYSTEMS, NOTEBOOK E TV LCD.
OUTUBRO: MÊS DO EDUCADOR!!

Renovação de matrícula na rede estadual vai até dia 25 de novembro

Postado por Bahia on Line

Confirmação servirá para que escolas planejem as atividades para o ano que vem

Crédito: Arquivo
O estudante da rede estadual da Bahia tem até o dia 25 de novembro para confirmar o interesse em permanecer na unidade escolar e a série que irá cursar e 2012.

Para isso, o aluno precisa devolver ao colégio uma carta elaborada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, junto com o termo de renovação emitido pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE).

A renovação é uma oportunidade que as escolas têm para se planejar para as demandas do próximo ano letivo.

Confirmação servirá para que escolas planejem as atividades para o ano que vem

Crédito: Arquivo

sábado, 29 de outubro de 2011

Finaliza o calendário de visitas às escolas em Ilhéus

No próximo dia 08 de novembro, os integrantes do Programa O MP e os Objetivos do Milênio, em Ilhéus, realizam a última visita às escolas públicas, marcadas para o ano de 2011. Serão visitados o Colégio Estadual Moisés Bohana e a Creche Dom Eduardo, esta da rede municipal de ensino. A saída dos participantes em direção às escolas está marcada para 8h, no Escritório Regional do Ministério Público da Bahia,na Avenida Marcus Paiva, 480, Cidade Nova Ilhéus.
Veja o calendários de visitas de 2011:
DATA
HORÁRIO
ESCOLAS
12-07-2011
8h
Pinóquio, Basílio e IME - REALIZADA
26-07-2011
14h
Barão de Macaúbas, IME Pontal, Eduardo Catalão -REALIZADA
16-08-2011
8h
Aderno, Ponta da Tulha, Juerana e  Retiro- DESMARCADA-PARALISAÇÃO NACIONAL DE PROFESSORES
30-08-2011
8h
Salobrinho- REALIZADA
13-09-2011
8h
Tupinambá de Olivença- REALIZADA
04-10-2011
8h
Aritaguá I e Grupo Escolar do Iguape- REALIZADA
18-10-2011
14h
Barra do Itaípe, Paulo Américo e Pequeno Davi- DESMARCADA EM FACE DO SIMULADO DE INCÊNDIO NO IME
08-11-2011
8h
Moisés Bohana e Creche Dom Eduardo

PARTICIPE TAMBÉM!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rotary Club Jorge Amado poderá ser parceiro do Programa O MP e os Objetivos do Milênio

A Diretoria do Rotary Club Ilhéus Jorge Amado deliberou que uma comissão de rotarianos irá acompanhar a última visita do ano de 2011 nas escolas públicas em Ilhéus, a ser realizada no dia 08 de novembro, para verificar a situação estrutural, pedagógica e de alimentação escolar no Colégio Estadual Moisés Bohana e na Creche Municipal Dom Eduardo.
Isto ocorreu após a apresentação do Programa O MP e os Objetivos do Milênio aos membros do Rotary Jorge Amado, feita pela titular da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, em reunião ordinária do clube de serviços, no último dia 21 de outubro, no Ilhéus Iate Clube.
Como os rotarianos prestam os mais diversos serviços humanitários, que os caracterizam mundialmente, ao saberem do Concurso da Melhor Escola do Ano e do Programa O MP e os Objetivos do Milênio, logo se solidarizaram para participar e reconhecer a gestora ou gestor que, mesmo com dificuldades orçamentárias, destaca-se na administração da unidade escolar.
Saiba mais sobre o Rotary Ilhéus Jorge Amado em http://www.r2cpress.com.br/v1/2011/02/23/rotary-club-ilheus-jorge-a...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Imagens brasileiras da interação família-escola são expostas em Seminário Internacional

Postado por Blog da Mobilização 

O registro fotográfico de ações realizadas em cerca 40 localidades brasileiras, com o objetivo de estimular a interação família-escola-comunidade, foi exposto durante o 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. O evento foi realizado em Fortaleza, Ceará, de 12 a 14 de outubro de 2011, envolvendo em sua programação, além de análises acadêmicas internacionais e nacionais sobre o tema, exposições que contam um pouco do trabalho desenvolvido nas diferentes regiões do Brasil com a finalidade de aproximar pais, profissionais da educação e a sociedade para que, juntos, atuem em prol da melhoria da qualidade do ensino.

A Mobilização Social pela Educação realizada na região Sul foi exposta pelos municípios paranaenses de Curitiba, Almirante Tamandaré e Araucária, além do município catarinense de Capivari de Baixo.

A exposição de imagens da Mobilização promovida na região Sudeste foi preparada pelos municípios mineiros de Belo Horizonte, Ribas do Rio Pardo e Periquito, além das cidades paulistas de Presidente Prudente, Bauru, Franca, Restinga, Pindamonhangaba e Praia Grande. O estado do Espírito Santo completou o registro fotográfico da região por meio de imagens da interação família-escola-comunidade realizada em Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.

A região Norte contou a sua história da Mobilização Social pela Educação com imagens do município paraense de Jacundá.

As imagens que contaram um pouco da história da Mobilização no Nordeste, por sua vez, foram expostas por municípios de cinco estados da região. O Maranhão foi representado pelas cidades de Rosário, Santa Inês, Icatu e Governador Nunes Freire. Natal e Viçosa apresentaram registros das ações promovidas no Rio Grande do Norte. De Pernambuco, foram expostas imagens do bairro Bomba do Hemetério da capital Recife, além do município de Tabira. Amargosa, Lauro de Freitas, Ilhéus e Elísio Medrado apresentaram as imagens da Mobilização no estado da Bahia. O estado do Piauí levou para o Seminário fotos das atividades realizadas em Teresina.


O estado de Sergipe também complementou o registro fotográfico da região Nordeste com imagens das ações de iniciativa de Secretaria de Estado da Educação.

O Centro-oeste demonstrou a Mobilização Social realizada nos municípios goianos de Ceres, Pirenópolis e Nova Glória, além da capital sul-mato-grossense, Campo Grande.

Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização.

Imagens desse texto: Chico Gadelha / Imagens em PDF: Maisa Cardoso

Homenagem da Secretaria municipal de Educação a todos os Servidores Municipais da Educação





Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus
Fone/Fax: 73 3231-1763 ou 3231-3070